Início » Colunas » Coluna do Verchai » Libertadores: brasileiros buscam vagas antecipadas às oitavas

Libertadores: brasileiros buscam vagas antecipadas às oitavas  

Fluminense depende de um simples empate contra o Junior para confirmar classificação às oitavas com uma rodada de antecedência

kayky comora gol contra a portuguesa na semifinal do carioca 2021
Kayky é uma das esperanças de gol do Fluminense para chegar às oitavas da Libertadores (Foto: Lucas Merçon/Fluminense F.C.)

Nesta terça-feira (18), às 21 horas (de Brasília), o SBT transmite em rede aberta, para o Rio de Janeiro, o Distrito Federal e outros estados, a partida entre Fluminense e Junior Barranquilla, no Maracanã. O Tricolor das Laranjeiras entra em campo em uma situação bastante confortável no grupo D da Copa Libertadores da América: ocupa a liderança do grupo, com dois pontos de vantagem para o vice-líder, o River Plate, e cinco pontos de distância do 3º colocado e atual adversário, o Junior Barranquilla. Na primeira partida entre estas equipes, disputada em no Estádio Monumental de Guayaquil, no Equador, por conta dos protestos que seguem intensos na Colômbia, o resultado foi de empate, por 1 a 1, que ficou de ótimo tamanho para o Fluminense. Isso porque Kayky Silva, que ajudava na marcação, cometeu um pênalti (para muitos inexistente) em cima de Gabriel Fontes logo nos primeiros minutos do jogo e Miguel Borja abriu o placar para os colombianos na cobrança. No entanto, o mesmo Kayky voltou a aparecer poucos minutos depois, aproveitando sobra na segunda trave, em cobrança de escanteio, para tocar pro fundo da rede e deixar tudo igual no placar. Agora, jogando em casa e confiante pela boa partida feita diante do Flamengo no último sábado (15), que terminou empatada em 1 a 1, o Fluminense precisa somar apenas um ponto para confirmar sua classificação às oitavas de final. Para a equipe colombiana, porém, somar um ponto pode significar ir para a última rodada sem qualquer chance de classificação para as oitavas de final. Portanto, é tudo ou nada para o Junior Barranquilla, que deve buscar o jogo mais do que deveria e tem grandes chances de sofrer a derrota diante do Fluminense nesta partida, no Maracanã. Apesar de estar sendo mais exigido fisicamente nas últimas semanas, o Tricolor das Laranjeiras também está mais motivado para conseguir pelo menos um empate, até porque já não sabe o que é perder há 12 partidas.

banner betmotion fluminense x junior barranquilla libertadores 2021

No Morumbi, São Paulo e Racing fazem duelo pela liderança

Também às 21:30 (horário de Brasília) desta terça-feira, no Morumbi, São Paulo e Racing defendem suas invencibilidades e lutam pela 1ª posição do grupo E da Copa Libertadores da América. Somando os mesmos oito pontos nas quatro rodadas disputadas até aqui, tanto os tricolores como os argentinos computam duas vitórias e dois empates na competição continental. Um destes empates foi exatamente na primeira partida entre Racing e São Paulo, no Estádio El Cilindro, em Avellaneda, o zero não saiu do placar apesar de todas as oportunidades que ambas as equipes conseguiram criar. A partida foi marcada por um ritmo intenso e ocasiões de gol para os dois lados, incluindo uma bola no travessão de cada time. Dessa forma, e levando em consideração que o técnico Hernán Crespo não deve ir a campo com os jogadores considerados titulares, por conta da disputa da final do Campeonato Paulista, contra o Palmeiras, que vai acontecer ainda nesta semana (a partida de ida nesta quinta-feira e a volta já no próximo domingo), a expectativa é de que o São Paulo tenha dificuldade para conseguir uma vitória diante do Racing. De qualquer forma, tendo em vista que enfrenta o lanterna, Sporting Cristal, na última rodada, em casa, o São Paulo deve mesmo priorizar o Campeonato Paulista, deixando uma boa chance para que o Racing some os três pontos e já se confirme nas oitavas de final com antecedência. A equipe argentina perdeu apenas uma das últimas oito partidas que disputou (pela Libertadores e pela Copa da Liga Argentina) e chega motivada para somar pelo menos um ponto dias dos reservas do São Paulo, mesmo jogando no Morumbi.

Santos precisa de vitória fora de casa, na altitude, para seguir com chances de classificação

Às 19:15 (horário de Brasília) desta terça-feira, na altitude de mais de 3 mil e 500 metros de La Paz, na Bolívia, o Santos joga contra o The Strongest precisando somar os três pontos para seguir firme na busca por uma vaga nas oitavas de final. O atual vice-campeão teve muita dificuldade para se manter nesta temporada e, além de não ter sequer conseguido avançar às quartas de final do Campeonato Paulista, perdeu as duas primeiras rodadas da fase de grupos da Libertadores. No entanto, mesmo sob o comando do técnico interino, Marcelo Fernandes, após a saída de Ariel Holan, o Santos conseguiu golear o The Strongest na Vila Belmiro, pela terceira rodada, e voltou a vencer na última rodada, também na Vila, jogando contra o Boca Juniors, já sob o comando de Fernando Diniz (que acabou expulso e não vai poder ficar no banco de reservas na próxima partida). Agora, o Peixe precisa somar os três pontos diante do lanterna do grupo, o The Strongest, mas na exaustiva altitude da capital boliviana. Além disso, Marcelo Fernandes, que mais uma vez vai estar à frente da equipe, não vai poder contar com Marinho. Mesmo assim, como conta com o retorno de Alisson e chega motivado pela sequência positiva, a expectativa é de que o Santos some os três pontos e vá para a última rodada com chances de alcançar uma vaga nas oitavas de final

Já classificado, Palmeiras tenta manter 100% com equipe reserva

Como o Verdão já está confirmado nas oitavas de final da Libertadores, Abel Ferreira deve, pela primeira vez, poupar seus principais jogadores para o Campeonato Paulista, até porque se trata da final, contra o São Paulo. Mesmo assim, espera-se que o atual campeão continental faça uma partida equilibrada. Não se pode esquecer que foram os jogadores considerados reservas que venceram os titulares do Santos em partida decisiva pela fase de grupos do Campeonato Paulista, não há muito tempo. É verdade que o Defensa y Justicia foi o responsável por tirar a possibilidade de título inédito do Palmeiras na Supercopa Sul-Americana. No entanto, o Verdão possui um elenco muito forte e deve ir em busca de somar pelo menos um ponto nesta partida, no Allianz Parque, às 19:15 desta terça, contra o Defensa y Justicia, que precisa somar pontos para buscar a classificação às oitavas de final.

banner bônus de boas vindas com a embaixadora do Betmotion, a atacante Cristiane

Deixe um comentário