Início » Colunas » Coluna do Verchai » Início da fase de grupos da Copa Libertadores 2021

Início da fase de grupos da Copa Libertadores 2021  

Atual campeão estreia pressionado e joga fora de casa

Palmeiras e festa com troféu de bicampeão da Libertadores no Maracanã
Jogadores do Palmeiras erguem troféu de campeão da Libertadores 2020 no Maracanã (Reprodução: Twitter da SE Palmeiras)

O Palmeiras, que conquistou o segundo título da Copa Libertadores da América na última temporada, volta a campo pela principal competição sul-americana nesta quarta-feira (21), às 21 horas. A partida contra o Universitario, no estádio Monumental de Ate, em Lima, no Peru, marca a estreia do Verdão nesta fase de grupos e pode ser um grande problema para Abel Ferreira. O treinador português chegou no Palmeiras há menos de seis meses e já conquistou dois dos títulos mais importantes para os clubes brasileiros: a Copa do Brasil e, claro, a Copa Libertadores. No entanto, com o excesso de jogos e a ausência de férias reais (tendo em vista que apenas uma semana separou uma temporada da outra e, mesmo os jogadores que tiveram duas ou mais semanas de folga, não puderam escapar das medidas de restrição da pandemia), o rendimento da equipe alviverde caiu. Como resultado, o Palmeiras perdeu dois títulos de início de temporada (Supercopa do Brasil e Recopa Sul-Americana) nos pênaltis e uma derrota no clássico com o São Paulo na partida seguinte, pelo Campeonato Carioca, fez com que nem o técnico português escapasse das críticas dos torcedores. Como se não bastasse, o Palmeiras segue em uma sequência exaustiva de jogos a cada dois dias e, agora, com uma viagem para o Peru. Portanto, a expectativa é de que a estreia do Palmeiras na Libertadores seja bastante complicada, apesar de ser difícil imaginar que o Universitario vai ter força para vencer o atual campeão.

Com alto investimento, Atlético Mineiro tenta se provar na estreia pela Libertadores

Depois de uma temporada cheia de investimentos, incluindo no técnico argentino mais cobiçado da época, Jorge Sampaoli, o Atlético Mineiro ficou bem abaixo das expectativas. Por conta disso, mais contratações de peso foram feitas pelo Galo na atual temporada: Thcê Thcê, Nacho Fernández e Hulk se juntaram a outros grandes nomes, como Eduardo Vargas, Réver e Mariano. Para comandar todas as estrelas que o Atlético possui no elenco, Cuca foi o escolhido, principalmente em razão da campanha pelo Santos na temporada passada. A equipe mineira vem forte no campeonato estadual, tendo vencido oito das dez partidas que disputou, com 22 gols marcados e apenas 7 sofridos. No entanto, uma derrota para o rival, Cruzeiro, na penúltima rodada, combinado com um rendimento abaixo das expectativas, fez os torcedores se questionarem se o Atlético está pronto para a competição mais forte da América do Sul.

Santos, Internacional, Palmeiras e Flamengo estreiam na competição nesta terça-feira

Às 19:15 de hoje (20), quatro jogos marcam a abertura da primeira rodada da fase de grupos da Copa Libertadores da América 2021. Entre as partidas que dão o primeiro pontapé dentro de uma nova edição da principal competição sul-americana, duas envolvem equipes brasileiras: O Santos recebe o Barcelona de Guayaquil na Vila Belmiro, com transmissão do Fox Spots 1 em TV fechada, e o Internacional visita o Always Ready na Bolívia, com transmissão da CONMEBOL TV em pay-per-view. O Santos é visto como grande favorito para somar os primeiros três pontos pelo grupo C, nesta partida de abertura. A expectativa é alta sobre o Peixe por conta do desempenho apresentado na temporada passada, quando avançou até a final com Marinho e Soteldo como seus principais destaques. Como a equipe se manteve quase a mesma da temporada passada (com a saída de alguns titulares e a aparição de novos “meninos da vila” para o elenco principal) e passou de forma invicta pelas duas fases eliminatórias que encarou recentemente, sob o comando do argentino Ariel Holan, espera-se que não tenha grandes problemas para vencer o Barcelona de Guayaquil nesta partida em casa. No entanto, é importante lembrar que o Barcelona é o atual campeão da primeira divisão do Equador e, na última vez em que enfrentou o Santos (nas quartas da Libertadores de 2017) avançou para as semifinais vencendo o alvinegro praiano em plena Vila Belmiro.  O Barcelona é uma equipe muito forte no setor ofensivo e pode dificultar bastante para o Santos quando se lançar para o ataque, mas os equatorianos possuem problemas defensivos que certamente vão ser explorados pela equipe de Ariel Holan.

O Internacional joga contra o atual campeão boliviano, Always Ready, na altitude de mais de 3.5 mil metros de La Paz. A equipe colorada passa por uma reformulação interessante sob o comando do espanhol Miguel Ángel Ramírez neste momento, o qual se tornou um dos grandes nomes da América do Sul depois do título da Copa Sul-Americana em 2019, quando comandava o Independiente del Valle. No ano passado, o técnico espanhol caiu com a equipe equatoriana nas oitavas de final da Libertadores e ficou longe do título nacional, mas isso não diminui a expectativa sobre ele no comando do Internacional, que é o atual vice-campeão da primeira divisão do Campeonato Brasileiro. Mesmo que a equipe colorada tenha frustrado os torcedores na reta final da competição, deixando de conquistar o título por não ter vencido nas duas últimas rodadas (um confronto direto com o Flamengo e, na última rodada, o “desinteressado” Corinthians), ficou evidente sua capacidade de lutar por títulos. O Internacional mostrou toda a sua força com nomes como Víctor Cuesta, Edenílson e Thiago Galhardo. Portanto, espera-se que os comandados de Miguel Ángel Ramírez somem pelo menos um ponto nesta primeira rodada da fase de grupos, tendo em vista a altitude de La Paz e a força do atual campeão boliviano. No entanto, não será surpresa se o colorado conquistar os três pontos.

Às 21:30 (horário de Brasília) desta terça-feira, o SBT transmite em TV aberta, para seus respectivos estados, as partidas de Sporting Cristal x São Paulo e Vélez Sarsfield x Flamengo. Mesmo jogando fora de casa, as equipes brasileiras são vistas com favoritismo para os confrontos. Além de Sporting Crista, o São Paulo vai enfrentar o Rentistas (do Uruguai) e o Racing Club (da Argentina) no grupo E. Pelo grupo G, Vélez e Flamengo vão enfrentar Unión La Calera (do Chile) e a LDU de Quito.

Deixe um comentário