Início » Colunas » Coluna do Verchai » Já está rolando a Pré-Libertadores 2021

Já está rolando a Pré-Libertadores 2021  

Imagem: reprodução/site da Conmebol

Liverpool do Uruguai é o primeiro a dar passo importante na busca por um lugar na fase de grupos

A fase preliminar da Copa Libertadores da América começou na última terça-feira (23), com a partida entre o 4º colocado do Campeonato Equatoriano de 2020 (Universidad Catolica) e o atual líder do Campeonato Uruguaio (Liverpool Montevideo). Mesmo jogando fora de casa, a Universidad Catolica do Equador não se acanhou e se lançou para o ataque no primeiro tempo. Logo nos primeiros minutos, a equipe visitante chegou com Walter Chalá em velocidade pelo lado esquerdo, o qual tentou lançar nas costas da defesa para o centroavante e o zagueiro Christian Almeida quase marcou contra tentando afastar, mas deu sorte que a bola bateu na trave e saiu. Ainda no primeiro tempo, porém, em outra chegada pelo lado esquerdo, Lisandro Alzugaray teve espaço para receber dentro da área e ajeitar para a finalização, e Juan Manuel Tévez aproveitou o rebote cedido pelo goleiro para abrir o placar em favor do Universidad Catolica. No segundo tempo, a equipe equatoriana teve uma grande chance de aumentar o marcador quando Alzugaray deixou Chalá na cara do gol, mas o companheiro não finalizou do jeito que queria e facilitou para o goleiro. O Universidad Catolica tinha até um certo controle da partida, mas uma cobrança de falta de Augustín Dávila aos 23 minutos da etapa final mudou tudo. O atacante uruguaio deixou tudo igual no placar com uma pancada de muito longe e o Liverpool ascendeu para o jogo. E lá nos acréscimos do segundo tempo, quando parecia que o empate permaneceria até o apito final, a equipe mandante mostrou a razão de a Libertadores ser tão especial. Na base da vontade, o Liverpool pressionou e conseguiu uma chance depois que a defesa adversária errou na saída: a bola ficou de graça para Bruno Correa, que havia acabado de entrar e foi premiado com o gol da vitória ao acertar um belo chute cruzado da entrada da área. Com o resultado conquistado na partida em casa, o Liverpool Montevideo vai para a partida de volta, na próxima terça-feira (02/03), no Equador, dependendo de um empate diante do Universidad Catolica para avançar na fase preliminar da Libertadores, que se divide em três partes. É à partir da próxima segunda fase preliminar, inclusive, que os clubes brasileiros entram em ação.

Outros jogos da primeira fase preliminar da Libertadores 2021:

Nesta quarta-feira (24), outras duas partidas movimentam esta primeira fase preliminar da principal competição sul-americana. Às 19:15 (horário de Brasília), no Estádio Mansiche, no Peru, o Universidad César Vallejo enfrenta o Caracas, da Venezuela, com transmissão ao vivo do FOX Sports em TV fechada. A equipe mandante se classificou para esta fase preliminar da Libertadores pela 4ª posição do Campeonato Peruano de 2020, da mesma forma que os visitantes, que se classificaram pela 4ª posição do Campeonato Venezuelano. Em uma análise mais recente, ambas as equipes demonstraram capacidade para lutar na parte mais alta da tabela de classificação de suas ligas nacionais, mas estão há mais de dois meses sem entrar em campo. Por conta disso, é difícil realizar uma análise mais profunda sobre o confronto, mas é importante mencionar que o César Vallejo não tem um histórico muito bom nas únicas duas vezes em que participou da Libertadores, pois ambas foram na fase preliminar, e em ambas a equipe peruana foi eliminada logo na primeira fase. Do outro lado, porém, o Caracas possui um histórico bem mais favorável, tanto nacionalmente como internacionalmente, tendo em vista que a equipe venezuelana já computa vinte participações em Libertadores, tendo chegado até as quartas de final em sua melhor campanha, no ano de 2009. Sendo assim, levando em consideração a maior aptidão do Caracas para a Libertadores e sua maior solidez ao longo dos anos, a expectativa é de que consiga pelo menos um empate nesta primeira partida contra o César Vallejo, fora de casa.

Também nesta quarta-feira, às 21:30 (horário de Brasília), o Royal Pari recebe o Guaraní no Estádio Ramón Tahuichi Aguilera, na Bolívia, para o duelo que encerra os jogos de ida desta primeira fase preliminar da Libertadores. A equipe mandante é tida como uma grande zebra, tendo em vista que é apenas um estreante na principal competição sul-americana de clubes. Do outro lado, porém, o Guaraní chega de boas campanhas recentes. Na última temporada, a equipe paraguaia passou pelo Corinthians na fase preliminar, entre outros, e só foi parar nas oitavas de final, quando perdeu para o Grêmio. Além disso, o Guaraní também está em atividade, pois disputa o Campeonato Paraguaio, que já começou, enquanto o Royal Pari vai fazer a primeira partida oficial de 2021. Dessa forma, a expectativa é de que a equipe paraguaia não tenha grande dificuldade para avançar à próxima fase, sendo que tem boas chances de conquistar uma vitória já nesta partida de ida, fora de casa.

Deixe um comentário