Início » Colunas » Coluna do Verchai » Favoritos e zebras dos Campeonatos Estaduais

Favoritos e zebras dos Campeonatos Estaduais  

Bola na Rede 1

O ano de 2023 começou cheio de zebras no futebol brasileiro, como em São Paulo, onde o Água Santa, equipe que sequer vai disputar a Série D do Campeonato Brasileiro neste ano, se classificou para a final do Campeonato Paulista pela primeira vez em sua história. Nos Campeonatos Carioca, Mineiro, Gaúcho e Paranaense, que vão ser tratados nesta matéria, não foi diferente.

Fla-Flu na final do Campeonato Carioca pelo 4º ano consecutivo é exceção.

O Campeonato Carioca teve surpresas, sim, mas não na final. Na primeira fase, a Taça Guanabara, a surpresa foi o Volta Redonda na 4ª posição, ficando com a última vaga nas semifinais do Campeonato Carioca, e o Botafogo na 5ª posição, indo para a Taça Rio, na qual vai precisar conquistar o título para garantir sua vaga na Copa do Brasil do ano que vem.

Nas fases finais, porém, não tivemos grandes surpresas. O Volta Redonda até surpreendeu o Fluminense ao vencer em casa por 2 a 1 a primeira partida da semifinal, mas o Tricolor das Laranjeiras também surpreendeu na partida de volta ao vencer no Maracanã por 7 a 0 (uma vitória simples, por 1 a 0, era suficiente para o atual campeão avançar). Na outra semifinal, o Flamengo confirmou o favoritismo diante do Vasco, venceu tanto na ida, em casa, quanto na volta, fora, e se classificou para a final do Campeonato Carioca pelo 5º ano consecutivo.

Depois do título do Botafogo sobre o Vasco em 2018, o Flamengo foi tricampeão do Campeonato Carioca, até ser desbancado pelo Fluminense na final do ano passado. Já o Tricolor das Laranjeiras foi vice em 2020 e 2021, até finalmente superar o principal rival na final do ano passado. Agora, na quarta final consecutiva entre Flamengo e Fluminense, o Tricolor das Laranjeiras busca o bicampeonato para diminuir a distância no número total de títulos em relação ao Rubro-Negro (neste momento, o Flamengo tem 37 troféus, enquanto o Fluminense tem 32 – o Vasco é o 3º maior vencedor, com 24, seguido pelo Botafogo, com 21).

A primeira partida da final, com mando do Flamengo, será neste sábado (1º de abril), às 20:30 (no horário de Brasília), e a volta, com mando do Fluminense, no domingo de páscoa (9 de abril), às 18 horas (de Brasília).

Campeonato Mineiro tem poucas surpresas.

Diferentemente da maioria das competições regionais de 2023, o Campeonato Mineiro é um dos poucos que não teve grandes surpresas. A maior surpresa foi o Tombense, que disputa a Série B do Campeonato Brasileiro e é o único do Minas Gerais a disputar uma das 3 principais divisões nacionais (além do trio Atlético, América e Cruzeiro, que estão na elite), e acabou ficando de fora das semifinais. A surpresa positiva mais uma vez foi o Athletic, que no ano passado foi vice-líder da primeira fase, mas acabou caindo para o Cruzeiro nas semifinais. Desta vez, o Campeonato Mineiro teve um formato diferente, com os líderes de cada um dos 3 grupos que foram divididos (cada um com 4 equipes) e o vice-líder com a melhor campanha se classificando às semifinais. Nas semifinais o Athletic caiu contra o Atlético e voltou a surpreender ao vencer a primeira partida, em casa, por 1 a 0, mas não conseguiu evitar a derrota fora de casa na volta, também por 1 a 0, que acabou dando a classificação ao Galo, por ter sido o dono da melhor campanha da primeira fase.

Na outra semifinal o América não deu chance para o Cruzeiro disputar a final pelo segundo ano consecutivo. Dono da segunda melhor campanha da primeira fase, o América poderia se valer da vantagem do empate no placar agregado, mas, depois de vencer por 2 a 0 fora de casa na ida, o Coelho voltou a superar a Raposa na partida de volta e chega invicto para a final, diante do Atlético Mineiro, que perdeu a invencibilidade diante do Athletic. A primeira partida da decisão acontece no Independência às 16:30 (no horário de Brasília) deste sábado (1º de abril), e a volta no Mineirão no próximo fim de semana (dia 8 de abril).

Internacional dá vexame e Grêmio se aproxima do hexa no Campeonato Gaúcho.

O Campeonato Gaúcho foi recheado de surpresas. Na primeira fase, a principal surpresa foi a eliminação do Juventude, que vai disputar a Série B do Campeonato Brasileiro neste ano, após a queda da Série A no ano passado. Assim, além de Grêmio, líder invicto, e de Internacional, vice-líder tendo perdido apenas uma (para o rival), se classificaram: o Caxias, que vai disputar a Série D do Campeonato Brasileiro neste ano pela campanha do ano passado no estadual; e o Ypiranga, que vai disputar a Série C do Campeonato Brasileiro pelo oitavo ano consecutivo na atual temporada.

Nas semifinais, o Grêmio perdeu a invencibilidade na partida de ida, sendo derrotado pelo Ypiranga fora de casa na partida de ida, mas venceu pelo mesmo placar (2 a 1) na volta, em casa, e conseguiu a classificação após disputa por pênaltis. Do outro lado da semifinal, o Internacional empatou com o Caxias por 1 a 1 tanto na ida quanto na volta, e acabou sendo eliminado em casa após disputa por pênaltis.

A primeira partida da final vai ser disputada neste sábado (1º de abril), às 16:30 (no horário de Brasília), no Estádio Centenário, e a volta acontece na semana seguinte (8 de abril), no mesmo horário, na Arena do Grêmio.

Com queda precoce do Coritiba, Athletico quer voltar a vencer o Campeonato Paranaense.

Atual campeão, o Coritiba fez uma campanha abaixo das expectativas na primeira fase, ficando apenas na 3ª posição, e acabou sendo eliminado logo nas quartas de final pelo Cascavel, que vai disputar a Série D do Campeonato Brasileiro pelo quarto ano consecutivo nesta temporada. E o Cascavel voltou a surpreender nas semifinais, eliminando, nos pênaltis, o Operário, que teve a 2ª melhor campanha da primeira fase, atrás apenas do Athletico. Campeão estadual pela última vez em 2020, o Athletico vai enfrentar o Cascavel no Estádio Olímpico Arnaldo Busatto, em Cascavel, às 18 horas (de Brasília) deste sábado (1º de abril), pela partida de ida, e faz a volta na Arena da Baixada, em Curitiba, na semana seguinte (dia 9 de abril).

Siga o Betmotion nas redes sociais

betmotion - entre para ganhar - logo verde

Gostou deste texto? Deixe o seu comentário e acesse a área de apostas esportivas do Betmotion. Aproveite, também, para nos seguir nas redes sociais:

Twitter

Instagram

Facebook

Telegram

Deixe um comentário