Início » Colunas » Coluna do Verchai » Brasileiros seguem próximos de classificação na Libertadores

Brasileiros seguem próximos de classificação na Libertadores  

Atlético Mineiro pode abrir larga vantagem na liderança do grupo H

estádio do Mineirão, em BH
Mineirão, casa do Galo na Libertadores. Jogo desta quinta é fora, em Barranquilla, na Colômbia (Reprodução: Twitter/Mineirão)

Nesta quinta-feira (4), às 21:30 (horário de Brasília), o Fox Sports transmite, para a TV fechada, a partida entre América de Cali e Atlético Mineiro, no Estádio Romelio Martínez, em Barranquilla, na Colômbia. O confronto, envolvendo o lanterna (América) e o líder (Atlético) do grupo H da Copa Libertadores da América, é válido pela quarta rodada e pode definir o segundo time brasileiro a confirmar vaga nas oitavas de final. Somando os mesmos sete pontos do Cerro Porteño, que já jogou na rodada, o Atlético Mineiro já ocupa a primeira posição do grupo (pelo saldo de gols) e pode definir a classificação em caso de vitória, pois alcançaria os 10 pontos e deixaria o 3º colocado (Deportivo La Guaira) há sete pontos de distância, faltando apenas duas rodadas (seis pontos) para o fim da fase de grupos. Para tanto, o Galo precisa somar os três pontos diante do lanterna, América de Cali, jogando fora de casa. No primeiro confronto entre as equipes, disputado em Minas Gerais, o Atlético venceu por 2 a 1 com alguma dificuldade, mas a equipe comandada por Cuca chega embalada por goleada sobre o vice-líder, Cerro Porteño, na última rodada. Mesmo utilizando uma equipe alternativa nas últimas partidas do Campeonato Mineiro, o Galo conseguiu garantir seu lugar na final. Portanto, até para que possa focar suas forças na competição estadual e, assim, já conquistar o primeiro título da temporada, o Atlético Mineiro deve ir forte em busca de sua primeira vitória fora de casa nesta fase de grupos da Libertadores. Além das duas vitórias em casa, o Galo computa um empate com o Deportivo La Guaira, fora de casa. Apesar de sempre ser complicado jogar fora de casa na Libertadores, o Atlético tem boas chances de somar os primeiros três pontos fora de casa tanto pelo seu bom momento como pela fase que vive o adversário. Além de ainda não ter vencido na competição continental, o América de Cali foi eliminado recentemente nas quartas de final do Campeonato Colombiano e está sendo comandado pelo técnico interino desde então.

Atual campeão, Palmeiras é primeiro a confirmar classificação para as oitavas de final e segue a passos largos em busca do bi

O Palmeiras entrou em campo, pela quarta rodada da fase de grupos da Libertadores, na última terça-feira (11). A equipe comandada por Abel Ferreira foi até o Equador para enfrentar o Independiente del Valle na altitude de Quito e mostrou força para conquistar uma vitória simples, por 1 a 0. O Palmeiras pode não ter feito uma grande partida, assim como foi na goleada por 5 a 0 sobre o próprio Independiente no Allianz Parque, mas fez o que era necessário para vencer e sair de campo com os três pontos e a certeza de mais uma temporada nas oitavas de final da competição mais importante da América. De acordo com o comandante, Abel Ferreira, os próprios jogadores, mais experientes, optaram por ir a campo com uma estratégia mais defensiva, para que não vacilassem no cansaço. Foi assim que a partida seguiu morna durante todo o primeiro tempo, até que, minutos antes do intervalo, Luiz Adriano recebeu lindo passe de Patrick de Paulo, em contra-ataque, e foi derrubado na área pelo goleiro Moisés Ramirez. Na cobrança, Raphael Veiga marcou o gol que deu a vitória ao Palmeiras e manteve o atual campeão com 100% de aproveitamento nesta edição da Libertadores. No segundo tempo da partida contra o Independiente del Valle, o panorama se manteve o mesmo da etapa inicial: muito forte defensivamente, o Palmeiras quase não correu riscos e ainda ameaçou ampliar o placar nos contra-ataques, principalmente através da velocidade de Rony. Nas palavras do técnico português, “a equipe teve a arte e o engenho de saber se defender” para decretar a primeira derrota do Independiente del Valle em seu território em uma Libertadores da América.

Flamengo também pode confirmar vaga para as oitavas de final nesta quarta rodada

Também na terça-feira o Flamengo foi até o Chile para enfrentar o Unión La Calera e não conseguiu manter o 100% de aproveitamento, apesar de ter conseguido se manter invicto nesta fase de grupos da Libertadores. Em dois vacilos defensivos no primeiro tempo, o Flamengo permitiu que a equipe chilena abrisse 2 a 0 no placar, mas a resposta foi rápida. Ainda no primeiro tempo, Éverton Ribeiro foi derrubado na área e Gabriel Barbosa descontou para o Flamengo na cobrança do pênalti. O rubro-negro carioca saiu com toda a força para o ataque em busca de deixar tudo igual no placar e, apesar de ter encontrado muita dificuldade para furar o bloqueio do Unión La Calera, conseguiu arrancar o empate aos 31 minutos do segundo tempo, em cobrança de escanteio de Arrascaeta que William Arão subiu mais que todo mundo para testar para o fundo da rede. Com o 2 a 2, o Flamengo alcançou os 10 pontos e manteve na liderança do grupo G, deixando o Unión La Calera na lanterna, somando apenas dois pontos. Com o resultado, a equipe comandada por Rogério Ceni não conseguiu confirmar, por si só, uma vaga nas oitavas de final, com duas rodadas de antecedência. No entanto, se a LDU (vice-líder) vencer o Vélez Sarsfield fora de casa em partida que acontece nesta quinta-feira (13), às 19 horas, a equipe argentina fica estacionada nos três pontos e, consequentemente, não terá chances de alcançar a pontuação do Flamengo nas duas últimas rodadas.

fred melhor do jogo flu 2 x 1 santa fe libertadores 2021
Eleito pela Conmebol como o melhor do jogo, Fred tornou-se o terceiro maior goleador brasileiro na Libertadores (Foto: Lucas Merçon/Fluminense)

Os outros brasileiro também estão bem nesta Libertadores: apesar da derrota na última rodada, o Internacional segue líder do grupo B; o Fluminense, invicto, manteve a liderança do grupo D com a última vitória sobre o Santa Fé; o São Paulo manteve a liderança do grupo E após o empate em 1 a 1 em partida fora de casa, contra o Rentista, em que Hernán Crespo utilizou o time reserva (os titulares permaneceram em São Paulo, em preparação para as quartas de final do Campeonato Paulista); e o Santos, que havia iniciado a competição com duas derrotas, venceu as duas últimas rodadas e já aparece na vice-liderança do grupo C, somando os mesmos seis pontos do Boca Juniors (3º colocado).

banner bônus de boas vindas com a embaixadora do Betmotion, a atacante Cristiane

Deixe um comentário