Início » Colunas » Coluna do Verchai » Figueirense enfrenta situação difícil para continuar jogando

Figueirense enfrenta situação difícil para continuar jogando  

Twitter Figueirense

O Figueirense Futebol Clube é um clube de futebol brasileiro sediado na cidade de Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina. Fundado em 12 de junho de 1921, o clube tem uma história rica e diversa, tendo sido protagonista de importantes momentos no futebol catarinense e brasileiro ao longo das décadas.

Nos primeiros anos de sua existência, o Figueirense participou de diversos torneios regionais e estaduais, consolidando-se como um dos principais clubes do estado de Santa Catarina. A partir dos anos 1950, o clube começou a disputar torneios nacionais, o que contribuiu para aumentar ainda mais sua popularidade.

Nos anos 1990, o Figueirense experimentou um período de grande crescimento e sucesso. Em 1994, o clube conquistou o Campeonato Catarinense de forma invicta, o que lhe garantiu a classificação para a Série C do Campeonato Brasileiro. No ano seguinte, o Figueirense conquistou o acesso para a Série B, e em 1997, chegou pela primeira vez à elite do futebol brasileiro.

Na década seguinte, o Figueirense manteve-se entre os principais clubes do país, disputando diversas vezes a Série A do Campeonato Brasileiro e alcançando importantes feitos, como a conquista da Copa do Brasil em 2007. No entanto, o clube também passou por momentos difíceis, como o rebaixamento para a Série B em 2012.

A crise financeira

Atualmente o time se encontra na série C, e isso acabou piorando a sua situação financeira e sendo assim, o Clube está contando com a ajuda da torcida e simpatizantes para que não precise parar.

Em 2019, a situação do clube chegou a um ponto crítico, com jogadores ameaçando não entrar em campo devido a salários atrasados. Jogadores e funcionários entraram em greve devido a salários atrasados.

A crise financeira do Figueirense teve várias causas, incluindo má gestão, falta de transparência e problemas com investidores estrangeiros. Em 2017, o clube foi vendido para um grupo de investidores do exterior, que prometeram investir na equipe e modernizar as instalações do estádio. No entanto, essa parceria não foi bem sucedida, e o clube acabou com dívidas crescentes.

Além disso, o Figueirense sofreu com problemas internos, como a saída de treinadores e diretores, o que levou a uma instabilidade na gestão do clube. Essa instabilidade se refletiu no desempenho da equipe em campo, com resultados insatisfatórios e falta de planejamento a longo prazo.

A crise financeira do Figueirense chamou a atenção da mídia nacional e internacional, e o clube foi alvo de críticas por parte de torcedores e da comunidade esportiva em geral.

Em resposta à crise, o Figueirense tomou medidas para tentar resolver seus problemas financeiros, incluindo a venda de jogadores e a negociação de acordos com credores. No entanto, a recuperação do clube ainda é incerta, e será necessário um esforço contínuo para reestruturar e fortalecer a equipe.

Mas o auge da quase falência do time está sendo agora em 2023, já que o Presidente administrativo do Figueirense, Paulo Prisco, disse durante uma coletiva com a imprensa, que o time não tem dinheiro para participar da série C. Ainda nessa entrevista, ele pediu apoio à torcida e disse que precisavam conseguir os recursos em caráter de urgência. No final, ele acabou inclusive apresentando um pix para que os torcedores e simpatizantes pudessem colaborar como puderem.

Uma hashtag foi criada para motivar o time, é a #juntospelofigueira. Parece que a ação está dando certo, pois foi divulgado que no primeiro dia já arrecadou o valor de R$100 mil reais. Segundo os envolvidos nesta ação, todo o valor que for arrecadado, será destinado especificamente para que os custos e despesas da participação no campeonato 2023 sejam cobertos. Já a CBF, oferece a viagem e a hospedagem ao time e a comissão, o restante é por conta do clube.

O clube tem outros problemas fora o fato de não estarem conseguindo custear a sua participação no torneio. Os alvinegros estão correndo o risco de serem bloqueados no registro de novos atletas caso não quitem as dívidas que estão correndo em justiça contra eles por falta de pagamento quando esses atletas que os processam ainda faziam parte do time. São vários processos “pipocando” agora, no pior momento do time, mas o presidente afirmou que tudo será resolvido, inclusive o alvinegro disse ter feito acordo com a Câmara Nacional de resoluções de Disputas.

Nem todos os torcedores do alvinegro estão confiantes e pacientes com o clube, já que durante o jogo contra o Hercílio Luz, no qual saíram derrotados, o goleiro Gabriel Gasparotto foi alvo de um torcedor e acabou levando um soco. O “torcedor” que estava fora de si, acabou invadindo o gramado e foi direto em direção ao Gabriel. O goleiro não se machucou, mas os seguranças tiveram que retirar o homem a força e a situação foi realmente lamentável.

Outra situação constrangedora que aconteceu, foi a reclamação referente ao atraso salarial que o atacante Andrew fez nas redes sociais e ainda respondeu alguns comentários que o acusaram de estar expondo o clube. Em sua defesa ele disse: Ajuda que depois do que eu botei, milagrosamente entrou um dinheiro para o clube, e essa semana vão pagar os funcionários e nós”. Ele completou pedindo respeito: “Não sai chamando os outros de safado sem saber o que vem acontecendo há meses” – concluiu.

O problema é que tudo que tem acontecido, acaba que desestimula o time e os torcedores vão pra cima dos atletas cobrando resultados, quando estes também seus compromissos financeiros e suas famílias para manter como qualquer trabalhador.

O time está tentando de todas as formas e já demonstra desespero e não é para menos, já que o time está na “UTI”, praticamente à beira da morte. Torcemos que tudo isso passe e que tudo seja resolvido, caso contrário o time terá que parar suas atividades, já que não pode se custear.

Eles seguem em busca de novos sucessos e tentando se consolidar como um dos principais clubes do futebol brasileiro. Com uma história rica e uma torcida apaixonada, e tentando na busca em continuar sendo uma referência no esporte catarinense e brasileiro.

Siga o Betmotion nas redes sociais

betmotion - entre para ganhar - logo verde

Gostou deste agenda de futebol? Deixe o seu comentário e acesse a área de apostas esportivas do Betmotion. Aproveite, também, para nos seguir nas redes sociais:

Twitter

Instagram

Facebook

Telegram

Deixe um comentário