Início » Colunas » Coluna do Verchai » Uruguai decepcionou na estreia e agora encara Portugal

Uruguai decepcionou na estreia e agora encara Portugal  

O Uruguai não saiu do 0 a 0 com a Coreia do Sul, em sua estreia pelo grupo H da Copa do Mundo Catar 2022. Próximo adversário será Portugal.

camisa 1 e 2 uruguai copa do mundo catar 2022
(Reprodução: site ge.globo.com)

Quem esperava ver no Estádio Cidade da Educação um grande futebol dos bicampeões mundiais, acabou desapontado. A FIFA registrou zero chutes no jogo, a primeira vez que isso acontece na Copa do Mundo neste século.

Classificação da Copa do Mundo de 2022 – fase de grupos

Arrascaeta é um dos melhores jogadores ativos do Brasil – se não o melhor – assistindo os 90 minutos completos e adicionando minutos no banco. O lado asiático teve a vantagem muito maior, embora tenha enviado duas bolas por cima da barra – cabeçada de Godin no primeiro tempo e chute forte de Valverde de fora da área no final do jogo. A pressão asiática sobre o Uruguai tornou o jogo do La Celeste muito difícil.

Tabela da Copa do Mundo de 2022: dias e horários dos jogos

Os jogadores mais experientes da Seleção Uruguaia são Suarez e Cavani, ambos veteranos de 35 anos com três Copas do Mundo, vivem um momento de transferência em 2022. Suarez, o ex-Barcelona deixou o Atlético de Madrid para voltar à sua cidade natal para jogar pelo Nacional, onde marcou cinco gols em 12 partidas pelo Campeonato Uruguaio.  Cavani não faz falta para muitos desde sua saída do United e seu nome é reverenciado no futebol brasileiro, mas ele permanece na Europa. Em sua primeira experiência na Espanha, defendeu o Valencia. Ficou em branco nos primeiros jogos, mas marcou quatro vezes nos últimos três jogos.   Darwin Núñez, 23, que era mais jovem – e apostava em opções futuras – também trocou de clube durante a temporada. Chegou ao Liverpool com grandes expectativas depois de uma passagem de qualidade pelo Benfica, marcando nos dois primeiros jogos, mas não conseguiu marcar em seis jogos consecutivos. Ele marcou novamente recentemente, marcando 5 gols em 12 jogos no total. Porém apesar de todos esses jogadores citados acima terem bastante experiência, é algo inédito durante uma Copa do Mundo, onde duas Seleções com jogadores profissionais de destaque estão em campo e nenhum chute a gol foi dado. 

Para os torcedores que estavam presentes ou para quem estava assistindo de casa e havia criado uma certa expectativa, ficou muito decepcionado com esse resultado, pois esperavam muito mais da Seleção Uruguaia. Pra quem não esperava muito da Coreia do Sul, acabou se surpreendendo, pois eles estavam muito mais sintonizados no jogo do que os uruguaios que têm muito mais experiência em Copas do Mundo. A equipe coreana decidiu que sua melhor estratégia seria a pressão da saída de bola, forçando os adversários a errar os passes e impedindo a finalização das jogadas. Os coreanos também demonstraram estar preparados para superar o time adversário, usando rapidez e força física e parece que esse “combo” deu bastante certo.

A Coreia do Sul ficou mais tempo com a posse de bola, e mesmo a Seleção tendo nomes de peso no time como: Valverde (joga no Real Madrid), Bentancur (joga no Tottenham) e Vecino (do Lazio), nenhuma jogada importante foi finalizada.

Durante o primeiro tempo do jogo, os sul-coreanos até conseguiram criar algumas oportunidades no ataque, mas na hora da finalização, não dava certo para eles. Depois, o que realmente começou a pesar foi o cansaço, e já no segundo tempo não conseguiam mais acompanhar os uruguaios e somente observavam suas jogadas, fazendo o mínimo.

Luiz Suárez ou “El Pistolero”, como é conhecido é um dos jogadores mais experientes, não vem passando por uma fase tão boa, pois depois de passar dois anos jogando no Atlético de Madrid-ESP, saiu em maio e acabou passando mais tempo no banco de reservas do que em campo. Ficou um tempo sem clube e recentemente voltou ao time que o revelou, o Nacional, mas sua atuação não superou as expectativas dos torcedores e 20 jogos, marcou apenas 8 gols. Ele ainda não fala nada sobre aposentadoria, mas essa provavelmente seja a sua última participação em Copas do Mundo, já que está com 35 anos. Essa é a sua quarta participação.

Suarez foi o artilheiro da seleção uruguaia, representando-a em três Copas do Mundo, quarta com essa do Catar e na Copa América, além das Olimpíadas de 2012 e da Copa das Confederações de 2013, onde ajudou a terminar em quarto lugar. Na Copa do Mundo de 2010, ele teve um papel importante na prorrogação das quartas de final contra Gana, além de causar polêmica ao “salvar” um gol com as mãos, terminando em quarto lugar e marcando três gols. Outra polêmica envolvendo o jogador é que ele já mordeu adversários por três vezes. Sua última polêmica, foi que acabou sendo acusado de fraude durante sua tentativa para a obtenção da cidadania italiana.

O técnico da Seleção Uruguaia Diego Alonso é um dos mais jovens com apenas 47 anos. Como a maioria dos técnicos, iniciou na carreira de jogador de futebol no ano de 1997 pelo Bella Vista e jogou até o ano de 2011 onde jogava pelo Peñarol. Pela Seleção Uruguaia, participou de 8 partidas. Ainda no ano de 2011 anunciou sua aposentadoria dos campos e fechou com o Bella Vista como treinador e começou bem, salvando o time do rebaixamento, mas ficou somente até o fim daquela temporada. Passou por outros times e desde 2021 comanda a Seleção Uruguaia.

No ano de 2017 ficou em 39º lugar como melhor técnico.

Ele se mostra muito confiante em relação à Copa do Catar e disse que apesar do jogo de estreia ter dado em empate, agora vão focar na próxima partida e em entrevista onde foi questionado pela escalação que fez, ele disse: “O jogo foi dado assim: na primeira parte eles manejaram um pouco mais a bola, principalmente nos primeiros 20 minutos, e depois conseguimos melhorar, tivemos mais controle. Na segunda parte, fizemos uma partida mais clara, faltou um pouco mais de fluidez no meio do campo para encontrar jogo entre as linhas e um a um nas laterais”, disse ainda que com certeza queriam uma vitória, mas já que essa não veio, vão focar e se preparar para o que está por vir.

A próxima partida da seleção Uruguaia será contra Portugal.

Especiais sobre Copa do Mundo

Confira a série de reportagens especiais que o Blog Betmotion já publicou sobre a Copa do Mundo Catar 2022:

Deixe um comentário