Início » Colunas » Coluna do Verchai » Tudo do início do início dos brasileiros na Libertadores 2022

Tudo do início do início dos brasileiros na Libertadores 2022  

Na noite desta terça (5), aconteceram os primeiros jogos da fase de grupos da Conmebol Libertadores 2022. Entre os brasileiros, só o Flamengo venceu.

Flamengo estreia com vitória em jogo quase cancelado

gabgol cumprimenta bruno henrique autor do primeiro gol do flamengo contra o sporting cristal na libertadores 2022
Bruno Henrique marcou o primeiro gol da vitória do Flamengo sobre o Sporting Cristal, na estreia da Libertadores 2022, em Lima (Foto: Marcelo Cortes/CRF)

Atual vice-campeão, o Flamengo quase teve seu jogo de estreia nesta Libertadores, fora de casa, contra o Sporting Cristal, adiado em razão de um toque de recolher decretado pelo presidente do Peru, Pedro Castilho, após protestos pelo aumento nos preços dos combustíveis. A partida chegou a ser suspensa pelo governo peruano e a decisão foi oficialmente confirmada pela Conmebol cerca de duas horas antes da data prevista para acontecer, mas, minutos depois, o presidente peruano revogou a medida e a entidade sul-americana voltou a confirmar que a partida aconteceria, meia hora depois do horário previsto, às 22h (de Brasília).

Então, a bola rolou no Estádio Nacional de Lima, na capital do Peru, para Sporting Cristal e Flamengo, pelo grupo H da Libertadores. Desde os primeiros minutos o Flamengo assumiu o controle da posse de bola e tomou as rédeas da partida imprimindo ritmo intenso e pressionando em busca do primeiro gol.

Aos 22 minutos do primeiro tempo, o Sporting Cristal errou na saída de bola e o Flamengo foi sucinto: William Arão acionou Matheuzinho, que, de primeira, cruzou rasteiro para Bruno Henrique, aparecendo por trás da defesa, tocar no contrapé do goleiro para abrir o placar.

No fim do primeiro tempo e na primeira parte do segundo tempo o Sporting Cristal conseguiu levar perigo à meta defendida por Hugo Souza, principalmente através de bolas paradas, mas, com uma grande atuação do jovem goleiro, o Flamengo conseguiu ser resiliente e resistir à pressão do time peruano. E já nos minutos finais do jogo, quando o Sporting Cristal se lançou de vez ao ataque em busca do empate, Lázaro teve espaço para avançar pelo meio de campo e, com um belo passe, deixar Matheuzinho na cara do gol para decretar a vitória do Flamengo por 2 a 0.

Depois da importante vitória fora de casa, o técnico Paulo Souza salientou a importância da união do grupo e apontou a expectativa de mais entrosamento da equipe, principalmente no setor ofensivo, para quebrar as linhas de defesa dos adversários (algo que foi muito cobrado na final do Campeonato Carioca, após a perda do título para o Fluminense, um time que se destaca pela solidez defensiva).

Corinthians perde em La Paz e coleciona decepções em 2022

Depois da queda para o São Paulo na semifinal do Campeonato Paulista (a primeira em 22 anos, período no qual disputou 9 mata-matas contra o rival tricolor), o Corinthians teve tempo para se preparar para o confronto desta terça-feira (5) contra o Always Ready, fora de casa, pela primeira rodada da fase de grupos da Conmebol Libertadores.

Jogando na altitude de mais de 3,5 mil metros de La Paz, a capital da Bolívia, o Corinthians teve um bom início, mas não poderia ter permitido que, ainda aos 6 minutos do primeiro tempo, em um lançamento longo do goleiro Arnaldo Giménez, o lateral Jorge Flores escapasse nas costas da defesa, com campo livre para armar a jogada. Tentando se recuperar no lance, o lateral João Pedro, que substituiu Fagner, foi driblado e acabou puxando o jogador boliviano dentro da área. O árbitro imediatamente marcou o pênalti e o camisa 9 argentino Marcos Riquelme abriu o placar com uma bela cobrança.

Depois do gol o Always Ready deu a posse de bola para o Corinthians e se fechou quase com o time inteiro dentro da área, não deixando, porém, de levar muito perigo aos comandados de Vítor Pereira nos contra-ataques. O Corinthians teve o controle da posse de bola e um amplo volume ofensivo, mas não conseguiu transformar nada disso em chances reais de gol.

Para tentar mudar o panorama, o técnico Vítor Pereira voltou para o segundo tempo com duas modificações, mas, logo no primeiro minuto, levou o 2 a 0: mais uma vez em lançamento longo, o Always Ready conseguiu pegar a defesa corintiana exposta e Marcos Riquelme apareceu de novo, desta vez como garçom, dando um belo passe nas costas do zagueiro João Victor para Rodrigo Ramallo tocar na saída de Cássio para estufar a rede.

Sem poder de fogo para furar o bloqueio adversário, o Corinthians perdeu o fôlego com o passar do tempo e não conseguiu evitar sua derrota na estreia, que acabou sendo a primeira em sua história diante de uma equipe boliviana (e a primeira, em 22 anos, em estreia de Libertadores).

Também nesta terça-feira (5) o Athletico Paranaense estreou na Libertadores jogando fora de casa contra o Caracas, da Venezuela, e não conseguiu sair do zero. Apesar da diferença técnica entre as equipes, o resultado não foi de todo ruim para o Furacão, que jogou fora de casa contra uma equipe que, apesar de limitada, se defendeu muito bem e ainda criou boas chances no setor ofensivo apostando no ótimo condicionamento físico de seus jogadores.

Mais brasileiros em ação pela Libertadores

Nesta quarta-feira (6), tem mais estreias brasileiras na Libertadores. Às 19 horas (de Brasília) o Red Bull Bragantino recebe o Nacional, do Uruguai, no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, com transmissão exclusiva da Conmebol TV em pay-per-view.

No mesmo horário, pelo Grupo D, o América Mineiro recebe o Independiente del Valle na Arena Independência, em Belo Horizonte, com transmissão da ESPN 4 na TV fechada.

Integrante do mesmo grupo do Coelho, o Atlético Mineiro entra em campo às 21 horas (de Brasília) desta quarta-feira (6). Visita o Tolima, no Estádio Manuel Murillo Toro, na Colômbia, em partida que vai ser transmitida com exclusividade pela Conmebol TV.

Neste mesmo horário (21h), a ESPN transmite, na TV fechada e no streaming do streaming Star+ a partida do atual bicampeão, Palmeiras, fora de casa, contra o Deportivo Táchira, da Venezuela.

O último time brasileiro a estrear na principal competição de clubes da América do Sul é o Fortaleza, que recebe o Colo-Colo, do Chile na quinta-feira (7), às 19 horas (de Brasília), na Arena Castelão. A partida vai contar com a transmissão da ESPN na TV fechada.

Deixe um comentário