Início » Colunas » Coluna do Verchai » Athletico Paranaense tem decisão na Sul-Americana 2021

Athletico Paranaense tem decisão na Sul-Americana 2021  

Em Curitiba, Furacão faz confronto direto por liderança do grupo e consequente vaga no mata-mata da Sul-Americana 2021.

em destaque a arena da baixada estádio do Furacão

Três anos depois de ter conquistado a Copa Sul-Americana pela primeira vez na história (o que foi, também, sua primeira conquista continental), o Athletico Paranaense mais uma vez sonha em levantar o troféu. Em 2019 (ano seguinte à conquista continental), o Furacão sonhou mais alto e quis conquistar a competição mais importante da América do Sul (a Copa Libertadores da América), mas sofreu um choque de realidade ao encarar o Boca Juniors nas oitavas de final e ser eliminado após duas derrotas (nas partidas de ida e volta). No fim deste mesmo ano, o Athletico sofreu um golpe ainda mais duro: viu o técnico Tiago Nunes, campeão da Sul-Americana em 2018, deixar o clube para assinar com o Corinthians. Junto com o comandante, também se foram outros jogadores fundamentais para o time: Renan Lodi, Bruno Guimarães e Rony. Depois de um 2020 azedo, em que, além de todos os problemas da pandemia, o Athletico Paranaense teve de tentar se reconstruir sob uma nova direção, a equipe amargou mais uma eliminação nas oitavas de final da Copa Libertadores (para o River Plate) e terminou o Campeonato Brasileiro na 9ª posição, ou seja, na zona de classificação para a Copa Sul-Americana. Como a temporada 2020 se estendeu para o ano seguinte e terminou apenas dois dias antes do início da temporada 2021, todos os funcionários dos clubes brasileiros tiveram pouco tempo para descansar e se preparar para um novo calendário longo de jogos. Ainda assim, a equipe comandada por Paulo Autuori (que acabou sendo efetivado como comandante da equipe para mais uma temporada) conseguiu vencer as primeiras cinco partidas que disputou, incluindo a de estreia no grupo D da Copa Sul-Americana, fora de casa e sob o comando do interino (António Oliveira, por problemas de Autuori em tirar a licença da CONMEBOL). Ao todo, desconsiderando as três primeiras derrotas da temporada, com o Sub-23, o Athletico Paranaense computa, nesta temporada, oito vitórias, três derrotas e um empate em doze partidas disputadas. O Furacão confirmou classificação para as quartas de final do Campeonato Paranaense e, apesar da derrota para o Melgar no primeiro confronto direto pela liderança, disputado fora de casa (no Peru), depende apenas de si para avançar às oitavas de final da Copa Sul-Americana 2021. Somando os mesmos nove pontos do Melgar neste momento, o Athletico vai para a última rodada isolado na liderança do grupo D se vencer a equipe peruana nesta quarta-feira (19), pela penúltima (5ª) rodada. A partida, marcada para acontecer às 21:30 (horário de Brasília) na Arena da Baixada, envolve o duelo direto de Athletico Paranaense e Melgar pela liderança do grupo e, consequentemente, pela única vaga nas oitavas de final da competição continental.

Prévia da partida:

Com força total (à exceção do meia Erick, que se machucou na última partida, contra o Metropolitanos, da Venezuela), o Athletico Paranaense tem boas chances de vencer o Melgar nesta partida em casa. Por outro lado, a equipe vai ter o reforço de Nikão, que foi desfalque na última partida por suspensão. Com isso, a expectativa é de que o trio de ataque seja formado por Nikão, Renato Kayzer e Vitinho (ou Carlos Eduardo), com Jadson na armação. Para o lugar de Erick, no meio campo, deve ir Christian, ao lado de Richard, que tem a função de primeiro volante, ou seja, proteger a defesa. Com a linha defensiva mantida (Khellven, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Abner Vinícius), o Athletico Paranaense, que ostenta a melhor defesa desta fase de grupos (um gol sofrido em quatro rodadas), deve ir forte em busca dos três pontos. O Melgar, por sua vez, vem de três derrotas consecutivas (duas pelo Campeonato Peruano e uma pela Sul-Americana 2021, diante do até então lanterna do grupo, Aucas) e deve se fechar na defesa para garantir pelo menos um empate e, assim, levar a definição da classificação para a última rodada (tendo a vantagem, neste momento, no saldo de gols). No entanto, a expectativa é de que o Furacão consiga fazer uma boa partida e alcance o resultado que precisa para já encaminhar a vaga nas oitavas de final, mantendo viva a busca pelo segundo título continental.

No Castelo do Dragão, Atlético Goianiense também luta diretamente por vaga nas oitavas de final

Às 19:15 (horário de Brasília) desta quarta-feira, pelo grupo F, o Atlético Goianiense recebe o Libertad no Estádio Antônio Accioly (o Castelo do Dragão) precisando da vitória para chegar na última rodada dependendo apenas de si para avançar às oitavas da Copa Sul-Americana 2021. Apesar de estar invicto na competição e ostentar a melhor defesa do campeonato (ao lado de Athletico Paranaense, Ceará e Peñarol), tendo sofrido apenas um gol nas quatro rodadas disputadas até aqui, o Atlético teve dificuldade para balançar as redes e não conseguiu se isolar na liderança do grupo F. Mesmo tendo, surpreendentemente, vencido o Libertad, no Paraguai, por 2 a 1, na 3ª rodada, os empates com Newell’s Old Boys, em casa, na primeira rodada, e com o Palestino, também em casa, na última partida, permitiram que a tradicional equipe paraguaia retomasse a liderança do grupo. Agora, com um ponto a menos que o líder, Libertad, o Atlético Goianiense precisa vencer a equipe paraguaia mais uma vez para assumir a liderança, abrir dois pontos de vantagem e ir para a última rodada em situação confortável. No entanto, além de ainda não ter conseguido vencer em casa nesta fase de grupos, o Atlético Goianiense precisa, mais uma vez, superar o Libertad, que deve se fechar na defesa para segurar pelo menos um empate (o suficiente para depender apenas de si na última rodada). Como a equipe comandada por Jorginho tem encontrado dificuldade para ir às redes, a ansiedade de vencer pode jogar contra o Atlético Goianiense, que certamente vai ter muita dificuldade para somar os três pontos nesta partida.

banner bônus de boas vindas com a embaixadora do Betmotion, a atacante Cristiane

Deixe um comentário