Início » Colunas » Coluna do Verchai » Resumo da sétima rodada do Brasileirão 2021

Resumo da sétima rodada do Brasileirão 2021  

RB Bragantino mantém liderança sem entrar em campo e pode abrir larga vantagem nesta segunda-feira (28).

(Reprodução: Instagram/Brasileirão)

Nove dos dez jogos da sétima rodada do Campeonato Brasileiro aconteceram no último domingo (29) e hoje (segunda-feira) o RB Bragantino joga fora de casa contra o Atlético Goianiense para completar a rodada. A partida acontece às 20 horas (de Brasília), no estádio Antônio Accioly, em Goiás, e vai ser transmitida pelo SporTV em canal fechado. O confronto entre Atlético Goianiense e RB Bragantino poderia ser completamente desinteressante alguns anos atrás (até mesmo no ano passado), mas, na temporada atípica de 2021, vale a liderança isolada do Brasileirão para um, e um lugar no G-4 para o outro. O Atlético Goianiense venceu três das cinco rodadas que disputou (incluindo adversários como São Paulo e Fluminense) e perdeu apenas uma, razão pela qual ocupa a 7ª posição da tabela mesmo tendo, neste momento, duas partidas a menos que a maioria de seus adversários. Significa dizer que, caso vença a partida desta segunda-feira, em casa, o Dragão entra no G-4 do Brasileirão somando os mesmos 13 pontos de Palmeiras (3º) e Athletico Paranaense (2º). Mas a missão de somar os três pontos nesta rodada não é assim tão fácil, pois o adversário do Atlético Goianiense é simplesmente o RB Bragantino, equipe com investimento milionário que faz campanha extraordinária neste Campeonato Brasileiro. A equipe da Red Bull é a única que ainda não sabe o que é perder no Brasileirão, tendo vencido quatro das seis rodadas que disputou. E vale destacar que as vitórias do RB Bragantino foram sobre Palmeiras, Flamengo, Corinthians e, na primeira rodada, a Chapecoense (que terminou no placar mais elástico do Massa Bruta, de 3 a 0). A equipe de Bragança Paulista é muito bem comandada pelo jovem Mauricio Barbieri, técnico de apenas 40 anos que já passou pelo Red Bull Brasil e chegou até o Flamengo em 2018, mas também é muito bem administrada pelo pela direção. O RB Bragantino já investiu mais de 150 milhões de reais em contratações de jogadores com até 23 anos e já montou um esquadrão de promessas para lutar na parte mais alta da tabela de classificação da Série A do Campeonato Brasileiro. O nome mais recente anunciado pelo Massa Bruta foi Bruno Praxedes, meia de apenas 19 anos que já era titular no Internacional, mas o colorado precisava fazer caixa e acertou a saída do jogador por pouco mais de 35 milhões de reais. Nesta segunda-feira (28) mesmo, porém, o Bragantino fechou a contratação definitiva do meia de 26 anos, Lucas Evangelista, que vem sendo um dos principais nomes do técnico Mauricio Barbieri. Tudo isso para destacar o forte trabalho que vem sendo feito no atual líder do Brasileirão, que tem boas chances de somar pontos mesmo jogando fora de casa nesta rodada e, assim, seguir abrindo vantagem para os adversários na luta pelo título nacional.

Tudo sobre os jogos de domingo (27):

A sétima rodada do Brasileirão começou com o Juventude recebendo o Flamengo no estádio Alfredo Jaconi, em um gramado que não conseguiu resistir à forte chuva que caiu em Caxias do Sul no último fim de semana. A equipe de Rogério Ceni teve dificuldade para se adaptar ao gramado enxarcado, com várias poças d’água, e acabou caindo na pressão da equipe gaúcha, que soube se aproveitar da fragilidade da drenagem de seu próprio estádio. Enquanto o Flamengo tentou impor o ritmo do jogo com trocas de passes ineficientes, o Juventude foi na base da força de vontade e se aproveitou da infelicidade de Matheuzinho em um recuo para o zagueiro que parou em uma poça e ficou no jeito para Matheus Peixoto bater firme, sem chances de defesa para Diego Alves. Foi o gol que deu a vitória à equipe gaúcha, que conseguiu se distanciar um pouco mais da zona de rebaixamento. Para o Flamengo, a derrota não lhe permitiu voltar para o G-4 ou ao menos o G-6 e, com duas partidas a menos que a maioria das demais equipes, é apenas o 10º colocado do Brasileirão.

A rodada seguiu com a partida entre Fluminense e Corinthians, que acabou empatada por 1 a 1: Jô abriu o placar para o Corinthians no primeiro tempo, em cobrança de pênalti sofrido por Gustavo Silva, que ia saindo na cara do gol quando foi derrubado por Luccas Claro na área; mas o Fluminense empatou com Cazares no segundo tempo, com Juan Cazares, mesmo com um jogador a menos. O placar manteve as duas equipes no meio da tabela: com 10 pontos, o Fluminense é o 9º colocado, e o Corinthians vem na 11ª posição, com 9 pontos.

Na última posição da tabela, o Grêmio recebeu o Fortaleza (4º colocado) em Porto Alegre precisando vencer para deixar a lanterna do Brasileirão, mas não conseguiu sair do empate sem gols. Apesar disso, o jogo foi cheio de emoções: Wálter Kannemann foi expulso depois que interrompeu uma chance clara de Robson com o braço, mas Yago Pikachu parou em Gabriel Chapecó na cobrança. Nos minutos finais, o Grêmio ainda teve um pênalti marcado a seu favor depois que a bola bateu na mão de Osvaldo na área, mas Felipe Alves fez defesa fantástica na cobrança de Diego Souza.

A zona de rebaixamento, além do Grêmio (20º colocado com 2 pontos), que tem duas partidas a menos, conta com: América Mineiro (19º colocado com 3 pontos), que empatou com o Internacional (13º com 9 pontos) na última rodada; Chapecoense (18ª com 4 pontos), que conseguiu arrancar um empate heroico com o Athletico Paranaense (vice-líder com 13 pontos), na Arena da Baixada, na última rodada; e São Paulo (17º com 4 pontos), que empatou jogando fora de casa contra o Ceará em um jogão que encerrou os confrontos do último domingo. Por fim, vale destacar a vitória de virada do Palmeiras, por 3 a 2, sobre o Bahia, em partida que valia um lugar no G-4, e a vitória por 2 a 0 do Santos sobre o Atlético Mineiro, que levou o time de Fernando Diniz para a 6ª posição da tabela.

Deixe um comentário