Início » Colunas » Coluna do Verchai » Brasil defende invencibilidade em casa na Copa América

Brasil defende invencibilidade em casa na Copa América  

Seleção de Tite pode ter novidades contra o Peru depois de vitória tranquila na estreia da Copa América.

Neymar, craque do ataque da Seleção (Reprodução: Instagram)

A Seleção Brasileira enfrenta a Seleção Peruana às 21 horas (de Brasília) desta quinta-feira (17) no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, com transmissão do SBT para a TV aberta e, também, da ESPN Brasil para os assinantes da TV a cabo. A partida válida pela segunda rodada da fase de grupos é importante para manter o Brasil no topo da tabela de classificação do grupo B, que tem a Colômbia como principal concorrente dos anfitriões. O próximo adversário da Seleção Brasileira, o Peru, vai fazer sua estreia na competição nesta quinta-feira, tendo em vista que são cinco seleções em cada grupo (A e B), e espera somar pelo menos um ponto na primeira partida, principalmente porque o técnico Tite deve fazer algumas modificações em sua equipe para testar jogadores que ainda não tiveram muitas oportunidades de jogar. Vale lembrar, porém, que a Seleção Peruana foi finalista da última Copa América, em 2019, perdendo exatamente para o Brasil na final. Portanto, é certo que não vai ser uma partida fácil da Seleção Brasileira diante dos comandados de Ricardo Gareca, técnico argentino que foi responsável por elevar o nível de competitividade da Seleção Peruana. No entanto, mesmo que deva ter algumas novidades na equipe titular, como a dupla do Flamengo (Éverton Ribeiro e Gabriel Barbosa), o Brasil é favorito para vencer o Peru nesta segunda rodada e encaminhar a classificação para as quartas de final na liderança do grupo B. Mais do que favorito para ostentar a melhor campanha da fase de grupos, a Seleção Brasileira é amplamente favorita a levantar o troféu pela décima vez em sua história e, assim, se aproximar um pouco mais dos 15 títulos que ostenta o maior campeão da competição sul-americana, o Uruguai. O próprio fato de possuir o elenco mais caro desta Copa América já deixa a seleção de Tite com a pressão de ter que levantar o troféu, mas é a invencibilidade brasileira em casa que mais pesa. O Brasil venceu todas as cinco edições em que sediou a competição e defende o tabu neste ano de forma extraordinária, tendo em vista que esta Copa América era para acontecer em 2020 e com a Colômbia como país sede, com a Argentina como uma subsidiária para receber alguns jogos. No entanto, adiada para 2021 em razão da paralisação do futebol em praticamente todo o mundo no ano passado, a Copa América não pode acontecer na Colômbia em razão da crise social que o país enfrenta e a Argentina se recusou a receber todos os jogos da competição pela crescida na disseminação da Covid. Foi então que o Brasil apareceu como uma solução para o problema de ter que adiar a Copa América por mais um ano, até porque o país está seguindo com as competições nacionais de acordo com os protocolos estabelecidos, assim como acontece na Europa. Por todas estas razões, as expectativas dos brasileiros são as melhores possíveis sobre o rendimento da Seleção Brasileira, que iniciou a caminhada rumo ao segundo título consecutivo e em casa com vitória tranquila sobre a boa Seleção Paraguaia.

Prévia da partida:

Tite no Defensores del Chaco em Paraguai 0 x 2 Brasil Eliminatórias Copa Catar 2022
Sólida, Seleção está invicta nas Eliminatórias com Tite e largou com vitória a busca pelo bi da Copa América (Divulgação/Conmebol)

O confronto entre Brasil e Peru que acontece nesta segunda rodada da fase de grupos da Copa América remonta a momentos conturbados vividos pela seleção canarinha. Vale lembrar que foi a Seleção Peruana que decretou o fim da “era” Dunga, que foi desligado da Seleção Brasileira depois de uma derrota para os peruanos exatamente na fase de grupos da Copa América de 2016 (disputada pela primeira vez fora da América do Sul, nos Estados Unidos), que culminou na eliminação precoce e vexatória do Brasil. Desde então, sob o comando de Tite, brasileiros e peruanos se enfrentaram cinco vezes, com quatro triunfos do Brasil e apenas um do Peru, justamente na única partida amistosa que fizeram. No entanto, apesar de toda a superioridade brasileira, o técnico Tite optou por não revelar a escalação antes do prazo determinado. Em suas próprias palavras: “ele (Ricardo Gareca) tem um domínio muito grande (dentro da Seleção Peruana). Por vezes, você usar um atleta ou outro dá a oportunidade dele (Gareca) escolher qual estratégia ou característica vai utilizar. Dito isso, não vou dar a escalação” explicou o comandante brasileiro em sua última entrevista coletiva. Ainda assim, de acordo com aquilo que foi testado nos últimos treinamentos e apurado pelo GE, a Seleção Brasileira deve ir a campo com a seguinte escalação: Ederson; Alex Sandro (retomando a titularidade), Thiago Silva (retornando de lesão), Éder Militão e Danilo (mantidos); Fabinho (ocupando a vaga de Casemiro) e Éverton Ribeiro (na vaga ocupada por Fred na última partida); Neymar na armação, Everton Cebolinha de volta a ponta esquerda, Gabriel Jesus na direita e Gabigol centralizado. 

Colômbia almeja liderança do grupo B em partida contra a Venezuela

Antes da partida entre Brasil e Peru, às 18 horas desta quinta-feira, o Fox Sports transmite a partida entre Colômbia e Venezuela, que acontece no estádio Olímpico de Goiânia. Enquanto os venezuelanos chegam desmotivados pela derrota sofrida diante do Brasil na partida de estreia, os colombianos estão embalados pela vitória sobre o Equador na primeira rodada. Vale lembrar que o Equador, que joga a segunda partida apenas no próximo domingo (20), ocupa a 3ª posição das Eliminatórias da CONMEBOL para a próxima Copa do Mundo, estando atrás apenas da Seleção Brasileira (líder invicta) e da Argentina. Com a vitória por 1 a 0 sobre os equatorianos, a Seleção Colombiana espera confirmar mais uma vitória nesta segunda rodada, sobre a frágil Venezuela, que dificilmente vai sair da lanterna do grupo.

Na sexta-feira (18) acontecem os jogos da segunda rodada do grupo A, que vão ser transmitidos pelos canais Disney na TV fechada: às 18 horas o Fox Sports transmite a partida entre Chile e Bolívia e, às 21 horas, a Argentina faz um grande clássico com o Uruguai, que vai fazer sua estreia na competição. Neste momento, o Paraguai aparece como líder isolado do grupo A, e Argentina e Chile estão empatados na vice-liderança, com um ponto somado.

Leia também:

Fair play: jogador do Magnus faz gol de mão e avisa o árbitro

Roland Garros: campeão Djokovic avança entre maiores do tênis

Quem é o argentino Vojvoda, técnico-sensação do Fortaleza

 

Deixe um comentário