Início » Colunas » Coluna do Verchai » Duelos se intensificam na Premier League

Duelos se intensificam na Premier League  

Em jogos atrasados, Liverpool cola no Manchester City em luta pelo título e Arsenal fica a um ponto de vaga na zona de classificação para a Champions League, tendo, ainda, duas partidas atrasadas para fazer.

(Divulgação/Premier League)

Na última quarta-feira (23) o Liverpool recebeu o Leeds United em Anfield Road por partida atrasada da Premier League, válida pela 19ª rodada. Precisando da vitória para se aproximar do Manchester City na luta pelo título, o Liverpool não tomou conhecimento da equipe comandada pelo argentino Marcelo Bielsa e deu espetáculo diante dos seus fanáticos torcedores.

O artilheiro isolado da Premier League, Mohamed Salah, foi o responsável por quebrar o gelo e abrir o placar da partida logo aos 15 minutos do primeiro tempo, em cobrança de pênalti. 15 minutos mais tarde, o atacante egípcio apareceu de garçom, fazendo jogada surpreendente com o zagueiro Joel Matip, que se lançou ao ataque para receber de Salah nas costas da marcação e, com frieza na frente do goleiro, aumentar a vantagem do Liverpool no placar. Ainda no primeiro tempo, Mané foi derrubado na área depois de outra assistência açucarada de Salah, que se encarregou da cobrança do pênalti para fazer o terceiro do Liverpool na partida e o 19º gol dele na Premier League, lembrando que o vice-artilheiro, que também é dos Reds (Diogo Jota), tem 12 gols marcados.

No segundo tempo, Sadio Mané também marcou os dois dele na partida, se tornando o terceiro artilheiro da Premier League, com 11 gols marcados, e Virgil van Dijk decretou a goleada por 6 a 0, que deixou o Liverpool a três pontos do líder, Manchester City.

No entanto, além de seguir na liderança, o Manchester City também é segue dono da maior goleada do campeonato, tendo aplicado um 7 a 0, na 17ª rodada, sobre o mesmo Leeds United que foi goleado pelo Liverpool na última quarta-feira (o Chelsea também fez um 7 a 0, sobre o Norwich City, na 9ª rodada).

Os Blues, com uma partida e 13 pontos a menos que o Manchester City (50-63), ocupa a 3ª posição da tabela. Neste momento, com a 4ª e última posição a dar vaga na próxima Liga dos Campeões está o Manchester United, que tem uma partida a mais e quatro pontos a menos que o Chelsea (46-50).

No entanto, o Arsenal vem logo atrás, na 5ª colocação (que dá vaga na Liga Europa), com um ponto e duas partidas a menos que o Manchester United (45-46). Os Gunners colaram nos Red Devils na tabela de classificação e estão muito próximos de tomar a 4ª posição da Premier League depois de conquistarem uma vitória fundamental na última quinta-feira (24), em confronto direto com o Wolverhampton, no Emirates Stadium, atrasado da 20ª rodada.

Arsenal e Wolverhampton estavam separados por apenas dois pontos na tabela de classificação e precisavam da vitória para se aproximar da zona de classificação para a Liga dos Campeões. E os Wolves saíram na frente logo nos primeiros minutos da partida, depois que o zagueiro brasileiro Gabriel Magalhães recuou mal para o goleiro e acabou entregando para atacante o sul-coreano Hwang Hee-chan abrir o placar. O Wolverhampton se fechou na defesa depois do gol e deixou o Arsenal em situação bastante complicada com seus rápidos contra-ataques.

Então, vendo que a estratégia não ia funcionar com o início do segundo tempo, Mikel Arteta fez as duas substituições que salvaram os Gunners da derrota frustrante ao lado da torcida. Primeiro, colocando o marfinense Nicolas Pépé no lugar do jovem brasileiro Gabriel Martinelli e, poucos minutos depois, se lançando ao ataque com o atacante inglês Eddie Nketiah substituindo o lateral-direito Cédric Soares, e foi através deles que o Arsenal conseguiu o gol de empate: Nketiah recebeu lançamento na área e ajeitou para Pépé, que deu um belo giro antes de finalizar tirando do goleiro. E já nos acréscimos, aos 50 minutos do segundo tempo, Alexandre Lacazette tabelou com Pépé na área e, mesmo sem ângulo, conseguiu vencer o goleiro português José Sá para decretar a virada dos Gunners.

Prévia da 27ª rodada da Premier League, que acontece neste fim de semana:

Em razão da disputa da final da Copa da Inglaterra, que acontece às 13:30 (no horário de Brasília) do próximo domingo (27), com transmissão da ESPN na TV a cabo, Chelsea e Liverpool não vão disputar a 27ª rodada da Premier League neste fim de semana, mas vão ter suas partidas reagendadas (os Blues enfrentariam o Leicester City em Stamford Bridge e os Reds jogariam com o Arsenal no Emirates Stadium, em Londres).

A 27ª rodada da Premier League vai ser aberta nesta sexta-feira (25), às 17 horas (de Brasília), com a partida entre Southampton (9º colocado) e Norwich City (lanterna) no Saint Mary’s Stadium. No sábado (26) a rodada começa cedo, às 9:30 (no horário de Brasília), com o Tottenham visitando o Leeds United com transmissão da ESPN na TV a cabo.

Com duas partidas a menos, o Tottenham está na 8ª posição, a sete pontos do Manchester United, que é o último na zona de classificação para a zona de classificação. O Leeds United, por sua vez, chega para a partida abalado por não vencer a cinco rodadas, tendo perdido as últimas três de forma consecutiva, e está se aproximando da zona de rebaixamento: na 15ª posição, tem duas partidas e três pontos a mais que o primeiro time na zona de rebaixamento, o Burnley (18º colocado).

O Burnley, inclusive, entra em campo logo na sequência, às 12 horas (de Brasília), para enfrentar o Crystal Palace (11º colocado) fora de casa, no Selhurst Park, em Londres. No mesmo horário a ESPN transmite na TV a cabo a partida do Manchester United, em Old Trafford, contra o Watford (penúltimo colocado).

em destaque o goodison park casa do everton
(Foto: reprodução: site do Everton/Getty Images)

Às 14:30 (no horário de Brasília), o líder Manchester City encerra as partidas de sábado (26) enfrentando o Everton no Goodison Park, em Liverpool, com transmissão exclusiva da ESPN pelo streaming do “Star+”.

Vindo de derrota para o Tottenham em clássico, o Manchester City precisa da vitória para não dar a chance de o Liverpool se aproximar ainda mais da liderança da Premier League, mas o Everton, que também vem de derrota (para o Southampton, fora de casa), também precisa da vitória para abrir mais vantagem da zona de rebaixamento, que neste momento é de apenas dois pontos.

Por fim, no domingo (27), às 11 horas (de Brasília), a ESPN transmite na TV fechada a partida entre West Ham e Wolverhampton, no Estádio Olímpico de Londres, que encerra os jogos deste fim de semana da Premier League. Com uma partida e dois pontos a menos que o West Ham, o Wolverhampton busca a vitória para assumir a 6ª posição, que neste momento é do time londrino, que espera somar pontos ao lado da torcida para seguir próximo da zona de classificação para a Liga dos Campeões.

Deixe um comentário