Início » Colunas » Coluna do Verchai » Brasil inicia Hexagonal Final do Sul-Americano Sub-20 com vitória

Brasil inicia Hexagonal Final do Sul-Americano Sub-20 com vitória  

Fonte: OTD

Mesmo sem poder contar com 8 atletas que não foram liberados por seus clubes para disputar o Campeonato Sul-Americano Sub-20 (Matheus França e Victor Hugo do Flamengo, Endrick e Giovani do Palmeiras, Ângelo e Marcos Leonardo do Santos, Matheus Martins do Fluminense e Beraldo do São Paulo), o Brasil está cada vez mais próximo de uma vaga na Copa do Mundo da categoria de juniores, que é realizada pela própria FIFA em anos ímpares. Significa dizer, portanto, que o Sul-Americano não só classifica, mas também prepara a equipe que vai disputar o Mundial. Neste ano, a Copa do Mundo Sub-20 vai ser realizada na Indonésia entre o fim de maio e o começo de junho. E a Seleção Brasileira Sub-20 está muito próxima de carimbar o passaporte. Depois de liderar o Grupo A na primeira fase com 3 vitórias (sobre Paraguai, Argentina e Peru) e 1 empate (com a anfitriã, Colômbia) em 4 rodadas, a Seleção Brasileira estreou no Hexagonal Final do Campeonato Sul-Americano na última terça-feira (31/01) e conquistou mais uma vitória no torneio.

Líder do Grupo A na primeira fase, Brasil larga na frente no Hexagonal Final:

Depois de uma vitória fantástica na estreia, por 3 a 0 sobre o Peru, o Brasil chegou com moral para enfrentar a Argentina na segunda rodada. Vindo de derrota na estreia, a Seleção Argentina, que é a maior campeã da Copa do Mundo Sub-20 com 6 títulos, precisava recuperar sua confiança diante do Brasil (segundo maior vencedor do Mundial Sub-20, com 5 troféus), mas foi derrotada por 3 a 1 em uma partida na qual o Brasil mostrou muita força coletiva e emocional. Foi diante da Argentina que o técnico Ramon Menezes parece ter encontrado sua equipe ideal, que teve duas mudanças em relação à estreia: a primeira delas obrigatória pela lesão do zagueiro Weverton, que pertence ao Cruzeiro, que foi substituído por Jean Pedroso, jogador de 18 anos pertencente ao Coritiba. A segunda foi uma opção de Ramon Menezes no ataque: Stênio (atacante do Cruzeiro de 19 anos) deu lugar a Giovane Nascimento (do Corinthians), formando dupla com Vitor Roque (estrela de apenas 17 anos do Athletico). A parceria funcionou e Ramon Menezes não mexeu mais na equipe, que empatou com a Colômbia na sequência por 1 a 1, pela 3ª rodada da primeira fase do Campeonato Sul-Americano. Na última partida da primeira fase, enfrentando o Paraguai, que estava invicto até então, o Brasil venceu com uma equipe reserva, que contou com apenas 2 jogadores considerados titulares.

Com 10 pontos somados em 4 rodadas, o Brasil liderou o Grupo A da primeira fase e garantiu sua classificação ao hexagonal final do Campeonato Sul-Americano. Esta fase final é disputada pelos 3 melhores classificados de cada grupo (A e B), que se enfrentam em 5 rodadas para ficar entre os 4 primeiros, os quais vão garantir sua ida à Copa do Mundo Sub-20 da FIFA. E o Brasil já largou na frente com a vitória conquistada diante do Equador já na primeira rodada. O Uruguai, que liderou o Grupo B na primeira fase com os mesmos 10 pontos do Brasil e um saldo de gols melhor, também venceu na primeira rodada do hexagonal final, mas os brasileiros conseguiram um saldo melhor com a vitória por 3 a 1 (os uruguaios venceram os colombianos pelo placar simples de 1 a 0).

Vítor Roque brilha em vitória na primeira rodada do Hexagonal Final:

Na primeira partida da fase que define os classificados ao Mundial Sub-20 a Seleção Brasileira não teve facilidade. Apesar de ter enfrentado o Equador, que foi o 3º colocado do Grupo B na primeira fase, o Brasil precisou superar as dificuldades impostas pelo adversário para conseguir a vitória. Na verdade, pudemos ver um equilíbrio nos primeiros minutos, e a primeira grande chance da partida foi dos equatorianos, em cobrança de escanteio que Denil Castillo (volante da LDU de apenas 18 anos) desviou para o gol e foi parado em uma boa defesa de Mycael, um excelente goleiro do Athletico Paranaense. Logo depois dessa primeira investida, porém, o mesmo Castillo perdeu para Vítor Roque na defesa e viu o atacante do Athletico Paranaense abrir o placar para o Brasil em uma pancada da entrada da área, ainda aos 14 minutos do primeiro tempo. Depois de conseguir sair na frente o Brasil teve mais facilidade para impor seu ritmo e o segundo gol aconteceu naturalmente, em uma jogada meio atrapalhada que acabou dando certo: o volante e capitão Andrey forçou uma jogada com Alexsander, que teve que se esticar todo para tentar fazer o domínio e não conseguiu, mas conseguiu dar um leve toque na bola, que tirou o zagueiro equatoriano da jogada e deixou Vitor Roque na cara do gol para fazer o segundo dele na partida. Foi o 5º gol do atacante do Athletico Paranaense em 5 partidas pelo Campeonato Sul-Americano, o que o deixa isolado na artilharia. Por incrível que pareça o vice-artilheiro, com 4 gols marcados, é o volante Andrey, também da Seleção Brasileira. Recentemente contratado pelo Chelsea junto ao Vasco em uma transação que inicialmente gira em torno de 15 milhões de euros (cerca de 125 milhões de reais), foi Andrey que marcou o terceiro do Brasil sobre o Equador. O gol confirmou a vitória da Seleção Brasileira por 3 a 1, exatamente quando os equatorianos tinham conseguido diminuir o placar e pressionavam pelo empate.

Próximos passos da Seleção Brasileira Sub-20:

Restam ainda quatro rodadas para serem disputadas pelo Brasil no hexagonal final do Campeonato Sul-Americano Sub-20. Na próxima rodada, que vai ser disputada nesta sexta-feira (03), o Brasil enfrenta a Venezuela, que foi a vice-líder do Grupo B, tendo vencido o Equador em uma das partidas. Depois o Brasil volta a enfrentar o Paraguai, que venceu com alguma dificuldade na primeira fase, por 2 a 1, e na sequência encara a Colômbia, que foi a única que conseguiu arrancar pontos da equipe de Ramon Menezes até aqui. Na última rodada, então, possivelmente lutando pelo título, o Brasil enfrenta o Uruguai, que foi o líder do Grupo B na primeira fase e está invicto até aqui, com as mesmas 4 vitórias e 1 empate dos brasileiros em 5 partidas disputadas.

Siga o Betmotion nas redes sociais

betmotion - entre para ganhar - logo verde

Gostou deste texto? Deixe o seu comentário e acesse a área de apostas esportivas do Betmotion. Aproveite, também, para nos seguir nas redes sociais:

Twitter

Instagram

Facebook

Deixe um comentário