Início » Colunas » Coluna do Verchai » Clássicos estaduais esquentam a 5ª rodada do Brasileirão

Clássicos estaduais esquentam a 5ª rodada do Brasileirão  

Buscando a liderança, Atlético Mineiro faz quarto clássico do ano com o América e defende invencibilidade que completou 6 anos neste mês.

(Divulgação/CAM)

Na última terça-feira (3) o Atlético Mineiro visitou o América Mineiro no estádio Independência, em Belo Horizonte (Minas Gerais), pela 4ª rodada da fase de grupos da Copa Libertadores da América, e venceu. Com o resultado, o Atlético manteve a invencibilidade na Libertadores e lidera o Grupo D com vantagem de 3 pontos para o primeiro time fora da zona de classificação para as oitavas de final, enquanto o América se afundou na lanterna do grupo, de forma que praticamente já não tem mais chances de avançar na competição e dificilmente vai conseguir, em duas rodadas, tirar a distância de 4 pontos do 3º colocado, o Independiente del Valle, para pelo menos ir ao mata-mata da Copa Sul-Americana. Vale lembrar que Atlético e América já tinham se enfrentado nesta Libertadores, no Mineirão, na 2ª rodada, e empataram por 1 a 1 (o único ponto que o América conseguiu somar na competição até aqui). Atlético e América também haviam se enfrentado na primeira fase do Campeonato Mineiro, com vitória do Galo por 2 a 0 no estádio Independência. Agora, pela 5ª rodada do Brasileirão, Atlético e América se enfrentam pela quarta vez só neste ano, e o Galo busca a primeira vitória sobre o rival jogando ao lado da torcida (neste ano). No entanto, é de se considerar que o Coelho não sabe o que é vencer um Clássico das Multidões (como é chamado o duelo entre as equipes mineiras) desde o Campeonato Mineiro de 2016, quando o América se sagrou campeão vencendo exatamente o Atlético na final. Desde então, porém, foram 15 vitórias do Atlético Mineiro e outros 6 empates em um total de 21 partidas disputadas. O Galo ostenta grande vantagem em relação ao Coelho e dificilmente vai ficar sem os três pontos no clássico deste sábado (7), que acontece às 16:30 (no horário de Brasília), pela 5ª rodada do Brasileirão, com transmissão exclusiva do Premiere em pay-per-view. Vale lembrar que, neste ano, o Atlético Mineiro perdeu apenas uma das 24 partidas que disputou (levando em consideração todas as competições), tendo um total de 17 vitórias, com 49 gols marcados (média de dois por partida) e apenas 15 sofridos (pouco mais de um a cada duas partidas). O América, por outro lado, além da campanha ruim que faz na fase de grupos da Libertadores, apresenta instabilidade no Brasileirão e dificilmente vai conseguir arrancar pontos do atual campeão, ainda mais fora de casa.

Também neste sábado (7), às 20:30 (no horário de Brasília), o Athletico Paranaense recebe o Ceará na Arena da Baixada, em Curitiba, pela 5ª rodada do Brasileirão. As duas equipes chegam para o confronto somando o mesmo número de pontos (3) e precisando de um resultado positivo para não terminarem a rodada na zona de rebaixamento. Apesar de jogar em casa, o Athletico Paranaense chega para a partida abalado pela goleada sofrida diante do The Strongest, que culminou na demissão do técnico Fábio Carille menos de um mês após a sua contratação. Na partida diante do Ceará, que está embalado por uma campanha perfeita na Copa Sul-Americana (é o único time com 100% de aproveitamento nas 4 rodadas disputadas) sob o comando de Dorival Júnior, o Athletico Paranaense vai ser comandado por Wesley Carvalho (técnico do Sub-20). O recém-contratado, Felipão, assume o comando da equipe no dia seguinte à partida (no domingo, 8).

Flamengo e Botafogo fazem confronto direto pela chance de darem um salto na tabela de classificação:

Neste domingo (8) acontecem 7 partidas válidas pela 5ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. A primeira delas acontece às 11 horas da manhã (de Brasília), no estádio Mané Garrincha, em Brasília, onde o Flamengo recebe o Botafogo para um clássico carioca que pode valer um lugar na zona de classificação para a Libertadores. A partida vai ser transmitida com exclusividade pelo canal Premiere. Neste momento, com 4 rodadas disputadas, Flamengo e Botafogo somam os mesmos 5 pontos e aparecem na metade de baixo da tabela de classificação (ocupam, respectivamente, a 12ª e a 13ª posição). Quem vencer alcança 8 pontos, que, neste momento, levaria para o G-4 do Brasileirão, mas, até o fim da 5ª rodada, pode render pelo menos um lugar no G-6. O Botafogo pode ser tido como azarão no confronto, mas tem algumas coisas a seu favor, como o fato de estar descansado por não ter entrado em campo no meio da semana, assim como o Flamengo, que jogou contra o Talleres na última quarta-feira (4). Além disso, enquanto o técnico Paulo Souza tem vários desfalques (ainda não conta com Rodrigo Caio, Fabrício Bruno, Léo Pereira, Pablo, Gustavo Henrique e Vitinho, e Matheuzinho, Marinho e Pedro são dúvida), Luís Castro vai ter força quase total para o duelo, com exceção dos zagueiros Philipe Sampaio e Joel Carli (assim, Víctor Cuesta, recém-contratado junto ao Internacional, deve voltar a atuar, provavelmente ao lado de Kanu, que está retornando de lesão). No entanto, contando com grande parte de seus principais jogadores, como os meias De Arrascaeta e Éverton Ribeiro e os atacantes Bruno Henrique e Gabriel Barbosa, o Flamengo é amplo favorito a vencer e subir na tabela de classificação.

Às 16 horas (de Brasília) de domingo (8) acontecem duas partidas com transmissão da Globo: o estado de Goiás acompanha o clássico entre Atlético Goianiense e Goiás na luta contra a zona de rebaixamento, e o restante do país acompanha o grande duelo entre Palmeiras (11º colocado com 5 pontos) e Fluminense (14º colocado com 4 pontos), que lutam para se aproximar das primeiras posições da tabela. Às 18 horas (de Brasília) o Santos (6º colocado com 7 pontos) recebe o Cuiabá (7º colocado com 7 pontos) na Vila Belmiro com time titular (tendo em vista que poupou na última rodada da Copa Sul-Americana, e o Corinthians (líder isolado com 9 pontos) faz um duelo paulista com o Red Bull Bragantino (vice-líder invicto, com 8 pontos) no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, em um confronto direto pela liderança do Brasileirão (ambas as partidas vão ser transmitidas com exclusividade pelo Premiere). Às 19 horas (de Brasília), acontece o último clássico da rodada: o Juventude (penúltimo colocado com 2 pontos) recebe o Internacional (8º colocado com 7 pontos) no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. No mesmo horário, o Fortaleza recebe o São Paulo na Arena Castelão, no Ceará, buscando somar seus primeiros pontos no Brasileirão e, assim, deixar a lanterna do campeonato, mas o Tricolor Paulista tem time descansado para buscar os três pontos e seguir na parte mais alta da tabela de classificação (atualmente é o 5º colocado, com 7 pontos).

Deixe um comentário