Início » Colunas » Coluna do Verchai » Resumo da 21ª rodada da Série B

Resumo da 21ª rodada da Série B  

Botafogo desafia líder fora de casa em busca de uma vaga na zona de acesso para a Série A.

troféu da série b
(Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Líder isolado da Série B, o Coritiba recebe o Botafogo no estádio Couto Pereira, no Paraná, às 21:30 (no horário de Brasília) desta sexta-feira (27), com transmissão do SporTV para a TV fechada. O Coxa venceu 5 e empatou 4 dos 9 jogos que disputou em casa nesta Série B e espera manter a invencibilidade como mandante para somar pelo menos um ponto nesta partida diante do gigante do Rio de Janeiro e, assim, seguir por pelo menos mais uma rodada isolado na liderança da tabela. Percebe-se, portanto, desde logo, a dura missão que o Botafogo tem para somar os três pontos em Curitiba. Vale lembrar, ainda, que o time que agora é comandado por Enderson Moreira e que vem em uma série de 3 partidas invictas (com 2 vitórias e 1 empate), venceu apenas uma das 10 partidas que disputou como visitante no primeiro turno desta Série B. Por outro lado, o Botafogo foi uma das únicas 3 equipes que conseguiram vencer o Coritiba no 1º turno, jogando no Engenhão, e espera repetir o feito agora, mesmo jogando longe de seus domínios, pois ostenta uma boa marca sob o comando do novo técnico: foram 6 vitórias, 1 empate e 1 derrota nas 8 partidas de Enderson Moreira. Se conseguir a vitória, 3 pontos garantem ao time carioca, ainda que temporariamente, um lugar no G-4 da Série B (a zona de acesso para a Série A). O Alvinegro Carioca ocupa a 7ª posição neste momento e está há apenas 1 ponto de distância do atual 4º colocado, o Guarani, que já jogou na rodada. Sendo assim, uma vitória seria suficiente para levar o Botafogo até a 4ª posição, já abrindo 2 pontos de vantagem para os concorrentes, mas a vaga no G-4 pode ser pega pelo Náutico ainda nesta rodada, o qual entra em campo no domingo (29).

Jogos de domingo:

Três jogos encerram a 21ª rodada da Série B, todos acontecendo às 16 horas (de Brasília) e envolvendo equipes que sonham com a parte mais alta da tabela de classificação.

CRB x Cruzeiro:

Na busca para retomar a vice-liderança da tabela, que foi tomada pelo Goiás (que já venceu na rodada), o CRB recebe o Cruzeiro no estádio Rei Pelé (o Trapichão), em Maceió (Alagoas), pela 21ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, com transmissão da TV Gazeta (afiliada da Globo no estado de Alagoas). Jogando em casa, o Galo da Pajuçara busca emplacar a segunda vitória consecutiva, mantendo uma invencibilidade que já dura 5 partidas, para reassumir a vice-liderança da Série B, que foi tomada pelo Goiás na última quinta-feira (26). Agora, 2 pontos atrás do Goiás, o CRB precisa da vitória para retomar a 2ª posição da tabela e colar no líder, Coritiba, dependendo do resultado da partida do Alviverde Paranaense com o Botafogo. Do outro lado, porém, o Cruzeiro vem em ascensão sob o comando de Vanderlei Luxemburgo e espera alcançar a terceira vitória consecutiva, mantendo uma invencibilidade que já dura 7 partidas, para saltar mais algumas posições na tabela de classificação e seguir se aproximando do G-4. Neste momento, somando 24 pontos em 20 rodadas, o Cruzeiro aparece na 14ª posição, com 4 pontos de vantagem para o primeiro time no Z-4 e há 9 de distância do primeiro time no G-4. Não é demais considerar que este vai ser um dos jogos mais complicados para Vanderlei Luxemburgo desde sua chegada a Minas Gerais, até porque, já na próxima rodada, volta a jogar fora de casa, contra o Goiás. Se conseguir um resultado positivo, por outro lado, o Cruzeiro pode se motivar a conseguir algo que apenas o Avaí conseguiu (tirar uma diferença tão grande de pontos – 10 naquela oportunidade – em relação ao primeiro time no G-4 a partir da 20ª rodada e conseguir o acesso).

Vasco x Ponte Preta:

Na 11ª posição neste momento, somando 28 pontos (5 atrás do primeiro time no G-4), o Vasco da Gama tem uma árdua missão para conseguir voltar para a primeira divisão do futebol brasileiro e evitar o vexame de permanecer na Série B por dois anos consecutivos pela primeira vez em sua história. A situação não é tão complicada quanto a do Cruzeiro, por exemplo, mas envolve muita luta e muitas vitórias para ter um final feliz, e o Vasco parece estar tomando o caminho oposto ao do sucesso. Quando Lisca assumiu o comando da equipe, com goleada sobre o Guarani na 14ª rodada, parecia que tudo correria bem, mas não foi bem assim. O Vasco vem de 3 derrotas consecutivas, computando um total de 4 derrotas e 3 vitórias pela Série B com o novo comandante, além da eliminação para o São Paulo nas oitavas de final da Copa do Brasil. Além disso, Lisca não vai poder contar com o volante Rômulo e o atacante Morato para o duelo deste domingo, em São Januário, contra a Ponte Preta, que recentemente deixou a zona de rebaixamento e chega motivada por ter vencido 3 das últimas 4 partidas que disputou. O confronto também vai contar com a transmissão da Globo, em TV aberta, para algumas regiões do país.

Náutico x Vitória:

Finalmente, também às 16 horas do próximo domingo (29), o Náutico recebe o Vitória no estádio dos Aflitos, em Recife. A equipe pernambucana chega para o confronto motivada por ter conseguido voltar a vencer na última rodada, depois de ter vivido uma sequência de 5 derrotas, que tirou o time até então comandado por Hélio dos Anjos da liderança e, também, do G-4 da Série B. Agora, tentando se reestabelecer na competição sob o comando de Marcelo Chamusca, o Náutico depende apenas de si para retornar à zona de acesso à Série A: basta vencer a segunda consecutiva. O problema é que, do outro lado, o Vitória chega motivado por uma invencibilidade de 4 jogos e vem de vitória sobre o Guarani (atual 4º colocado) na última rodada. A equipe baiana, porém, ocupa a 18ª posição e chega pressionada pela vitória para se aproximar dos primeiros times que estão fora do Z-4. 

Deixe um comentário