Início » Colunas » Coluna do Verchai » Tudo da quarta rodada do Campeonato Carioca

Tudo da quarta rodada do Campeonato Carioca  

Fla-Flu é destaque, pode definir liderança e, inclusive, permanência de técnico recém-contratado.

faixas das torcidas de Flamengo e Fluminense no Maracanã, palco do Fla-Flu pelo returno do Brasileirão 2020
Divulgação: Instagram/Maracanã

Neste domingo (6), às 16 horas (de Brasília), com transmissão do Cariocão Play em pay-per-view, Flamengo e Fluminense se enfrentam no Estádio Nilton Santos em partida válida pela quarta rodada da Taça Guanabara, que é uma espécie de primeira fase do Campeonato Carioca. Os quatro primeiros classificados garantem vaga para as semifinais do estadual e é exatamente por isso que Flamengo e Fluminense lutam. No entanto, mais do que a luta pela manutenção da vaga no G-4 nesta quarta rodada, Flamengo e Fluminense medem suas forças em uma prévia do clássico que pode definir o título do Campeonato Carioca pela terceira vez consecutiva. Nas finais de 2020 e 2021 deu Flamengo, atual Tricampeão Estadual, e o Rubro-Negro Carioca mais uma vez chega para a competição ostentando um amplo favoritismo e tendo o Fluminense como seu principal concorrente. No entanto, o Tricolor das Laranjeiras já chega para o clássico desta quarta rodada da Taça Guanabara em um momento internamente mais delicado e em situação inferior na tabela de classificação. Mesmo tendo entrado em campo com um time praticamente Sub-20 nas duas primeiras rodadas, comandado pelo técnico interino, o Flamengo se manteve na parte mais alta da tabela de classificação e, neste momento, divide a liderança da Taça Guanabara com o Botafogo (líder pelo saldo de gols) e o Vasco (3º pelo saldo de gols), todos somando os mesmos 7 pontos com 3 rodadas disputadas. O Fluminense vem na 4ª posição com 6 pontos somados. Mesmo tendo apostado no time principal desde a primeira rodada, o Tricolor das Laranjeiras perdeu para o modesto Bangu na estreia e desde então não conseguiu convencer o torcedor, que já pede a saída do técnico Abel Braga. O experiente técnico está em sua quarta passagem pelo Fluminense e ainda não teve tempo para consolidar o seu trabalho no clube, até porque disputou apenas as três primeiras rodadas da Taça Guanabara, das quais venceu duas, mas não caiu nas graças da torcida. Depois da derrota na estreia, o Fluminense venceu o Madureira por 1 a 0 e, na última partida, superou o atual lanterna do campeonato, Audax Rio, pelo mesmo placar em uma partida pouco convincente, razão pela qual Abel Braga deixou o campo ouvindo vaias das arquibancadas. Mais em razão do rendimento da equipe do que dos resultados, o Fluminense chega bastante pressionado para conquistar um resultado importante no clássico deste fim de semana. O Flamengo, por sua vez, chega para o duelo em situação bem mais confortável. Depois de se manter invicto com o Sub-20, com uma vitória e um empate, o Rubro-Negro Carioca venceu o Boavista por 3 a 0 na última rodada, que marcou a estreia do time principal e do técnico português Paulo Souza. É verdade que em um clássico tudo pode acontecer, mas é fato que o Flamengo chega para este como favorito para somar os três pontos, pois realmente sobrou na vitória elástica da última partida, sobre o Boavista, equipe que havia empatado com Botafogo e Vasco nas duas primeiras rodadas.

Resumo da Taça Guanabara e próximos jogos:

Diferentemente da última temporada, quando Vasco e Botafogo ficaram fora do G-4 da Taça Guanabara e Flamengo e Fluminense tiveram de lutar até a última rodada para terminarem nas primeiras posições da tabela, os grandes do Rio de Janeiro estão dominando o Campeonato Carioca neste ano. Atual líder pelos critérios de desempate, o Botafogo entra em campo pela quarta rodada da Taça Guanabara apenas na próxima segunda-feira (7), às 21 horas (de Brasília), para enfrentar o Nova Iguaçu, penúltimo (11º) colocado. O Botafogo vem de uma vitória imponente, por 4 a 2, sobre a boa equipe do Madureira, e não deve encontrar grande resistência do Nova Iguaçu para voltar a somar três pontos e, assim, se manter no topo da tabela de classificação. Também na segunda-feira (7), às 15:30 (no horário de Brasília), o Resende recebe o lanterna, Audax Rio, no Estádio Municipal do trabalhador com a expectativa de vencer para seguir na parte alta da tabela de classificação. Esta quarta rodada da Taça Guanabara, porém, começa no sábado (5), às 16 horas (de Brasília), com um confronto direto entre Boavista e Volta Redonda para escapar das últimas posições da tabela.

Atual 3º colocado com os mesmos 7 pontos de Flamengo (vice-líder) e Botafogo (líder), o Vasco da Gama é o primeiro dos grandes a entrar em campo nesta quarta rodada da Taça Guanabara. A equipe comandada por Zé Ricardo está motivada pela invencibilidade e espera conquistar mais uma vitória para seguir encantando a torcida com a campanha invicta na competição estadual. Há que se considerar que o Madureira fez boas partidas nas três primeiras rodadas e espera conseguir pelo menos uma vaga na Taça Rio, terminando no G-8 da Taça Guanabara, mas as derrotas da equipe diante do Fluminense e do Botafogo deixam evidente sua inferioridade diante dos grandes do Rio de Janeiro. O Madureira recebe o Vasco no Estádio Conselheiro Galvão às 15:30 (no horário de Brasília) deste domingo (6).

As partidas que acontecem neste domingo (6) terminam com o confronto entre Portuguesa e Bangu no Estádio Luso-Brasileiro do Rio de Janeiro, que acontece às 19 horas (de Brasília). Trata-se de um confronto direto na luta por uma vaga no G-8 da Taça Guanabara, que garante uma vaga na Taça Rio ao fim das 11 rodadas e pode garantir, também, um lugar na Copa do Brasil ou na Série D do Campeonato Brasileiro para estas equipes que costumam disputar apenas a competição estadual. A Portuguesa, que joga em casa, ocupa a 5ª posição com 4 pontos somados e tem uma grande expectativa de disputar a Taça Rio nesta temporada, tendo em vista que no ano passado chegou a se classificar para as semifinais do Campeonato Carioca. Do outro lado, porém, o Bangu vem surpreendendo bastante, tendo vencido o Fluminense na primeira rodada e dominado o Volta Redonda no empate por 1 a 1 da última partida, e espera pelo menos arrancar um empate com a Portuguesa para seguir no G-8 da Taça Guanabara.

Deixe um comentário