Início » Colunas » Coluna do Verchai » Alef Manga marca e Coritiba avança na Copa do Brasil

Alef Manga marca e Coritiba avança na Copa do Brasil  

O Coritiba recebeu o Criciúma na última terça-feira (14) no Estádio Couto Pereira, em Curitiba, pela partida única da 2ª fase da Copa do Brasil, e passou o maior sufoco para conseguir a classificação e um prêmio de pouco mais de 2 milhões de reais. Depois de ter passado pelo Humaitá na primeira fase com vitória por 3 a 0 fora de casa mesmo precisando de um simples empate para se classificar, o Alviverde Paranaense teve uma pedreira pela frente nesta segunda fase. O Criciúma chegou a lutar pelo acesso à Série A do Brasileirão no ano passado, mas não conseguiu acompanhar o ritmo de equipes como Bahia e Vasco, que foram os últimos na zona de classificação à elite do futebol nacional na Série B do ano passado. Neste ano, depois de vencer o Real Ariquemes por 3 a 0 fora de casa na 1ª fase da Copa do Brasil e ter conseguido se classificar às quartas de final do Campeonato Catarinense, o Criciúma esperava se aproveitar da fragilidade do Coritiba para conseguir vencer mesmo jogando fora de casa e, assim, avançar à 3ª fase da Copa do Brasil, garantindo um caixa de pouco mais de 2 milhões de reais. No entanto, mesmo fragilizado pela eliminação recente diante do modesto Cascavel ainda nas quartas de final do Campeonato Paranaense, o Coxa superou a pressão, buscou o empate aos 40 do segundo tempo depois de ter saído atrás no placar logo nos primeiros minutos da partida contra o Criciúma e conquistou a classificação à 3ª fase da Copa do Brasil após disputa por pênaltis.

Análise: Coritiba conta com brilho individual e organização coletiva para superar o Criciúma.

O início de partida no Alto da Glória não foi nada animadora para a Nação Coxa-Branca. Logo depois do apito inicial do árbitro, ainda aos 30 segundos de bola rolando, o zagueiro Bruno Viana se enrolou na defesa tentando sair para o jogo, perdeu para uma marcação dupla do Criciúma no campo de ataque e viu Marquinhos Gabriel receber livre de marcação quase na marca da cal para, como em uma tacada de sinuca, estufar as redes. Com a vantagem no placar logo nos primeiros minutos o Criciúma, concentrado defensivamente e explorando os contra-ataques, se manteve confortável na partida até os 40 minutos do segundo tempo. O Coritiba tentou a infiltração com troca de passes, tentou em finalização de fora da área, em bola aérea para conseguir um golzinho de cabeça e as oportunidades apareceram, mas a equipe não teve efetividade. A sorte do Coxa foi que o Criciúma também não conseguiu aproveitar as oportunidades que teve para ampliar a vantagem no placar e, assim, praticamente selar sua classificação. Na verdade, a “sorte” do Coritiba tem nome e sobrenome: o goleiro Gabriel Vasconcellos Ferreira, de 30 anos, que foi formado nas categorias de base do Cruzeiro e passou a maior parte da carreira na Itália, se destacando pelo Lecce nas últimas temporadas. Isso porque, nos acréscimos do primeiro tempo, o lateral-esquerdo do Tigre, Marcelo Hermes, ficou na cara do gol para marcar, mas parou em uma grande defesa de Gabriel.

No segundo tempo a partida ficou ainda mais pegada. O Criciúma fazia o que era preciso para manter a meta defendida por Gustavo protegida, inclusive engrossando em alguns momentos, e o Coritiba fazia o mesmo quando o adversário tinha a chance de sair em contra-ataque ou armar uma jogada perigosa. No entanto, o árbitro Flavio Rodrigues de Souza distribuiu cartões e conseguiu controlar bem a partida, que foi muito disputada, mas sem deslealdade de nenhum dos lados. E assim se manteve até que os minutos finais se aproximaram, as duas equipes mexeram e o Coritiba levou a melhor. Já naquele momento do abafa, quando o torcedor coxa-branca já duvidava que o gol pudesse sair, William Pottker conseguiu espaço em boa jogada na ponta direita e levantou na área: a bola se ofereceu na segunda trave para Alef Manga, de primeira, sem deixar a bola cair, marcar o gol de empate do Coxa, aos 41 minutos do segundo tempo.

Depois de passar praticamente o jogo inteiro com a classificação nas mãos, o Criciúma sentiu o golpe e o Coxa pressionou, mas a decisão acabou indo para os pênaltis. Os dois times fizeram um grande duelo e tiveram 100% de aproveitamento nas cobranças sequenciais, até que, na primeira das alternadas, Gabriel conseguiu defender a cobrança de Élder e a decisão ficou nos pés de Régis, que bateu com perfeição, no ângulo, para dar a classificação ao Coritiba.

Reação em momento decisivo anima torcedor para o restante da temporada.

O Coritiba não sofreu e chorou largado, mas passou por maus bocados neste início de temporada. Depois de um ano em que o clube voltou a ser campeão estadual, acabando com uma seca de 5 anos, e conquistou o grande objetivo de permanecer na Série A do Campeonato Brasileiro, a expectativa dos torcedores era alta para 2023, principalmente em razão da manutenção de jogadores importantes, como o experiente zagueiro Henrique e o decisivo atacante Alef Manga, combinada com a aquisição de nomes como William Pottker (vindo do Cruzeiro após passagem pelo Avaí), o argentino Marcelino Moreno (vindo da MLS) e o próprio goleiro Gabriel Vasconcellos (vindo do futebol Italiano). O próprio técnico, António Oliveira, vindo do Cuiabá, que encontra resistência da torcida coxa-branca em razão da passagem pelo rival, Athletico Paranaense, foi uma aquisição importante do Coritiba para 2023. No entanto, os resultados não apareceram dentro de campo da forma que o torcedor esperava e a pressão se intensificou sobre o treinador e todo o clube. Depois de ficar apenas em 3º colocado na primeira fase, o Coritiba deu um vexame ao cair logo nas quartas de final para o Cascavel, equipe que no ano passado disputou a Série D do Campeonato Brasileiro, sendo desclassificado na 2ª fase. Agora, contudo, com a classificação à 3ª e última fase da Copa do Brasil antes das oitavas de final, conquistada diante da torcida em um confronto com um adversário com boas virtudes, o Coritiba demonstra capacidade para competir nesta temporada e espera superar o vexame no estadual.

Siga o Betmotion nas redes sociais

betmotion - entre para ganhar - logo verde

Gostou deste texto? Deixe o seu comentário e acesse a área de apostas esportivas do Betmotion. Aproveite, também, para nos seguir nas redes sociais:

Twitter

Instagram

Facebook

Telegram

Deixe um comentário