Início » Colunas » Coluna do Verchai » Como ficou a briga pelo Brasileirão após o fim de semana

Como ficou a briga pelo Brasileirão após o fim de semana  

Preservando titulares para o jogo contra o Athetico-PR, que vale vaga na final da Libertadores – provavelmente contra o Flamengo -, o Palmeiras só empatou pelo Brasileirão. O resultado animou adversários na briga pelo título, mas eles também tropeçaram.

em destaque técnico português abel ferreira com medalha de campeão da conmebol recopa sul-americana 2022
Em busca da terceira final seguida da Libertadores, Abel Ferreira poupou titulares e mesmo assim manteve vantagem na liderança do Brasileirão (Divulgação/Conmebol Recopa)

E olha que, no caso do Alviverde, o empate nem foi de todo ruim, pelas circunstâncias. Pois saiu de um 2 a 0 contra para um 2 a 2 no campo do Red Bull Bragantino. Somou um ponto, assim como Flamengo (1 a 1 com o Ceará, no Maracanã), Corinthians e Internacional (estes, em confronto direto, que terminou 2 a 2, em Itaquera). De quebra, o Fluminense ainda amargou uma derrota para o Furacão, por 1 a 0. Resultado: nenhum desses reduziu diferença para o líder Verdão na 25ª rodada.

Tropeço alviverde

O atual líder do Campeonato foi para o campo com oito reservas e saiu perdendo fora de casa para um Bragantino organizado, mas arrancou o empate e conseguiu sair de uma situação que poderia ser ainda mais desconfortável para a equipe de Abel Ferreira, o time agora se mantém na ponta da tabela com 7 pontos à frente do vice líder Flamengo.

Os primeiros minutos de jogo foram bastante equilibrados, os times produziram poucas chances efetivas no ataque, começaram com uma postura mais cautelosa e o início foi de uma partida truncada, as equipes estavam alternando entre pressionar a saída de bola do adversário e buscar um contra-ataque para obter a vantagem no placar. A melhor chance nos primeiros 20 minutos de jogo foi de Wesley do Palmeiras que fez boa jogada individual e cruzou para Flaco López que cabeceou para o chão e parou na defesa de Cleiton.

Aos 25 minutos do primeiro tempo saiu o primeiro gol da partida na cabeçada de Luan Cândido, Artur cobrou falta que foi desviada por Aderlan na área, o lateral esquerdo do Bragantino estava no segundo pau para conferir e abrir o placar para o Bragantino. Já o segundo gol saiu quando a bola sobrou para Artur após confusão no meio, o jogador disparou pela direita, levou para dentro e bateu no canto esquerdo de Weverton ampliando o placar para o time da casa.   

Jogando com os reservas e tendo problemas para executar uma das suas principais armas que é a jogada pelo alto, muito por conta da ventania em Bragança Paulista, o time do Palmeiras sofreu também para se encontrar em campo, mas ainda no primeiro tempo conseguiu diminuir sua desvantagem no placar, Scarpa cobrou escanteio rasteiro, Vanderlan cruzou e Cleiton saiu mal, o goleiro tentou socar a bola e desviou para o seu próprio gol. 

Logo no começo do segundo tempo era nítida a mudança de postura do Palmeiras, o time marcava o Bragantino na sua saída de bola e conseguiam ficar com a posse de bola para agredir o adversário. Abel fez cinco mudanças para tentar reverter o resultado ruim na partida que abria brecha para outros times sonharem com o título do Brasileirão, as mudanças surtiram efeito e aos 25 minutos do segundo tempo Luan fez ótimo lançamento, Merentiel dominou a bola na entrada da pequena área e bateu para decretar o empate alviverde.  Com o resultado o clube segue firme na liderança do Brasileirão com 51 pontos e vê o título cada vez mais perto. 

Vitória de Felipão

Athletico-PR e Fluminense não fizeram um bom jogo, o time comandado por Felipão foi com muitos reservas para o jogo contra o tricolor carioca que tinha todas as motivações para sair com o resultado positivo de campo, mas não conseguiu, tomou um gol e parou na retranca do Rubro-Negro paranaense.

O técnico Luiz Felipe Scolari optou por poupar seus jogadores titulares visando a partida pela libertadores contra o Palmeiras na próxima terça-feira em jogo válido pelas semifinais da competição no Allianz Parque, o time possui a vantagem e pensa em conseguir ir para a final apostando na qualidade defensiva do time para segurar o resultado, para isso, o time vai precisar estar 100% diante de um forte Palmeiras em casa.

Jogando fora de casa contra um time bem postado em campo, o tricolor carioca não conseguiu impor seu ritmo, teve muitas dificuldades, pareceu sentir certa dificuldade com o gramado sintético da Arena da Baixada e não conseguiu sair jogando. O artilheiro Germán Cano pouco apareceu no jogo, o meio não colaborou e o atacante pouco pôde fazer diante da marcação, foi substituído no segundo tempo por William Bigode.  No segundo tempo o técnico Fernando Diniz fez substituições para buscar a vitória, o time terminou o jogo sem zagueiros de origem, mas de nada adiantou.

Athletico-PR conseguiu seu gol aos 25 do primeiro tempo com Pablo, Cuello fez ótimo cruzamento em jogada pela esquerda e Pablo se antecipou de cabeça para marcar, foi o terceiro gol do atacante no campeonato que fez o único gol da partida.

Tudo igual na Neo Química Arena 

Corinthians e Internacional fizeram um jogo movimentado nesse domingo (04), os times empataram por 2 x 2 e mostraram equilíbrio, o que reflete a posição das equipes na tabela. A partida teve um primeiro tempo muito agitado, aos 40 segundos de jogo o Colorado abriu o placar com Alemão, logo aos 12 minutos Balbuena apareceu para empatar a partida, a virada do time paulista veio com Yuri Alberto que pegou o rebote após chute de Roger Guedes para marcar contra seu ex-clube.

Na segunda etapa da partida o Colorado foi com tudo para cima do Corinthians e buscou ficar com a posse de bola para agredir seu adversário, mas pouco conseguiu fazer para invadir a área do Corinthians que tinha sua defesa bem postada em campo. Aproveitando a oportunidade que teve com os espaços cedidos pelo time paulista, o Inter conseguiu o empate aos 22 minutos com Alan Patrick fazendo um golaço de fora da área para deixar tudo igual no placar. Com o resultado do duelo os times ficam em igualdade também na tabela do Brasileirão com 43 pontos cada, Corinthians na terceira posição e Internacional na quarta, ambos seguem na briga pelo título, mas com suas possibilidades sendo quase improváveis. 

Empate amargo para o Flamengo

O Rubro-Negro carioca teve a oportunidade de encostar de vez no líder do Campeonato, conseguindo a vitória o time poderia diminuir para cinco pontos a diferença para o Palmeiras, mas diante de um Maracanã lotado a equipe comandada por Dorival Jr decepcionou. A retranca do time cearense funcionou contra o forte time reserva do Flamengo, a equipe carioca encontrou dificuldades desde o início da partida, não conseguiu fazer boas transições no meio para o ataque e pouco fez para conseguir a vitória.

Aos 45 minutos do primeiro tempo Jô abriu o placar em contra-ataque bem executado pelo time nordestino, Mendoza foi lançado pela esquerda e tocou para Jô que recebeu livre de marcação para abrir o placar, foi o primeiro gol do jogador pelo Ceará. 

Precisando pressionar para buscar o resultado positivo diante da sua torcida para continuar na briga pelo título, Dorival fez quatro substituições no intervalo, foram para o campo Vidal, Matheuzinho, Everton Ribeiro e Pedro, com isso a resposta foi vista logo no de cara, o time começou a pressionar o Ceará e logo aos 7 minutos após escanteio cobrado por Cebolinha e desviado, Gabigol só empurrou para o gol decretando o empate. O Flamengo foi empurrado pela torcida, seguiu pressionando e não conseguiu marcar mesmo após jogar por um período em vantagem numérica depois da expulsão de Jô. No final da partida Gabigol também foi expulso por reclamação. O Rubro-Negro carioca saiu mal do Maracanã, agora soma 44 pontos e está a 7 pontos atras do Palmeiras, mas ainda tem chances e segue na briga pelo título do Campeonato Brasileiro de 2022.

Deixe um comentário