Início » Colunas » Coluna do Verchai » Fechada a 3ª rodada da Libertadores

Fechada a 3ª rodada da Libertadores  

Três partidas, sendo uma delas envolvendo o brasileiro Flamengo, fecharam a 3ª rodada da fase de grupos da Copa Libertadores 2022. Jogando fora de casa, o Mengão fez 3 a 1 na Universidad Católica.

Confira os resultados e próximos jogos dos brasileiros na Libertadores e Sul-Americana

Flamengo vence Católica no Chile pela 3ª rodada e segue isolado na liderança do Grupo H

jogadores do flamengo arrascaeta, gabigol e everton ribeiro juntos
Com dois gols de Gabigol, o Flamengo venceu a Universidad Católica, no Chile, e é um dos times com 100% na Libertadores, juntamente com Palmeiras e River Plate (Foto: Gilvan de Souza/CRF)

Nesta quinta-feira (28) o Flamengo foi até o Chile para enfrentar a Universidad Católica pela 3ª rodada da fase de grupos da Copa Libertadores da América e não teve facilidade para sair de campo com os três pontos, mas conseguiu. Tudo começou cedo: ainda antes dos 10 minutos do primeiro tempo, o líder de assistências da Libertadores, Bruno Henrique, escapou pela ponta esquerda e serviu Gabriel Barbosa, que bateu forte para vencer o goleiro e abrir o placar para o Flamengo. Só que a ótima equipe da Universidad Católica não se acanhou depois de sofrer o gol e, em uma bela jogada, ainda aos 15 minutos do primeiro tempo, deixou tudo igual no placar com gol contra de Isla, que tentava cortar uma chance clara de Fernando Zampedri (atacante argentino que estava aparentemente impedido no lance, mas, como não há VAR nesta fase da Libertadores, o gol foi validado pelo assistente e confirmado pelo árbitro). De qualquer forma, o gol serviu para que o Flamengo mostrasse ainda mais sua força sob o comando do português Paulo Souza. A partida era bastante movimentada: De Arrascaeta perdeu chance na cara do gol e, logo na sequência, foi a vez de Zampedri ficar cara a cara com o goleiro Santos e mandar para fora. Então, em um contra-ataque muito bem armado por Arrascaeta, Bruno Henrique (agora com um total de 4 assistências nesta Libertadores) escapou mais uma vez pela ponta e, mais uma vez, serviu Gabigol na área, que só teve o trabalho de empurrar a bola para o fundo da rede. Com o gol, Gabriel Barbosa assumiu a vice-artilharia brasileira na Copa Libertadores, superando nomes como Palhinha e Fred, com um total de 26 gols anotados (tendo apenas 25 anos, Gabigol agora busca ser o principal artilheiro brasileiro da competição, que neste momento é Luizão, que teve passagens por Santos, São Paulo, Palmeiras, Corinthians, Vasco da Gama, Botafogo, Flamengo, entre outros). Mas nem o 26º gol de Gabriel na Libertadores foi capaz de deixar a partida contra a Universidad Católica mais fácil para o Flamengo. A equipe chilena jogou muita bola e criou diversas chances de balançar as redes, chegando a acertar a trave na melhor delas, mas o Flamengo também jogou muito e conseguiu alcançar o 3 a 1 em um golaço de Lázaro já aos 40 minutos do segundo tempo, com assistência de Marinho. Nos acréscimos, A Universidad Católica descontou em mais um gol contra flamenguista, desta vez do zagueiro Pablo, tentando cortar cruzamento. A partida terminou em vitória do Flamengo por 3 a 2, que deixou a equipe de Paulo Souza tranquila na liderança isolada do Grupo H, com 100% de aproveitamento nas 3 primeiras rodadas. O Talleres, com 2 vitórias e 1 derrota (6 pontos) é o vice-líder, e a Universidad Católica, com 2 derrotas e 1 vitória (3 pontos) é a 3ª colocada do Grupo H, que tem o Sporting Cristal na lanterna, sem nenhum ponto somado.

Jogos de quarta-feira (27):

Na última quarta-feira 3 times brasileiros entraram em campo pela 3ª rodada da fase de grupos da Copa Libertadores da América, e apenas um deles não se deu bem: o América. A equipe de Minas Gerais recebeu o Tolima no estádio Independência, em Minas Gerais, e acabou sendo surpreendida ao lado da torcida. Em um duelo que valia a 3ª posição do Grupo D, que tem Atlético Mineiro e Independiente del Valle dividindo a liderança (ambos com 5 pontos somados), o América não soube lidar com a pressão. A equipe comandada por Vágner Mancini até saiu na frente do placar, já no segundo tempo, depois que Paulinho Bóia fez linda jogada e encontrou Pedrinho livre de marcação na área para abrir o placar, mas o Tolima foi para cima e não demorou para conseguir o empate em um contra-ataque que surgiu de um erro de passe no meio de campo, em construção de jogada. Mas foi também em um contra-ataque que o América conseguiu voltar à frente do placar. No entanto, já aos 40 minutos do segundo tempo, sofreu o empate em cobrança de escanteio e, no último minuto dos acréscimos, levou a virada em outro contra-ataque. Agora o América está isolado na lanterna do Grupo D, com apenas 1 ponto somado, enquanto o Tolima, com 4 pontos, está na cola dos líderes Atlético Mineiro e Independiente del Valle, que empataram em um confronto direto pela liderança, disputado no Equador na última terça-feira (26).

Mas, se o América não se deu bem, o Fortaleza, por outro lado, conseguiu sua primeira vitória na competição e deixou a lanterna do Grupo F. O Leão do Pici recebeu o Alianza Lima na Arena Castelão, no Ceará, e subiu para a 3ª posição do grupo, deixando a equipe peruana na lanterna, sem nenhum ponto somado. Depois das derrotas para o Colo-Colo (na estreia, em casa) e para o River Plate (na segunda rodada, na Argentina), o Fortaleza fez valer o fator casa diante do Alianza Lima em um confronto direto na luta pela 3ª posição do Grupo F (que dá vaga no mata-mata da Copa Sul-Americana). Depois de dominar o primeiro tempo, mas não conseguir balançar as redes, o Fortaleza voltou mais ligado para o segundo tempo e, depois de uma boa jogada com Lucas Lima, Yago Pikachu cruzou para o argentino Silvio Romero abrir o placar para o time cearense. Só que os comandados de Pablo Vojvoda diminuíram o ritmo depois de abrir o placar e acabaram sofrendo o empate minutos mais tarde, em um belo cruzamento de Yordi Vilchez que Pablo Lavandeira, de peixinho, completou para o fundo da rede. Mas o Fortaleza voltou a aumentar a pressão depois de levar o empate e conseguiu o gol da vitória por 2 a 1 em mais uma assistência de Yago Pikachu, desta vez para Hércules marcar, em um belo chute da entrada da área. Com a vitória por 2 a 1, o Fortaleza somou os primeiros 3 pontos e assumiu a 3ª posição do Grupo F (3 pontos à frente do lanterna, Alianza Lima, e 3 pontos atrás do Colo-Colo, que é o vice-líder do grupo e primeiro na zona de classificação para as oitavas de final da Libertadores).

Por fim, também na quarta-feira (27), o Palmeiras visitou o Emelec no Equador com uma equipe “mista” (com titulares e reservas) e conseguiu mais uma vitória na competição, abrindo nada menos do que 5 pontos para o vice-líder (Deportivo Táchira), e outros 7 pontos para o primeiro time fora da zona de classificação para as oitavas de final (o agora 3º colocado, Emelec). Rony, Gabriel Verón e Breno Lopes foram os autores dos gols que deram a vitória por 3 a 1 ao Palmeiras.

E vale lembrar que, na terça-feira (primeiro dia dos jogos da 3ª rodada), o Corinthians venceu o Boca Juniors na Neo Química Arena e assumiu a liderança do Grupo E, deixando a equipe argentina última posição.

Deixe um comentário