Início » Colunas » Coluna do Verchai » Prévia dos jogos de Flamengo e Atlético-MG na Libertadores

Prévia dos jogos de Flamengo e Atlético-MG na Libertadores  

Em meio às finais de seus campeonatos estaduais, Flamengo e Atlético-MG tentam confirmar a liderança de seus grupos na Libertadores.

Libertadores - Campeonatos
Flamengo e Atlético-MG têm jogos nesta noite pela quinta rodada da Libertadores (Imagem: reprodução Libertadores)

Nesta quarta-feira (19), às 21 horas (de Brasília), Flamengo e Atlético-MG entram em campo pela 5ª rodada, a penúltima da fase de grupos da Copa Libertadores da América. A Fox Sports transmite, na TV a cabo, a partida do Rubro-Negro carioca contra a LDU de Quito, no Maracanã, pelo grupo G.

Para o rubro-negro carioca, um empate é suficiente para confirmar sua classificação às oitavas de final. Isso porque, com três vitórias e um empate até aqui, o Flamengo lidera o grupo G da Libertadores com folga de 4 pontos para o vice-líder, Vélez Sarsfield, e com 6 pontos de vantagem em relação à LDU, 3ª colocado do grupo. Por isso, ainda é possível que a equipe de Rogério Ceni fique fora do mata-mata, apesar de esta chance ser mínima (uma vez que o Flamengo teria de perder as duas últimas rodadas e Vélez e LDU teriam de vencer ambas). O problema, para os adversários, é que o Flamengo joga as duas últimas rodadas desta fase de grupos em casa, no Maracanã. Além disso, Ceni deve ir a campo com força máxima para conquistar os três pontos e não só garantir a classificação para as oitavas de final da Libertadores, como para ir à última rodada já confirmado na liderança do grupo G (o que dá a vantagem de enfrentar o vice-líder de um outro grupo nas oitavas, além de fazer a partida de volta em casa). Dessa forma, com exceção de Rodrigo Caio, que voltou de lesão na última partida, e Diego Alves, que ainda não está totalmente recuperado, Rogério Ceni deve ir a campo com a equipe considerada titular. Talvez em razão da situação confortável na Libertadores, outros poucos atletas sejam preservados, como Filipe Luís e Diego, que são propícios a lesões e já possuem 35 anos ou mais. De qualquer forma, a expectativa é de que o Flamengo vá às redes e some pelo menos um ponto diante da LDU, confirmando vaga nas oitavas de final. A vitória, no entanto, deve depender da solidez defensiva da equipe de Ceni, que ainda não conseguiu ficar uma única rodada sem ser vazada, e este problema custou um empate com o lanterna do grupo, o Unión La Calera, na última rodada. Ainda assim, e tendo em vista a vitória inédita na altitude de Quito, na primeira partida contra a LDU, a expectativa é de outra vitória carioca, agora no Maracanã.

Espera-se que o lado rubro-negro do Rio de Janeiro não passe pela mesma coisa que o lado tricolor, que sofreu a primeira derrota na última rodada e acabou se complicando no grupo D da Libertadores. Assim como deve fazer Rogério Ceni nesta quarta-feira, Roger Machado levou a campo, na terça (18), seus principais jogadores, pois visava uma vitória, que garantiria o Fluminense nas oitavas de final. Na verdade, um empate bastava para o tricolor carioca confirmar passagem para o mata-mata, e a equipe até começou bem a partida. No entanto, talvez por estar muito ansioso para conquistar o título do Campeonato Carioca no fim de semana e, assim, acabar com uma seca de quase dez anos sem esta conquista, o Fluminense não conseguiu cumprir seu objetivo. O Junior Barranquilla conseguiu se defender bem e se aproveitou de uma desatenção da defesa tricolor para abrir o placar no primeiro tempo. Na etapa final, Edwin Cetre aumentou para o Barranquilla em um belo chute da intermediária. O Fluminense até conseguiu descontar com Abel Hernández, depois de arrancada e assistência de Nenê, mas não evitou a derrota por 2 a 1. Agora, se não conseguir pelo menos um empate com o River Plate, na Argentina, pela última rodada da fase de grupos da Libertadores, o Fluminense pode acabar ficando fora das oitavas de final.

Flamengo e Atlético-MG estarão nas oitavas. Assim como o Mengão, Galo quer a liderança do seu grupo

Também às 21 horas (de Brasília) desta quarta-feira, o Atlético Mineiro entra em campo diante do Cerro Porteño, no Estádio La Nueva Olla, em Assunção (Paraguai), em partida que vai ser transmitida com exclusividade pela TV CONMEBOL, em pay-per-view. Em meio às partidas de ida e volta da final do Campeonato Mineiro (a primeira partida terminou sem gols), o técnico Cuca pode ter algumas novidades na equipe titular em razão da atual sequência de jogos, que incluiu duas viagens internacionais. Dessa forma, o Galo pode encontrar dificuldade para conseguir somar os três pontos fora de casa, principalmente porque se trata de um confronto direto contra o atual vice-líder, o Cerro Porteño, que está há exatos três pontos de distância do Atlético. Além disso, os três pontos dão tranquilidade para que os chilenos não dependam da vitória na última rodada para avançarem às oitavas de final. Portanto, esta certamente vai ser uma partida difícil para o Atlético Mineiro, que deve buscar pelo menos um empate para ficar mais próximo de confirmar a liderança do grupo, uma vez que a vaga nas oitavas já está garantida.

E se levarmos em consideração o a dificuldade das equipes brasileiras nesta penúltima rodada da fase de grupos, aí sim é que se pode dizer que o Galo deve ficar contente se arrancar pelo menos um ponto no Paraguai. Isso porque os quatro times brasileiros que jogaram na terça foram derrotados. Além do Fluminense, São Paulo e Palmeiras, que se preocupam com a final do Campeonato Paulista, também foram derrotados, mesmo jogando em casa. Além deles, teve a dura derrota do Santos, na altitude de mais de 3 mil e 500 metros de La Paz, na Bolívia, diante do até então lanterna do grupo C, The Strongest. A equipe boliviana abriu 2 a 0 nos primeiros minutos do jogo e, mesmo perdendo um jogador, expulso, ainda aos 25’ da etapa inicial, conseguiu segurar a vitória no segundo tempo. Felipe Jonatan até conseguiu descontar para o Santos, mas os comandados de Fernando Diniz (que foi expulso na estreia, contra o Boca, e não comandou o time na Bolívia) não conseguiram evitar a derrota por 2 a 1. Com o resultado, as chances de classificação do Santos caíram consideravelmente, e podem diminuir se o Boca vencer ou mesmo empatar com o Barcelona em partida que fazem na quinta-feira (20), em La Bombonera.

banner bônus de boas vindas com a embaixadora do Betmotion, a atacante Cristiane

Deixe um comentário