Início » Colunas » Coluna do Verchai » Haaland chega ao City para se firmar como um dos maiores

Haaland chega ao City para se firmar como um dos maiores  

O atual campeão inglês Manchester City adquiriu uma das maiores estrelas do futebol mundial, o jovem atacante norueguês Erling Haaland. Ele foi contratado junto ao alemão Borussia Dortmund, time pelo qual se destacou nos últimos anos.

Cometa Haaland, durante jogo contra o Sevilla, pela Champions 2020/2021
(Divulgação)

Haaland pode não ter sido a contratação mais cara da janela de transferências de verão, nem mesmo chegou com troféus, mas não há dúvida de que é um dos negócios que geram mais expectativa na temporada. Chega para se firmar como um dos maiores atacantes do futebol mundial.

Olhos voltados para Haaland

Os números já favorecem o atleta, gerando enorme expectativa para esse início de temporada no City, números esses que são espantosos, Haaland marcou 115 vezes em 116 jogos pelo Red Bull Salzburg e Borussia Dortmund. Na Liga dos Campeões, ele possui uma média de um gol a cada 63,6 minutos. Ele disputou 19 jogos na principal competição de clubes da Europa e está a um gol de alcançar os 50 maiores artilheiros de todos os tempos.

Apenas atacantes da primeira fila do futebol mundial conseguem superar regularmente sua média de gols, mas dificilmente no nível de Haaland. Na Bundesliga e na Liga dos Campeões, ele marcou 74 gols sem pênaltis. Esse grau de desempenho excessivo não vai durar muito, mas um retorno para níveis “normais” pode não causar tanta preocupação diante de um desempenho tão expressivo.

Presença na área

Sua primeira aparição com a camisa do City contra o Bayern de Munique sugeriu que o desempenho de Halland pode continuar, ele levou apenas 11 minutos para marcar e dentro da sua característica, agradar seu treinador Pep Guardiola.

Foi quase um gol típico dos Citizens, a única variação da característica do time é que não foi um longo período de posse de bola. Nenhum time criou mais chances ou marcou mais gols de jogadas de passe pelos cantos com infiltrações e finalização com cortes na Premier League da temporada passada do que o de Guardiola, agora eles têm outro jogador para se aproveitar e muito essas oportunidades.

City é uma equipe que utiliza os chutes de perto em linha com o gol mais do que qualquer outra. O que parece é que Halland foi feito para o City e vice-versa.  Após a primeira partida de sua nova contratação, Guardiola fez questão de exaltar o jogador.

“Esse tipo de bola na frente do goleiro, sempre ele está lá”, disse o técnico.

Encontrar espaço atrás das linhas defensivas será ainda mais difícil nas cores do City, o clube possui jogadores como Kevin De Bruyne e Bernardo Silva, que podem passar a bola em pontos mais precisos, mas eles simplesmente podem não aparecer tão bem em alguns jogos, pois as defesas recuam cada vez mais com medo de dar espaço. Nesse caso, agora a equipe de Manchester tem um atacante de 1,80m que pode ganhar jogadas aéreas de uma maneira que não tem feito consistentemente com Guardiola.

Haaland deve fornecer mais dessa necessidade de marcar gols de cabeça, mas para um jogador do seu tamanho, ele não marca um grande número de gols dessa forma. Em relação a jogadas aéreas o atleta é uma opção que Guardiola insinuou que considerará, refletindo sobre a vitória amistosa sobre o Bayern, ele falou sobre como o City agora tem uma “alternativa para colocar a bola para ele”. Disse o treinador.

A nova contratação dos Citizens jogou apenas 40 minutos no Lambeau Field e recebeu apenas cinco passes, a dinâmica do jogador também foi exibida contra o Liverpool, onde o atacante norueguês deu apenas 16 toques na bola, sendo menores do que qualquer jogador em campo, mas apesar de não encontrarem o gol, foram praticamente todos perigosos.

Esperança de gols

É um artilheiro de elite que se encaixa no estilo de jogo do City, enquanto aos 22 anos vem muito bem para adicionar experiências na sua forma de jogar com Guardiola, além de muitos gols. Mas é preciso cautela, previsões semelhantes de muitos gols foram feitas no ano passado quando Cristiano Ronaldo chegou a Old Trafford e não funcionou como o esperado, assim como Suarez no Atlético de Madrid e Lukaku no Chelsea. 

Até certo ponto, os Citizens não vão simplesmente colocar outro gol de média por jogo porque estão colocando um atacante que marca com tanta frequência em uma posição que muitas vezes era preenchida por um atacante sem tais características. Os jogadores de Guardiola já estavam explorando os limites do quão dominante um time pode ser de fato, esse domínio sobre os oponentes pode ser ainda maior agora que a equipe não precisa mais sacrificar um jogador mais técnico da ponta ou do meio disfarçado de centroavante para alcançar seu objetivo e ser mais efetivo na frente. 

Evolução com Guardiola 

Haaland precisará se adaptar, na janela de transferências anterior o City estava atrás de Harry Kane e falava-se que tinham dúvidas se o norueguês poderia fazer todas as outras coisas de que a equipe precisava. Ele pode até ser o homem gol da equipe, sem dúvida, mas como um homem de ligação, eles apresentaram certo receio em relação ao atleta. Certamente essa é a área de evolução esperada para o jogador, que tem um repertório muito bom de assistências e criação de jogadas perigosas com finalizações.

Na Bundesliga onde as equipes tem diferenças técnicas maiores, ocorrem mais jogadas de ataque e contra-ataque em grande ritmo, quase que confuso, a bola pode sobrar entre os meio-campistas e os zagueiros até que Halland surja para a finalização, mas no clube inglês as coisas serão diferentes pois não há tanta disparidade entre as equipes. Contra defesas mais sólidas o jogador vai precisar se infiltrar mais, levar os zagueiros consigo e finalizar de forma mais rápida. 

A construção não é o único ponto em seu jogo onde há espaço para melhorias, com Guardiola ele vai precisar pressionar muito mais a defesa adversária na saída de bola, coisa não muito frequente para o jovem atacante. Para um treinador como Guardiola, que passou grande parte de seu tempo no City rebaixando o ícone do clube Sergio Aguero porque estava muito descontente com seu trabalho sem bola, adquirir essas novas características vai ser crucial para obter sucesso por seu novo clube.

Desafios 

Os atacantes tradicionais nem sempre foram os mais fáceis de se encaixar nas equipes de Guardiola, muitos nomes já tiveram problemas para se encaixar nas ideias do treinador, mas certamente Haaland vai ter a chance de se provar num time promissor formado para a temporada que tem início nesse domingo (07) para o Manchester City, onde será lançado o desafio para o atacante que tem por objetivo se firmar como um dos maiores do futebol mundial com muitos títulos e gols.

Deixe um comentário