Início » Colunas » Coluna do Verchai » Prévia da 18ª rodada do Brasileirão

Prévia da 18ª rodada do Brasileirão  

Palmeiras defende vice-liderança em confronto difícil com o Athletico Paranaense, que quer voltar para a zona de classificação para a Libertadores.

troféu de campeão brasileiro
(Divulgação/CBF)

A 18ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, a penúltima do primeiro turno da competição, começa às 17 horas (de Brasília) deste sábado (28), no estádio Aldemar da Costa Carvalho (a Ilha do Retiro), em Recife, onde o Sport recebe a Chapecoense, com transmissão exclusiva do Premiere, em pay-per-view. Ocupando a 18ª posição, com 15 pontos, o Leão da Ilha vem de duas derrotas consecutivas e não vence há 3 jogos, mas espera voltar a encontrar o caminho da vitória jogando em casa para alcançar os mesmos 18 pontos de Fluminense (16º) e Bahia (15º) e ter alguma chance de deixar a zona de rebaixamento ainda nesta rodada. Do outro lado, a Chapecoense chega para o confronto ainda sem ter vencido uma única partida neste Brasileirão e deve ter dificuldade para somar pontos, principalmente levando em consideração a necessidade dos adversários, que estão bem melhores no campeonato.

Às 19 horas (de Brasília) do mesmo dia, o Santos recebe o Flamengo na Vila Belmiro precisando voltar a somar pontos em casa para se reaproximar da zona de classificação para a próxima Libertadores (G-6). A equipe de Fernando Diniz está sem vencer há 4 jogos e venceu apenas uma das últimas 7 partidas que disputou (período no qual acumulou 3 empates no Brasileirão, uma eliminação na Copa Sul-Americana e uma derrota pela partida de ida das quartas de final da Copa do Brasil). Do outro lado, o Flamengo busca a vitória para seguir na cola das equipes que estão no G-4 do Brasileirão, mesmo com o Rubro-Negro Carioca tendo duas partidas atrasadas para fazer. Desde a chegada de Renato Portaluppi ao comando, o Flamengo acumulou um total de 11 vitórias (além de 1 empate e 1 derrota) em 13 partidas disputadas. O Santos costuma fazer confrontos equilibrados com o Flamengo, mas dificilmente vai conseguir somar pontos desta vez, mesmo jogando na Vila Belmiro, pois as equipes passam por momentos completamente opostos.

Os jogos de sábado (28) se encerram às 21 horas (de Brasília), com dois jogos. O Premiere transmite com exclusividade a partida entre Grêmio e Corinthians, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. O Tricolor Gaúcho chega para a partida da 21ª rodada do Brasileirão tentando se focar nas últimas duas vitórias alcançadas pela competição, para não se abalar pela goleada sofrida diante do Flamengo na última quarta-feira (25), pela ida das quartas de final da Copa do Brasil. No entanto, vai encontrar um grande desafio para voltar a somar os 3 pontos no campeonato, pois enfrenta um descansado e reforçado Corinthians, que vem de duas vitórias consecutivas, não perde há 3 jogos, e espera voltar a somar 3 pontos para seguir firme na zona de classificação para a próxima Libertadores (G-6).

No mesmo dia e horário do confronto entre Grêmio e Corinthians, mas com transmissão da TNT na TV fechada (e do Estádio TNT Sports em streaming, além do canal Premiere em pay-per-view), o Palmeiras vai receber o Athletico Paranaense no Allianz Parque precisando vencer para não perder mais posições na tabela de classificação. O Verdão perdeu a liderança na 15ª rodada, após derrota para o Fortaleza, e deixou o Atlético Mineiro abrir larga vantagem com as duas últimas derrotas pelo brasileirão, incluindo um confronto direto com o atual líder. Agora, depois de mais uma semana livre para se preparar para o jogo contra o Athletico Paranaense, o Palmeiras espera voltar a vencer no campeonato para não perder a vice-liderança e, ainda, ficar próximo de sair do G-4. Por tudo isso, o “exausto” time de António Oliveira, que vem de jogos consecutivos e decisivos pelo Brasileirão, Copa Sul-Americana e Copa do Brasil, dificilmente vai conseguir somar pontos nesta rodada, enfrentando o Palmeiras no Allianz Parque.

Duelo entre times do G-4 esquenta jogos de domingo (29).

As partidas de domingo do Brasileirão começam logo às 11 horas da manhã (no horário de Brasília), com o duelo entre América Mineiro e Ceará, na Arena Independência. O Coelho ocupa a penúltima posição da tabela e precisa dos 3 pontos para voltar a se aproximar dos primeiros times fora da zona de rebaixamento, mas deve ter dificuldade diante do Vozão, mesmo jogando em casa. Isso porque o Ceará pode já confirmar a melhor campanha em um primeiro turno de Brasileirão de sua história se conseguir pelo menos um empate nesta rodada e, em caso de vitória, pode até terminar a rodada no G-6.

Às 16 horas, com transmissão da Globo para a TV aberta, o Juventude recebe o São Paulo no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS). O confronto vale um lugar na zona de classificação para a Copa Sul-Americana (que abrange do 7º ao 12º colocado neste momento).

Às 18:15 do horário de Brasília, o Athletico Goianiense recebe o Internacional no estádio Antônio Accioly, em Goiânia. A partida envolve dois times que, neste momento, estão na zona de classificação para a Copa Sul-Americana, e que sonham em se aproximar um pouco mais do G-6 (o Dragão, inclusive, tem boas chances de alcançar a 6ª posição em caso de vitória).

Encerrando os jogos do fim de semana do Brasileirão, o Red Bull Bragantino desafia o líder isolado, Atlético Mineiro, em seu estádio Nabi Abi Chedid, no interior de São Paulo, às 20:30 (no horário de Brasília de domingo, com transmissão do SporTV para a TV fechada. A equipe de Bragança Paulista chega para um de seus confrontos mais importantes deste primeiro turno do Campeonato Brasileiro motivada por ter vencido as últimas duas partidas que fez, e com a vantagem, em relação ao adversário, de ter aproveitado a semana livre para treinar. O Atlético Mineiro, por sua vez, vem em uma sequência ingrata de jogos importantes, mas parece não estar sentindo muito o peso do desgaste. Mesmo quando o técnico Cuca opta por poupar alguns de seus principais jogadores, eles entram durante a partida em muitas ocasiões e, além disso, os reservas mantém o alto nível de competitividade (como é o caso de Eduardo Sasha, Keno, entre outros). O Galo venceu 8 das últimas 10 partidas que disputou, tendo perdido apenas uma vez neste período (para o Bahia, pela Copa do Brasil). A última derrota do Atlético no Brasileirão foi na 7ª rodada, em partida contra o Santos (desde então foram 9 vitórias consecutivas, e um empate com o Fluminense na última rodada). Portanto, a expectativa é de um confronto franco entre o atual líder isolado do Brasileirão e o 4º colocado, com probabilidade de muitos gols.

Deixe um comentário