Início » Colunas » Coluna do Verchai » PSG abre vantagem sobre o Real Madrid

PSG abre vantagem sobre o Real Madrid  

Mbappé marca no fim e deixa o PSG em vantagem contra o Real Madrid na disputa por vagas nas quartas de final da Champions League.

mbappe celebra o gol da vitória do psg sobre o real na champions 2021-2022
Em jogada que teve calcanhar de Neymar, Mbappé entrou na área driblando e marcou o gol da vitória do PSG sobre o Real Madrid, no Parque dos Príncipes, em duelo de ida pelas oitavas da Champions (Divulgação/PSG)

Nesta terça-feira (15), o Paris Saint-Germain recebeu o Real Madrid no Parque dos Príncipes em confronto válido pela partida de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões.

Com Neymar no banco de reservas por estar voltando de lesão e ainda não ter 100% do seu condicionamento físico, o técnico argentino Mauricio Pochettino apostou em Ángel Di Maria para formar o trio ofensivo ao lado de Lionel Messi e Kylian Mbappé, com três volantes de ofício no meio de campo (Leandro Paredes, Danilo Pereira e Marco Verratti) para dar suporte à defesa (formada pela dupla Marquinhos e Kimpembe em razão da ausência de Sergio Ramos, machucado) nas subidas dos laterais Achraf Hakimi e Nuno Mendes, sempre muito ofensivos.

Desde os primeiros minutos do confronto ficou claro que, mesmo sem Neymar, o Paris Saint-Germain tomaria conta das ações ofensivas com Verratti se aproximando de Messi para armar as jogadas no meio de campo e Mbappé caindo mais pelas pontas para enlouquecer a defesa do Real Madrid com suas jogadas individuais. Foi assim que o PSG conseguiu suas primeiras chegadas de perigo ao ataque, mas, primeiro, Di Maria isolou após receber de Mbappé na área e, depois, o próprio camisa 7, ao receber lançamento milimétrico de Messi nas costas da defesa merengue, não conseguiu vencer o goleiro Thibaut Courtois.

A partida ficou ainda mais movimentada na reta final do primeiro tempo, pois o Real Madrid arriscou adiantar a marcação em alguns momentos, mas o PSG continuou tendo as melhores oportunidades, apesar de não ter conseguido ser efetivo. Logo nos primeiros minutos da etapa complementar, porém, Mbappé voltou a se destacar: primeiro, recebendo de Paredes na entrada da área, obrigou Courtois a fazer uma grande defesa para evitar que o placar fosse aberto e, pouco depois, foi derrubado por Carvajal na área em uma de suas jogadas individuais de velocidade. O pênalti foi marcado, mas, ao invés de Mbappé, Messi foi para a cobrança e acabou parando em Courtois.

Então, pouco antes dos 30 minutos do segundo tempo, sabendo que precisava de uma vitória em casa para ter mais chances de avançar na Liga dos Campeões, Mauricio Pochettino apelou para Neymar, que entrou no lugar de Ángel Di Maria e desde logo mudou a cara do jogo. Só que o Real Madrid continuava se defendendo muito bem.

Mas, já nos acréscimos da etapa final, em uma jogada um tanto despretensiosa em razão de as linhas de marcação do Real já estarem bem postadas, Neymar atraiu a atenção de Lucas Vázquez e, de calcanhar, acionou Mbappé com espaço na ponta esquerda: o camisa 7 foi pra cima, passou no meio de dois com um belo drible e bateu firme, por entre as pernas de Courtois, para fazer o gol da vitória do Paris Saint-Germain.

É claro que nada está definido, pois há mais 90 minutos para serem disputados na partida da volta, que acontece em Madrid, no Santiago Bernabéu, no dia 9 de março. Ainda assim, a vitória do PSG, mesmo que pelo placar simples de 1 a 0, foi um grande passo na direção das quartas de final, até porque, vale destacar, o Real não vai poder contar com um jogador crucial para o seu sistema: o volante brasileiro Casemiro, que recebeu o terceiro cartão amarelo e vai ter de cumprir suspensão.

O critério do gol marcado fora de casa já não existe mais nas novas regras da UEFA, mas o empate na partida da volta dá a classificação para o time francês.

Manchester City amassa o Sporting fora de casa e praticamente carimba a classificação para as quartas de final

Também na terça-feira (15) o Manchester City foi até a capital de Portugal para enfrentar o Sporting no Estádio José Alvalade, pela partida de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões. Tratava-se do confronto entre o atual campeão inglês contra o atual campeão português, de forma que era esperado algum equilíbrio, mas não houve qualquer paridade entre as equipes. Mesmo contando com o apoio da torcida, o Sporting não conseguiu resistir à pressão do Manchester City e acabou sendo goleado.

Apostando em uma formação com três zagueiros para dar mais liberdade aos pontas e intensificar a pressão sobre o adversário, Pep Guardiola viu seu time tomar conta do jogo desde os primeiros minutos. Riyad Mahrez abriu o placar pouco depois dos cinco minutos do primeiro tempo recebendo assistência açucarada de Kevin de Bruyne; Bernardo Silva ampliou aos 17’ com um golaço em chute de bate-pronto de dentro da área após corte mal feito pela defesa do Sporting em cobrança de escanteio; Phil Foden fez o terceiro do Manchester City após bela jogada e assistência de Mahrez e; ainda no primeiro tempo, Bernardo Silva fez o segundo dele recebendo de Sterling na área. O baile continuou no segundo tempo: Bernardo Silva chegou a fazer o terceiro dele na partida, mas o gol foi anulado por impedimento do meia-atacante português.

Mesmo assim o Sporting não se livrou de levar o quinto: com um belo chute de fora da área, Raheem Sterling marcou mais um golaço e decretou o passeio: Sporting 0 x 5 Manchester City. Como nunca um placar tão elástico foi revertido na fase de mata-mata da Liga dos Campeões, e levando em consideração a diferença entre as equipes, pode-se dizer que o Manchester City é o primeiro time a garantir vaga nas quartas de final.

A partida da volta destas oitavas, entre Manchester City e Sporting, acontece no Etihad Stadium, na Inglaterra, mais uma vez no mesmo dia do confronto entre PSG e Real (09/03). 

E as oitavas de final da Liga dos Campeões continua nesta quarta-feira (16), às 17 horas (de Brasília), com mais duas partidas: o Red Bull Salzburg recebe o Bayern de Munique na Red Bull Arena, na Áustria, com transmissão do Space na TV fechada; e a Inter de Milão enfrenta o Liverpool no San Siro, na Itália, com transmissão da TNT na TV fechada.

Deixe um comentário