Início » Colunas » Coluna do Verchai » São Paulo x São Bernardo abre quartas de finais do Paulista

São Paulo x São Bernardo abre quartas de finais do Paulista  

São Paulo x São Bernardo, nesta terça-feira (22), às 20h30, no Morumbi, abre as quartas de finais do Campeonato Paulista 2022. HBO Max e Estádio TNT Sports transmitem ao vivo a partida eliminatória que definirá o primeiro semifinalista do estadual.

rogério ceni na beira do campo comandando o são paulo
São Paulo de Rogério Ceni recebe o São Bernardo no Morumbi em busca de vaga nas semifinais do Paulistão 2022 (Divulgação/SPFC)

Mandante do jogo, o São Paulo terminou a primeira fase do Paulista na liderança do Grupo B e com a terceira melhor campanha geral, ficando atrás apenas dos rivais Palmeiras e Corinthians. Já o time do ABC paulista foi vice-líder do Grupo B e terminou com a oitava campanha no geral.

O São Paulo chega para o confronto em casa motivado pela evolução que a equipe demonstrou ao longo do campeonato, que lhe garantiu a terceira melhor campanha da primeira fase. A equipe comandada por Rogério Ceni ganhou seis reforços importantes para esta temporada, apesar de também ter sofrido algumas perdas, e demonstrou muita dificuldade nas primeiras rodadas da fase de grupos do Campeonato Paulista: não conseguiu vencer nas três primeiras rodadas, tendo perdido duas vezes (para o Guarani na estreia e para o Bragantino).

O São Paulo estava claramente se adaptando a uma nova forma de atuar com a chegada dos reforços e, a partir da quarta rodada do Campeonato Paulista, embalou uma sequência de 7 partidas sem derrota, das quais venceu 5 e empatou 2. Duas destas vitórias foram em clássico: 3 a 0 sobre o Santos em plena Vila Belmiro e 1 a 0 diante do Corinthians no Morumbi, ao lado da torcida.

Logo depois da vitória no Majestoso, porém, o São Paulo fez um clássico com o Palmeiras, reeditando o confronto da final do estadual do ano passado, e acabou perdendo por 1 a 0 no Morumbi. No entanto, a derrota para o Palmeiras não foi nenhum desastre para a equipe de Rogério Ceni, mas, pelo contrário, comprovou a evolução do trabalho que vem sendo feito por ter demonstrado grande resistência ao atual bicampeão da Libertadores. Tanto é que o São Paulo venceu as três partidas que fez depois da derrota no clássico: duas pela fase de grupos do Campeonato Paulista e uma pela segunda fase da Copa do Brasil.

Nomes como o de Nikão, Patrick e Rafinha, as principais contratações do São Paulo na temporada, ficaram em um segundo plano. O único recém-contratado que realmente encantou o torcedor foi o goleiro Jandrei, que, depois de defender um pênalti que garantiu o 0 a 0 do São Paulo com o Ituano na segunda rodada da fase de grupos, praticamente se consolidou como titular. Além dele, nomes mais conhecidos do torcedor, como Miranda, Reinaldo, Gabriel Sara e Jonathan Calleri, voltaram a demonstrar sua importância para o time.

Em geral, Rogério Ceni conta com um elenco forte, que chega para este mata-mata totalmente vivo na luta pelo bicampeonato estadual. No primeiro desafio, diante do São Bernardo nesta terça-feira (22), o São Paulo carrega amplo favoritismo, apesar das boas virtudes que possui a equipe de Márcio Zanardi, que ostenta a terceira melhor defesa do Campeonato Paulista, ao lado da do Tricolor Paulista, com 10 gols sofridos em 12 partidas disputadas.

Santo André fica à frente do Santos e será adversário do Bragantino na quarta

Mesmo com a vitória suada sobre o Água Santa na última rodada da fase de grupos, o Santos ficou fora das quartas de final do Campeonato Paulista. Isso porque o Santo André conseguiu fazer uma boa campanha e, com a vitória sobre a Inter de Limeira na última rodada da fase de grupos, confirmou sua classificação para o mata-mata, deixando o Santos de fora.

Na liderança do Grupo D, o Red Bull Bragantino, que empatou com o Palmeiras na última rodada, apenas assistiu a disputa acirrada pela vice-liderança, que definiria o duelo das quartas de final. Por fim, ficou definido que o adversário do Bragantino nas quartas de final vai ser o Santo André.

O confronto acontece no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, às 19 horas (de Brasília) da próxima quarta-feira (23), com transmissão exclusiva por pay-per-view, pelo Premiere e pelo streaming do “Paulistão Play”.

Dentre os confrontos das quartas de final, este possivelmente é o que mais tem chance de dar “zebra”, tanto porque o “azarão”, Santo André, possui uma equipe difícil de ser batida (só foi derrotada por Corinthians, Palmeiras e São Paulo, todas pelo placar simples de 1 a 0), como porque o Red Bull Bragantino se mostrou mais frágil do que os outros três favoritos dos confrontos das quartas de final (Corinthians, Palmeiras e São Paulo). Tanto é que, por ter ficado na 4ª posição da classificação geral, o Bragantino deve enfrentar o Palmeiras, que fez a melhor campanha da primeira fase, nas semifinais, caso avance de fase.

Palmeiras e Corinthians são amplamente favoritos nas quartas de final

Líder isolado da classificação geral do Campeonato Paulista com os 30 pontos conquistados nas 12 rodadas da primeira fase, o Palmeiras deve ter a vantagem de jogar ao lado da torcida todas as decisões das fases finais. O atual vice-campeão paulista vai fazer a partida única destas quartas de final no Allianz Parque e, se avançar, também faz a partida única da semifinal em casa. Se chegar à grande final, que é disputada em partidas de ida e de volta, o Palmeiras faz a partida decisiva ao lado da torcida, no Allianz Parque.

O primeiro desafio da equipe comandada por Abel Ferreira, pelas quartas de final, será contra o time com a melhor campanha da primeira fase, dentre as equipes que ficaram na vice-liderança de seus grupos (ou seja, atrás dos quatro líderes: Palmeiras, Corinthians, São Paulo e Bragantino): o Ituano. O atual campeão da Série C do Campeonato Brasileiro não decepcionou no Campeonato Paulista e fez uma grande campanha, chegando a vencer o Red Bull Bragantino, além de empatar com o São Paulo.

O Ituano certamente é a equipe mais qualificada entre as que se classificaram na vice-liderança de seus grupos, mas, em contrapartida, também vai ter o adversário mais complicado, que dificilmente vai deixar escapar a classificação para a semifinal, principalmente jogando com o apoio da torcida. A partida entre Palmeiras e Ituano, no Allianz Parque, é na próxima quarta-feira (23), às 21:35 (no horário de Brasília), com transmissão da Record na TV aberta.

Por fim, na quinta-feira (24), às 19 horas (de Brasília), com transmissão do canal do Paulistão no Youtube, o Corinthians recebe o Guarani na Neo Química Arena para definir a última vaga nas semifinais. Além da classificação, o Timão deve ir em busca da vitória para que, nas semifinais, provavelmente enfrentando o São Paulo, tenha a vantagem de jogar em casa, com o apoio da torcida. Se o Tricolor Paulista vencer e o Corinthians se classificar com um empate nestas quartas de final, por exemplo, o Majestoso da partida única da semifinal seria no Morumbi.

Deixe um comentário