Início » Colunas » Coluna do Verchai » Resumo das quartas de final da Copa do Brasil

Resumo das quartas de final da Copa do Brasil  

Fluminense recebe Atlético Mineiro no Maracanã pela partida de ida.

troféu da copa do brasil no gramado
Fluminense e Galo fazem hoje à noite jogo de ida pelas quartas da Copa do Brasil 2021 (Foto: Avocado Mídia/Copa do Brasil)

Às 21:30 (no horário de Brasília) desta quinta-feira (26), três dias após o empate por 1 a 1 pelo Campeonato Brasileiro, Fluminense e Atlético Mineiro voltam a se enfrentar, pela partida de ida da Copa do Brasil, com transmissão do SporTV para a TV fechada. Assim como pelo Brasileirão, o mando de campo vai ser do Tricolor Carioca, mas, ao invés de ser no Maracanã, que segue fechado para restauração do gramado, o confronto vai acontecer no estádio Nilton Santos. O Fluminense conseguiu passar pelo Red Bull Bragantino na 3ª fase da Copa do Brasil e ganhou motivação, mas teve dificuldade para vencer o Criciúma (equipe que disputa a Série C do Campeonato Brasileiro) nas oitavas de final. Além disso, os comandados de Roger Machado chegam abalados pela recente eliminação na Libertadores, que se deu pelo critério do gol fora de casa depois do empate por 3 a 3 no placar agregado (2 a 2 no Rio de Janeiro e 1 a 1 no Equador, em partida contra o Barcelona de Guayaquil pelas quartas de final). O Fluminense também carrega o peso de não vencer há 5 jogos, mas se apega exatamente no último empate com o Atlético Mineiro para surpreender o Galo nesta Copa do Brasil. A equipe carioca conseguiu sair na frente do placar e conseguiu segurar a vantagem até os últimos minutos do jogo, quando Eduardo Sasha entrou de elemento surpresa para definir o empate da equipe mineira. Agora, como se trata de um confronto de mata-mata, que vale uma grande quantia e a chance de ir para a grande final da Copa do Brasil, a expectativa é de que o Atlético tenha mais cautela dentro de campo. Sendo assim, o Fluminense pode acabar tendo dificuldade para conseguir levar um resultado positivo para a partida da volta, no Mineirão. Por outro lado, é importante ter em vista que Roger Machado está a frente de uma equipe acostumada a jogar no mais alto nível de competitividade e pode surpreender.

Flamengo goleia, São Paulo empata e Furacão abre vantagem

jogadores rubro-negros na arena do grêmio ida das quartas da copa do brasil
Classificação encaminhada: Flamengo supera jogador a menos e faz 4 a 0 no Grêmio em Porto Alegre (Foto: Alexandre Vidal/CRF)

Flamengo encaminha classificação às semifinais com goleada sobre o Grêmio em reencontro com Renato Portaluppi

Na quarta-feira (25) o Flamengo foi até o Rio Grande do Sul para enfrentar o Grêmio pela partida de ida das quartas de final da Copa do Brasil, em um confronto que marcava o reencontro de Renato Gaúcho com seu ex-clube, pelo qual conquistou diversos títulos e se lançou forte como um dos grandes técnicos do Brasil. O discurso do agora técnico Rubro-Negro antes de a bola começar a rolar era de total respeito e concentração para não ser surpreendido, mas foi. O Grêmio conseguiu impor seu ritmo de jogo e foi para o intervalo em vantagem numérica por conta da expulsão do lateral-direito Isla no fim do primeiro tempo (levando em consideração que as lesões de Bruno Henrique e Douglas Costa se equivaleram). Quando as equipes voltaram para o segundo tempo com o placar ainda zerado, a expectativa era de que o Grêmio se lançaria ao ataque e seria uma questão de tempo até que construísse a vitória em casa. No entanto, o que aconteceu foi que, com a lateral reposta e o meio de campo reforçado com a entrada de Thiago Maia para ajustar a marcação no meio de campo, ao lado de William Arão e com Éverton Ribeiro na criação, o Flamengo cresceu na partida. O zagueiro Bruno Viana Abriu o placar após cobrança de escanteio e obrigou o Grêmio a se lançar ainda mais ao ataque em busca do empate, só que foi no contra-ataque que o Rubro-Negro Carioca decretou a goleada. Vitinho e Michael ficaram encarregados das jogadas em velocidade pelas laterais: o 2 a 0 veio em uma bela assistência de Vitinho para Michael, o terceiro aconteceu em cruzamento de Vitinho para Rodinei marcar de cabeça, e a goleada de 4 a 0 foi decretada pelo próprio Vitinho, em cobrança de pênalti sofrido por Michael. Agora, o Flamengo poderia até perder por 3 gols de diferença na partida da volta, no Rio de Janeiro, para avançar às semifinais, mas quem apostaria em derrota do Rubro-Negro, por qualquer placar que fosse? 

São Paulo abre vantagem de 2 gols, mas cede empate ao Fortaleza no Morumbi e se complica na Copa do Brasil:

Também na última quarta-feira aconteceram os outros dois jogos de ida das quartas de final da Copa do Brasil. O primeiro aconteceu em Curitiba, na Arena da Baixada, envolvendo Athletico Paranaense e Santos. Jogando em casa, o Furacão conseguiu uma vitória simples, por 1 a 0, e vai jogar por um empate na partida da volta, na Vila Belmiro (quem avançar enfrenta, muito provavelmente, o Flamengo nas semifinais). Do outro lado da chave do mata-mata da Copa do Brasil, o São Paulo recebeu o Fortaleza no Morumbi para a partida de ida destas quartas de final. Em um confronto equilibrado, estudado e interessante contra o Tricolor do Pici, o Tricolor Paulista teve dificuldade, é verdade, mas capacidade para abrir 2 a 0 no placar, com 2 gols de Emiliano Rigoni no segundo tempo. Logo depois do segundo gol do atacante argentino, o técnico argentino, Hernán Crespo, apontou os dedos para a cabeça, como quem alertava para a pressão que viria do lado adversário, e pediu: “mais um, mais um”. E o São Paulo até conseguiu se manter focado na partida, mas Robson fez uma bela jogada pelo meio, no campo de ataque, e encontrou Yago Pikachu na área, livre de marcação. Tiago Volpi até saiu para fazer o corte como um último homem, mas errou o bote e deixou Pikachu na boa para descontar para o Fortaleza. O nervosismo claramente tomou conta do Tricolor Paulista, que viu Romarinho marcar, nos acréscimos da etapa final, o gol de empate do Leão do Pici. O 2 a 2 dá uma boa vantagem para o Fortaleza na partida da volta, que acontece na Arena Castelão, no Ceará. Basta um empate sem gols ou por 1 a 1 para a equipe de Juan Pablo Vojvoda avançar, enquanto os comandados de Crespo vão precisar de uma vitória para levar o São Paulo de volta às semifinais da Copa do Brasil.

Deixe um comentário