Início » Colunas » Coluna do Verchai » 12ª rodada da Série A do Brasileirão: jogos de domingo

12ª rodada da Série A do Brasileirão: jogos de domingo  

Palmeiras tenta driblar desgaste físico para somar pontos fora de casa e seguir no topo da tabela de classificação

Dando sequência à 12ª rodada da Série A do Brasileirão, às 16 horas (de Brasília) deste domingo (18) o líder Palmeiras visita o Atlético Goianiense.  O jogo será no estádio Antônio Accioly, em Goiânia, com transmissão ao vivo da Globo (para SP, GO e parte da rede) e do Premiere.

scarpa comemora bonito gol contra a ponte na última rodada da fase de grupos do paulista 2021
Gustavo Scarpa é um dos destaques do líder Palmeiras na temporada (Foto: Cesar Greco)

O Verdão chega embalado por uma sequência de vitórias e espera alcançar o sétimo triunfo consecutivo neste fim de semana para se isolar ainda mais na liderança do Brasileirão. Neste momento, a equipe comandada por Abel Ferreira soma 25 pontos em 11 rodadas disputadas (8 vitórias, 2 derrotas e 1 empate), estando dois a frente do vice-líder, Bragantino. Mesmo em meio a uma sequência exaustiva de jogos, o Palmeiras deve manter a base que foi titular nos últimos jogos, mas também é uma boa oportunidade para fazer alguns testes, como Dudu, que ainda não iniciou uma partida desde a volta ao clube alviverde. Seja qual for a estratégia adotada pelo técnico português, a certeza é de que o Palmeiras vai ter um confronto muito difícil pela frente. O Dragão vem em sequência de três partidas sem derrota e perdeu apenas uma das cinco partidas que fez em casa neste Brasileirão (pelo placar simples de 1 a 0, diante do RB), tendo vencido duas (contra São Paulo e Fluminense) e empatado outras duas. Além disso, é sempre relevante o fato de o Atlético ter tido tempo para se preparar para o confronto com o Palmeiras, por não se preocupar com competições sul-americanas.

Os jogos que acontecem no próximo domingo (18), pela 12ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, vão ser abertos às 11 horas da manhã (no horário de Brasília), com a partida entre Chapecoense e Cuiabá, na Arena Condá, em Chapecó (Santa Catarina). Trata-se de um confronto direto na luta contra o rebaixamento. Ambas as equipes, inclusive, ainda não venceram no Brasileirão e podem terminar a rodada na lanterna do campeonato. Por ter mostrado um melhor equilíbrio até aqui (6 empates e 3 derrotas em 9 rodadas), o Cuiabá parece estar mais próximo da primeira vitória do que a Chapecoense, que disputou as 11 rodadas, perdeu 7 delas e empatou 4. A equipe catarinense foi vazada 20 vezes (média de quase 2 por partida) e pode ter dificuldade para segurar o Cuiabá, que chega motivado por ter balançado as redes duas vezes no último empate com o Ceará.

Dois clássicos estaduais neste domingo pela 12ª rodada da Série A do Brasileirão

Às 20:30 (horário de Brasília) vão acontecer dois clássicos, simultaneamente e com transmissão exclusiva para os assinantes do canal Premiere: em Porto Alegre, o Internacional recebe o Juventude no Beira-Rio e; em Bragança Paulista, o Red Bull Bragantino recebe o Santos no estádio Nabi Abi Chedid.

Inter x Juventude:

No clássico gaúcho, a disputa envolve a luta para se distanciar um pouco mais da zona de rebaixamento e, consequentemente, se aproximar de lutar mais interessantes na tabela da Série A do Campeonato Brasileiro. Jogando em casa, a equipe colorada é tida como favorita, mas está em situação mais delicada do que o adversário na tabela de classificação e chega para o clássico em sequência ingrata de jogos. O Inter de Diego Aguirre fez clássico com o Grêmio na semana passada e empatou sem gols, da mesma forma que na última quinta-feira (15), quando enfrentou o Olimpia no Paraguai pela partida de ida das oitavas de final da Libertadores. Por esta razão, a probabilidade é de que o colorado utilize um time alternativo para encarar o Juventude neste domingo, o que pode tornar a missão de somar os três pontos ainda mais árdua. Isso porque, ocupando 13ª posição com 13 pontos somados nas 11 rodadas disputadas até aqui, o Juventude teve a semana inteira para se preparar para o clássico e conta com o vice-artilheiro do campeonato, Matheus Peixoto (com 6 gols marcados), para surpreender o Inter fora de casa e ter boas chances de terminar a 12ª rodada da Série A na zona de classificação para a próxima Copa Sul-Americana (que ampara os clubes da 7ª a 12ª posição do Brasileiro).

Red Bull Bragantino x Santos:

No interior de São Paulo, o clássico paulista entre a equipe da Red Bull e o Alvinegro Praiano envolve a parte de cima da tabela de classificação. O time de Bragança Paulista ocupa a vice-liderança do campeonato e espera somar os três pontos para não permitir que o Palmeiras dispare ainda mais na liderança ou, dependendo do resultado do jogo do Verdão, até para assumir a ponta da tabela. Este é um confronto no qual o desgaste não vai pesar tanto, tendo em vista que ambas as equipes estão em meio a disputa dos jogos de oitavas de final da Copa Sul-Americana. Dessa forma, a expectativa é de que seja uma partida tensa para os dois lados, com grande possibilidade de empate ou vitória simples para um dos lados (com leve favoritismo do Bragantino, que luta na parte mais alta da tabela). Atualmente na 9ª posição com 15 pontos somados nas 11 rodadas disputadas, o Peixe dificilmente terminaria a rodada no G-6 mesmo somando os três pontos fora de casa.

Renato Portaluppi estreia no Campeonato Brasileiro sob o comando do Flamengo

Na última quarta-feira (14), Renato Gaúcho fez sua estreia no comando do rubro-negro carioca quase sem tempo para treinar e conseguiu uma vitória, na Argentina, por 1 a 0, sobre os atuais campeões da Copa e de Recopa Sul-Americana. O futebol apresentado dentro de campo foi muito questionado, é verdade, mas Rogério Ceni é a prova de que o resultado é o que mais interessa e Renato Portaluppi deve ter tranquilidade se conseguir confirmar vaga nas quartas de final da Libertadores. Antes disso, porém, às 18:15 (horário de Brasília) do próximo domingo, o Flamengo enfrenta o Bahia fora de casa precisando somar os três pontos para ter alguma chance de terminar a 12ª rodada da Série A no G-6 (mesmo tendo duas partidas atrasadas para fazer). Do outro lado, porém, está exatamente o atual 6º colocado, Bahia, que teve a semana inteira para se preparar para o confronto e está motivado para se manter na zona de classificação para a próxima Libertadores com pelo menos um empate jogando em casa contra o desgastado Flamengo.

Deixe um comentário