Início » Colunas » Coluna do Verchai » San-São é destaque da quinta rodada do Brasileirão

San-São é destaque da quinta rodada do Brasileirão  

Clássico paulista envolve luta direta contra a permanência na parte de baixo da tabela de classificação do Brasileirão

bônus para sansão brasileiro 2021 arte betmotion

San-São: Santos e São Paulo, respectivamente o atual campeão do Campeonato Paulista e o finalista da última Copa Libertadores da América estão em situação bastante desconfortável no Campeonato Brasileiro após a disputa das primeiras quatro rodadas. Neste domingo, às 18:15 (horário de Brasília), Santos e São Paulo se enfrentam na Vila Belmiro, em partida que vai ser transmitida com exclusividade pelo canal Premiere (exclusivo para os assinantes). Jogando fora de casa, o tricolor paulista passa por uma situação ainda mais desagradável do que o rival, mesmo tendo conquistado um título recentemente e estando classificado para as oitavas de final da Copa Libertadores da América. A equipe comandada por Hernán Crespo ainda não conseguiu vencer neste Campeonato Brasileiro: foram duas derrotas e dois empates nas primeiras quatro rodadas disputadas. O resultado mais incômodo certamente foi o da última rodada, na qual o São Paulo empatou jogando em casa contra a Chapecoense, que soma os mesmos dois pontos do tricolor paulista no Brasileirão. Para tentar se recuperar na competição, o técnico Hernán Crespo ainda não vai poder contar com Daniel Alves e Luan (além de Miranda), machucados, mas tem o meia argentino Martín Benítez a disposição para o clássico e deve manter o esquema com três zagueiros (com Reginaldo completando a trinca).

Do outro lado, jogando em seu território, o Santos espera poder voltar a vencer um clássico, que seria o primeiro sob o comando de Fernando Diniz, ex-Tricolor, e permitiria, à equipe, um belo salto na tabela de classificação.

Fernando Diniz, ex-técnico do São Paulo, reencontra Tricolor no clássico contra o seu Santos, na Vila Belmiro (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)

Somando apenas quatro pontos neste momento, o Santos ocupa a 13ª posição e já se preocupa em ficar lutando na parte de baixo da tabela por um longo período. Para que isso não aconteça pela primeira vez nos últimos dois anos, Fernando Diniz espera esquecer a última derrota para o Fluminense, por 1 a 0, com o Peixe terminando a partida com mais de 70% de posse de bola e quase 20 finalizações a gol. Por ansiedade ou falta de capricho, o Santos sofreu a segunda derrota e precisa de um bom resultado diante do rival nesta rodada, até porque perdeu os três clássicos que disputou nesta temporada. Com Alisson fora, para cumprir suspensão, Camacho é cotado para fazer a estreia na equipe. No setor defensivo, Luan Peres volta de suspensão e deve ser titular. Um provável Santos no clássico vai contar com: John; Felipe Jonatan, Luan Peres, Luiz Felipe e Pará; Camacho (ou Vinícius Balieiro), Jean Mota e Gabriel Pirani, Marcos Guilherme (ou Lucas Braga), Kaio Jorge e Marinho. Do outro lado, Hernán Crespo deve levar a campo um time com: Tiago Volpi; Reinaldo, Diego Costa e Bruno Alves; Wellington, Gabriel Sara, Lizieiro, Emiliano Rigoni e Igor Vinícius; Luciano e Eder.

Fim de semana tem Brasileirão, Série B, Euro, NBA e Fórmula 1

 

Fortaleza e Fluminense fazem duelo de invictos no Castelão

pikachu comemora gol marcado na goleada do fortaleza sobre o inter na segunda rodada da série a de 2021
Castelão recebe Fortaleza x Flu. Pikachu é um dos destaques do time do argentino Vojvoda (Foto: Kely Pereira AGIF / reprodução Twitter do Fortaleza)

Ao todo, sete jogos movimentam a quinta rodada do Brasileirão no próximo domingo (20). Entre os principais, além do clássico San-São, está a partida que acontece no mesmo horário (18:15), na Arena Castelão, no Ceará, entre os invictos Fortaleza e Fluminense. Com uma partida a menos, o Fluminense computa duas vitórias e um empate em três rodadas disputadas, vem de vitória sobre o Santos e espera seguir somando pontar para se manter na luta pela busca da parte mais alta da tabela de classificação. No entanto, enfrentando o atual líder invicto do campeonato, fora de casa, os comandados de Roger Machado certamente vão ter dificuldade para manter a invencibilidade. Pode ser, e é até provável, que o Fortaleza não mantenha o ritmo por muito tempo, devendo lutar mesmo por uma vaga na próxima Copa Sul-Americana ou, com muita competência, por vaga indireta na Libertadores. No entanto, o atual tricampeão cearense não sabe o que é perder desde março, quando foi derrotado em casa pelo Santa Cruz, na quinta rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste. Desde então o tricolor cearense disputou 20 partidas, tendo computado 14 vitórias e 6 empates. Sob o comando do argentino Juan Pablo Vojvoda, que chegou após a saída de Enderson Moreira (desligado depois da eliminação para o Bahia na semifinal da Copa do Nordeste, que foi decidida em disputa por pênaltis), são 8 vitórias em 11 jogos invictos, incluindo classificação às oitavas de final da Copa do Brasil com vitória por 3 a 0, fora de casa, em clássico com o Ceará. Sendo assim, o empate fora de casa com a boa equipe do Atlético Goianiense não deve afetar o Fortaleza na partida contra o Fluminense, até porque as outras vitórias dos comandados de Vojvoda foram sobre Atlético Mineiro e Internacional.

Outros jogos deste domingo (20):

Bola do Brasileirão e câmera de TV
O Brasileirão é uma das atrações da TV neste fim de semana (Reprodução: site da CBF/foto de Fernando Moreno/AGIF)

A quinta rodada vai ser aberta no sábado (19), com a partida entre Flamengo e RB Bragantino que também está sendo analisada em uma matéria especial sobre o rubro-negro carioca aqui no blog. No domingo, a quinta rodada começa com a partida entre Palmeiras e América Mineiro, que acontece logo às 11 horas da manhã (de Brasília) no Allianz Parque. Na 6ª posição com sete pontos, o Verdão quer voltar a vencer para ter boas chances de terminar a rodada no G-4, e a expectativa é de que consiga os três pontos jogando em casa contra o penúltimo colocado, América Mineiro, que tem apenas um empate e outras três derrotas nas quatro partidas disputadas até aqui.

Às 16 horas (de Brasília) a Rede Globo transmite, para diferentes localidades, as partidas de Bahia x Corinthians, na Arena Fonte Nova, e de Internacional x Ceará, no Beira-Rio. Em salvador, a equipe baiana espera voltar a somar pontos para permanecer na parte mais alta da tabela, mas o Corinthians quer nada além da vitória para melhorar sua situação no campeonato. Já em Porto Alegre, o colorado tenta se recuperar da última derrota em casa para o Atlético Mineiro diante do Ceará, que chega para o confronto abalado pela derrota em casa no confronto com o Bahia.

Às 18:15 (horário de Brasília), na Arena da Baixada, em Curitiba, o Athletico Paranaense recebe o Atlético Goianiense com a expectativa de acabar com a invencibilidade do Dragão, manter o 100% de aproveitamento e assumir a liderança da Série A nesta rodada, mesmo tendo uma partida a menos. Atual vice-líder, o Furacão soma nove pontos, tendo vencido as três partidas que disputou.

Leia também:

VAR estraga o futebol quando se mete onde não deveria

Fair play: jogador do Magnus faz gol de mão e avisa o árbitro

Roland Garros: campeão Djokovic avança entre maiores do tênis

Quem é o argentino Vojvoda, técnico-sensação do Fortaleza

Deixe um comentário