Início » Colunas » Coluna do Verchai » Itália recebe Espanha em San Siro pela semi da Nations League

Itália recebe Espanha em San Siro pela semi da Nations League  

Na primeira semifinal da Nations League 2020/2021, a Itália recebe a Espanha nesta quarta-feira (6), às 15h45 (de Brasília), no Estádio San Siro, em Milão.

itália x espanha semifinal da nations league 2020-21
Itália e Espanha disputam vaga na final da Nations League 2020/21 (Divulgação/Uefa.com)

Esse jogo é uma reedição da semifinal da Euro, na qual a Squadra Azzurra levou a melhor, vencendo nos pênaltis, por 4 a 2, após empate por 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação. Depois, na decisão contra a Inglaterra, novo empate por 1 a 1 e triunfo nos penais, por 3 a 2, e Itália campeã.

A outra vaga na final da Nations será disputada amanhã, no mesmo horário, entre Bélgica e Espanha, no Allianz Stadium, em Turim. Ambas as partidas será transmitidas ao vivo pelo canal de TV por assinatura TNT.

Mais sobre as semifinais da Nations League

Atual campeã da Eurocopa, Itália ostenta favoritismo diante da Espanha e busca título da segunda edição da Liga das Nações

Depois de ter ficado de fora da Copa da Rússia, os italianos chegaram desacreditados para a disputa da Eurocopa 2020.

No entanto, os comandados de Roberto Mancini fizeram uma campanha impecável na fase de grupos, chegando a vencer a Suíça por 3 a 0.

Depois, nas oitavas, a seleção italiana bateu a Áustria na prorrogação. Em seguida, nas quartas, venceu a Bélgica por 2 a 1.

Nas semifinais da Euro 2020, a Itália enfrentou a mesma Espanha que vai encarar agora nas semifinais da Nations League 2020/21, a segunda edição da competição desenvolvida pela Uefa com o intuito de substituir o grande número de amistosos que não davam retorno financeiro considerável.

Na Eurocopa, a Itália conseguiu bloquear as melhores jogadas da Espanha e foi agressiva o suficiente para criar boas chances de marcar. Inclusive, saiu na frente do placar em um belo gol de Federico Chiesa, atacante de 23 anos emprestado pela Fiorentina à Juventus.

Ataque da Itália surpreendeu, mas defesa garantiu título 

A Squadra Azurra foi surpreendente no campo ofensivo durante toda a Eurocopa, não só por Chiesa, mas em decorrência do bom funcionamento dele com o artilheiro Ciro Immobile  e com o camisa 10, craque do Napoli, Lorenzo Insigne.

Mas o que realmente garantiu o título da competição foi o sistema defensivo, que sempre foi uma marca da seleção italiana. Foi com a gigante dupla de zagueiros, Bonucci e Chiellini, que a Itália conseguiu resistir à pressão da Espanha nas semifinais e, também, da Inglaterra na grande decisão da Eurocopa.

Quando os zagueiros, que também atuam juntos pela Juventus, não estavam em cima do lance para bloquear a jogada, tanto Espanha, na semifinal, quanto a Inglaterra, na final, tiveram dificuldade para vencer o goleiro Gigi Donnarumma.

Além disso, vale destacar os volantes Marco Verratti, espinha dorsal do Paris Saint-Germain, e Jorginho, um dos maiores destaques do Chelsea campeão da última Liga dos Campeões, os quais possuem a capacidade de cobrir a defesa como um cão-guarda e, ainda por cima, são dos melhores do mundo na criação de jogadas.

Por todas estas razões a Itália é tida como favorita nesta semifinal da Nations League, diante da Espanha. No começo da manhã, as odds no site do Betmotion estavam assim: 2.30 em caso de vitória da Azzurra, contra 3.60 para um triunfo espanhol.

Imprensa espanhola questiona convocação de Luis Enrique para duelo da Nations

Sem poder contar com nomes importantes por problemas físicos, casos, por exemplo, de Morata, Gerard Moreno, Olmo, Thiago Alcântara e Pedri, o técnico da seleção da Espanha, Luis Enrique, inovou nas escolhas dos atletas para o duelo da Nations League contra os italianos. E desagradou a imprensa local.

As grandes surpresas foram duas jovens promessas: Yeremy Pino, do Villarreal, de 18 anos, e Pablo Gavi, do Barcelona, que completou 17 um mês atrás.  O jornal espanhol “Marca”, de Madrid, avaliou que os atletas não estão preparados para jogos decisivos.

A imprensa criticou a decisão de não levar centroavante de ofício. Oyarzábal pode fazer a função, embora não seja especialista.

Além disso, os nomes como Brais Mendez, do Celta, e Eric Garcia, do Barcelona, não foram bem vistos pelos jornais espanhóis.

Apesar das contestações, Luis Enrique foi responsável por uma alavancada no nível de competitividade da seleção, protagonizando uma campanha surpreendente na Eurocopa, tendo perdido a semifinal para a Itália apenas nos pênaltis.

A convocação de jovens faz parte do trabalho, mas é inegável que esta transição leva tempo para que gere o resultado esperado.

Levando-se em consideração a maior experiência italiana, a Espanha deverá encontrar dificuldade para avançar à decisão desta Nations League.

França é favorita contra a Bélgica, mas…

No caso do duelo de amanhã, a atual campeã do mundo França chega motivada por ter ostentado a melhor campanha da fase de grupos.

Contudo, os franceses precisam superar a desconfiança pela campanha discreta na Euro, quando caíram para a Suíça nas oitavas.

A Bélgica, por sua vez, foi a segunda melhor da fase de grupos, por isso pode avançar e até chegar à inédita conquista.

No entanto, inegavelmente a França possui um elenco ligeiramente mais qualificado, o que lhe dá um bom favoritismo para avançar à final desta Nations League. Por essa razão, a odd da Betmotion para vitória da França é de 2.6, contra 2.9 da Bélgica (valores podem mudar).

Deixe um comentário