Início » Colunas » Coluna do Verchai » Tudo sobre o fim de semana do futebol europeu

Tudo sobre o fim de semana do futebol europeu  

Clássicos esquentam rodada da Premier League, que tem o Tottenham de Nuno Espírito Santo isolado na liderança

em destaque Pep Guardiola vestindo seu moletom no jogo do Manchester City contra o Arsenal, em Londres
(Divulgação/Man City)

A 3ª rodada da Premier League foi aberta no último sábado (28), com o clássico entre Manchester City e Arsenal que terminou em um massacre da equipe comandada por Pep Guardiola. Os Citizens receberam os Gunners no Etihad Stadium com sede de vitória e não demoraram para começar a construir a goleada: Ilkay Gundogan abriu o placar completando cruzamento de Gabriel Jesus ainda antes dos 10 minutos; Ferrán Torres aumentou logo na sequência, depois de vacilo da defesa do Arsenal; e o próprio Gabriel Jesus fez o terceiro ainda antes do intervalo. No segundo tempo, Rodri Hernández e Ferrán Torres, mais uma vez, decretaram a vitória do Manchester City por 5 a 0, resultado que levou o time de Guardiola para a 7ª posição da tabela, com 6 pontos somados nas 3 rodadas disputadas.

Na 6ª posição, com 7 pontos somados, está o Everton, que venceu o Brighton & Hove Albion no Falmer Stadium, em Brighton, pelo placar de 2 a 0, com gols de Demarai Gray e Calvert-Lewin, de pênalti. Viralizou a cena de Richarlison colocando a bola embaixo do braço para cobrar a penalidade e sendo afastado, com revolta, pelos colegas de equipe, para que o cobrador oficial (Calvert-Lewin) assumisse a responsabilidade de converter o pênalti. A atitude causou a revolta de alguns torcedores, que especulam uma possível saída do brasileiro para o PSG em caso de acerto do time parisiense com o Real Madrid, por Mbappé.

Encerrando os jogos de sábado da Premier League, Liverpool e Chelsea se enfrentaram em Anfield Road com ambos ostentando 100% de aproveitamento e buscando um lugar no topo da tabela de classificação. Kai Havertz abriu o placar para os Blues aproveitando cobrança de escanteio de Reece James, mas Salah deixou tudo igual para os Reds ainda antes do intervalo, em cobrança de pênalti cometido pelo mesmo Reece James, que colocou a mão na bola deliberadamente para evitar gol de Mané e acabou sendo expulso. No entanto, mesmo com um jogador a mais no segundo tempo, o Liverpool não conseguiu a vitória em casa e terminou a 3ª rodada na 5ª posição, somando os mesmos 7 pontos do Chelsea (4º colocado pelos critérios de desempate).

No domingo (29), finalmente, o Tottenham foi o único a manter o 100% de aproveitamento na 3ª rodada. De falta, o sul-coreano Heung-Min Son marcou o gol que garantiu a vitória dos Spurs, no Hotspur Stadium, sobre o Watford. Com a vitória simples em seu território, Nuno Espírito Santo manteve o 100% de aproveitamento no comando do Tottenham (que começou com vitória sobre o atual campeão, Manchester City), e aparece no topo da tabela de classificação.

A última partida da rodada envolveu Wolverhampton e Manchester United, e os Red Devils conseguiram uma vitória magra, com gol de Greenwood na reta final do jogo, que garantiu a 3ª posição da tabela aos comandados de Ole Gunnar Solskjaer.

No Campeonato Espanhol, Real Madrid aproveita tropeço do atual campeão e aparece na liderança

O Real Madrid foi o primeiro dos gigantes da Espanha a entrar em campo e conseguiu arrancar uma vitória simples diante do Real Betis, no estádio Benedito Villamarín, com gol único de Dani Carvajal. O resultado levou os Merengues para o topo da tabela de classificação de La Liga pelo tropeço do Atlético de Madrid, no Wanda Metropolitano, diante do Villarreal. Os atuais campeões da Liga Europa seguraram os atuais campeões espanhóis durante o primeiro tempo e, na etapa complementar, ficaram na frente do placar em duas oportunidades, mas não conseguiram segurar a vitória e ficar com os 3 pontos. Primeiro, Manu Trigueros recebeu de Yéremy Pino na entrada da área para colocar o Submarino Amarelo na frente e Luis Suárez respondeu poucos minutos depois, recebendo de Ángel Corrêa em boas condições de marcar. O Villarreal voltou a ficar em vantagem no placar depois que Pino fez uma grande jogada e voltou a aparecer de garçom, desta vez servindo Arnaut Danjuma, mas o Atlético de Madrid conseguiu arrancar o empate no exato último minuto dos acréscimos da etapa final, com gol contra do zagueiro Aïssa Mandi, que havia feito uma grande partida e acabou entregando ao tentar recuar para o goleiro Rulli. Com o resultado, o Atlético ficou na 5ª posição, atrás, além do agora líder, Real, do Barcelona. Os Blaugranas receberam o Getafe o Camp Nou nesta 3ª rodada e venceram por 2 a 1 com gol decisivo de Memphis Depay, alcançando os mesmos 7 pontos de outras 6 equipes que buscam o topo da tabela de classificação. Pelos critérios de desempate de La Liga, a tabela ficou assim: Real Madrid (1º), Sevilla (2º), Valência (3º), Barcelona (4º), Atlético de Madrid (5º) e Mallorca (6º), todos com 7 pontos em 3 rodadas.

Bayern de Munique goleia e mantém invencibilidade em temporada que busca 10º título consecutivo da Bundesliga

O Campeonato Alemão também chegou a sua 3ª rodada no último fim de semana e viu a surpresa, Wolfsburg, abrir larga vantagem na liderança da tabela. Os comandados de Mark van Bommel venceram o Leipzig jogando em casa, pelo placar simples de 1 a 0 (com gol de Jérôme Roussillon), e são os únicos com 100% de aproveitamento até aqui. O Bayern de Munique, que fez 5 a 0 pra cima do Hertha Berlim na rodada, com hat-trick do atual artilheiro da Europa, Robert Lewandowski, aparece na 3ª posição, com 7 pontos somados. O vice-líder (também com 7 pontos) é o Bayer Leverkusen, que goleou o Augsburg por 4 a 1 jogando fora de casa nesta 3ª rodada. Quem fecha a zona de classificação para a próxima Liga dos Campeões neste momento é o Freiburg, que soma os mesmos 7 pontos de Bayern e Bayer, tendo vencido o Sttutgart fora de casa na última rodada, em uma dura partida que terminou em vitória por 3 a 2 do atual 4º colocado da Bundesliga.

Deixe um comentário