Início » Colunas » Coluna do Verchai » Fla-Flu do Maracanã define o título do Campeonato Carioca

Fla-Flu do Maracanã define o título do Campeonato Carioca  

O Fla-Flu do Maracanã deste sábado (22) definirá o título do Campeonato Carioca de 2021. O jogo começa às 21h05, com transmissão da Record em TV aberta.

Fim de semana define campeões estaduais, espanhol e francês

faixas das torcidas de Flamengo e Fluminense no Maracanã, palco do Fla-Flu pelo returno do Brasileirão 2020
Divulgação: Instagram/Maracanã

Empate no primeiro confronto mantém decisão em aberto para partida de volta

No último fim de semana, o Fluminense foi o mandante no primeiro Fla-Flu da decisão carioca, também no Maracanã, e conseguiu arrancar um empate, depois de ter saído atrás do placar.

Os dois técnicos pouparam os principais jogadores durante boa parte da Taça Guanabara e, também, nas semifinais do Campeonato Carioca, mas não mediram esforços para conquistarem a vitória na primeira partida desta final.

Exatamente com tudo aquilo que tinha de melhor, incluindo o zagueiro Rodrigo Caio (que fez a primeira partida, após a última lesão, no clássico), o Flamengo começou a primeira partida da final pressionando até abrir o placar: após jogada de Éverton Ribeiro, a bola sobrou na área e Egídio, atrasado, derrubou Gerson. Com o auxílio do VAR, o árbitro assinalou a penalidade, que foi devidamente por Gabriel Barbosa. Principalmente no primeiro tempo, o Fluminense teve muita dificuldade para superar a marcação alta executada pelo Flamengo e não conseguia fazer a bola chegar até o campo de ataque. Enquanto isso, a equipe rubro-negra criava uma chance atrás da outra, mas não conseguiu superar o goleiro Marcos Felipe, a não ser na penalidade. E o segundo tempo começou da mesma forma que terminou o primeiro: com o Flamengo criando chances de marcar e não vencendo Marcos Felipe. Aos poucos, porém, o Fluminense foi conseguindo suas primeiras descidas ao campo de ataque e, em uma bola levantada na área, pelo mesmo Egídio que cometera a penalidade no primeiro tempo, dois jogadores que entraram depois do intervalo definiram: Luiz Henrique apareceu livre de marcação para cabecear cruzado e Abel Hernández completou para o fundo da rede, deixando tudo igual no placar. Depois do empate a partida esquentou. O Flamengo se lançou ao ataque em busca da vitória, mas o Fluminense não se acuou e, em um contra-ataque, teve a melhor chance para voltar a balançar as redes, mas, cara a cara com o goleiro Gabriel Batista, Luiz Henrique bateu pra fora.

banner betmotion fla-flu ida final carioca 2021

Prévia da partida que define o campeão carioca

Com a igualdade na partida de ida, a definição do título do Campeonato Carioca ficou totalmente aberto para o confronto da volta. Mais uma vez no Maracanã, Flamengo e Fluminense, os dois maiores campeões regionais (36 conquistas dos rubro-negros e 31 dos tricolores), vão definir o título estadual pela 11ª vez na história.

Além do mais importante, que é levantar o troféu do Campeonato Carioca 2021, quem vencer a partida deste sábado também passa na frente no “tira-teima” das decisões. Em uma análise do site “ge”, que levou em consideração os confrontos entre Flamengo e Fluminense em que ambos lutavam pelo título estadual sem depender de outras resultados (tendo em vista que o título nem sempre foi definido em finais), o “tira-teima” está para acontecer neste sábado, pois foram cinco conquistas para cada lado (nas dez vezes em que decidiram o título, de acordo com a pesquisa). Essa análise serve para deixar claro o equilíbrio que existe neste clássico, ainda que, financeiramente, o Flamengo esteja em condições bastante superiores.

O favoritismo está todo do lado rubro-negro e, consequentemente, a pressão também. Não é de agora que Rogério Ceni é pressionado no cargo de técnico, sendo questionado sobre até onde ele é capaz de levar o Flamengo. Agora, além da sombra de Jorge Jesus (com o qual os técnicos rubro-negros sempre são comparados), Ceni também precisa conviver com a sombra de Renato Portaluppi, que foi multicampeão pelo Grêmio e, neste momento, está livre no mercado.

Portanto, se a atual sequência de três empates, sendo que a equipe está invicta há dez jogos, já foi capaz de levar dúvidas para o Ninho do Urubu, quanto mais a perda de um título diante de um rival histórico? Ademais, o técnico Roger Machado certamente vai preparar uma estratégia mais cautelosa para a partida de volta, pelo menos no primeiro tempo. Dessa forma, o Flamengo pode ter dificuldade para abrir o placar e, se a partida acabar indo para as penalidades, qualquer coisa pode acontecer.

Vasco e Botafogo definem título da Taça Rio

No torneio que serve como um “prêmio de colocação” para as equipes que terminaram fora do G-4 da Taça Guanabara (a zona de classificação para as semifinais do Campeonato Carioca), entre a 5ª e a 8ª posição, o Vasco da Gama largou na frente do Botafogo pelo título. Na primeira partida da final desta Taça Rio, o Vasco conseguiu vencer por 1 a 0, com gol do artilheiro Germán Cano, mesmo jogando fora de casa. Com o resultado, a equipe comandada por Marcelo Cabo chega para a partida de volta, que acontece às 15:05 (horário de Brasília) deste sábado (22) em São Januário, precisando de um simples empate para confirmar a conquista. Apesar de ter tentado fazer uma pressão sobre o Vasco, o Botafogo não conseguiu criar grandes chances de balançar as redes, sendo incapaz de evitar a derrota em casa. Portanto, dificilmente os comandados de Marcelo Chamusca vão conseguir reverter o placar sofrido na primeira partida. Tanto por aquilo que apresentou na primeira partida da final, como pela campanha que fez na Taça Guanabara, o Vasco da Gama mostrou possuir uma equipe mais preparada para levantar o troféu desta Taça Rio. Apesar de ter perdido as duas primeiras rodadas com o Sub-23, o Vasco conseguiu ficar invicto a partir da 3ª rodada, quando Marcelo Cabo assumiu o comando e passou a levar para campo os seus principais jogadores. No entanto, em razão das campanhas excepcionais da Portuguesa e do Volta Redonda, o Vasco não conseguiu se classificar para as semifinais do Campeonato Carioca, mas deixou evidente ser o favorito na Taça Rio. Vale lembrar que, mesmo tendo apostado em Marcelo Chamusca e seus principais jogadores desde a primeira rodada da Taça Guanabara, o Botafogo terminou apenas na 7ª posição, com 3 vitórias, 6 empates e 2 derrotas em 11 rodadas.

Leia também:

Copa América não será mais na Colômbia e Argentina vive crise

Corinthians goleia na Sul-Americana em noite de ‘não’ de Renato

Lakers repetem Celtics e vão aos playoffs. LeBron foi decisivo

Deixe um comentário