Início » Colunas » Coluna do Verchai » Palmeiras e Flamengo fazem história na Libertadores

Palmeiras e Flamengo fazem história na Libertadores  

Atual Bicampeão da Libertadores, Palmeiras faz campanha histórica na fase de grupos e é considerado time a ser batido.

gustavo scarpa em palmeiras x deportivo tachira libertadores 2022
Com três gols, Gustavo Scarpa foi o destaque do Palmeiras na goleada por 4 a 1 sobre o Deportivo Táchira, no encerramento da fase de grupos da Libertadores 2022 (Reprodução: Twitter SE Palmeiras)

Nesta terça-feira (24) teve início os jogos da última (6ª) rodada da fase de grupos da Copa Libertadores da América 2022, que termina na quinta-feira (26) com a definição de todos os classificados para as oitavas de final (líderes e vice-líderes de cada grupo). No primeiro dia de jogos o principal destaque foi o atual bicampeão da competição, o Palmeiras, que conseguiu encerrar sua participação nesta fase de grupos com 100% de aproveitamento e uma campanha histórica. Mesmo já garantido na liderança do Grupo A, o Palmeiras recebeu o então vice-líder, Deportivo Táchira (da Venezuela), no Allianz Parque com alguns titulares em campo e com sede de vitória para manter o 100% de aproveitamento e terminar a fase de grupos com a melhor campanha (que garante a vantagem de jogar as partidas de volta do mata-mata em casa). Sem Raphael Veiga (fora por ter testado positivo para a Covid), Gustavo Scarpa foi o grande nome do Palmeiras na última partida da fase de grupos da Libertadores. O meia, que tem contrato até o fim deste ano e ainda não chegou a um acordo com o Palmeiras, foi autor de um hat-trick na partida diante do Deportivo Táchira. No primeiro, ainda aos 15 minutos do primeiro tempo, Scarpa contou com um belo frango do goleiro do time venezuelano para abrir o placar e, ainda antes do intervalo, fez, de pênalti, 2 a 0 para o Palmeiras. No segundo tempo, depois que o Táchira descontou com gol de Jean Gutiérrez, que aproveitou um bata-rebate na área após cruzamento para empurrar para o fundo do gol, Rony fez o terceiro do Verdão e Scarpa decretou a goleada por 4 a 1 em outra cobrança de pênalti.

Com a vitória imponente, o Palmeiras encerrou a fase de grupos desta Libertadores com a melhor campanha da história da competição: com 6 vitórias (100% de aproveitamento), 25 gols marcados e apenas 3 sofridos (+22 de saldo), o Verdão superou a campanha de 2015 do Boca Juniors, que também venceu todos os 6 jogos da fase de grupos (assim como o Vasco em 2001 e o Santos em 2007), mas teve um saldo de gols menor (19 marcados e dois sofridos: +17). Além disso, o Palmeiras se isolou no número de gols marcados: foram 5 a mais que o River Plate de 2020, que ostentava a melhor marca de gols nesta fase da competição até então. Não à toa, antes mesmo de entrar em campo nesta última rodada, o Palmeiras foi considerado o time a ser batido nesta Libertadores pela ESPN Argentina.

Flamengo mantém invencibilidade e pode terminar fase de grupos com segunda melhor campanha

Também nesta terça-feira (24) o Flamengo entrou em campo pela última rodada da fase de grupos da Libertadores, recebendo o lanterna do Grupo H, o Sporting Cristal (do Peru), no Maracanã. Mesmo com o Flamengo já garantido na liderança e enfrentando, em casa, o lanterna do grupo, o técnico Paulo Souza optou por levar a campo alguns dos seus principais jogadores para confirmar a invencibilidade e, assim, ter boas chances de terminar esta fase da Libertadores com a segunda melhor campanha. Por um lado, levar a campo alguns de seus jogadores de confiança foi uma boa decisão, tendo em vista a vitória conquistada. Mauricio Isla abriu o placar no primeiro tempo e Pedro ampliou no segundo, antes de o Sporting Cristal diminuir nos minutos finais da partida com gol de Christofer Gonzáles em falha do goleiro Hugo Souza. A vitória por 2 a 1 levou o Flamengo aos 16 pontos, que garantiu a melhor campanha do Flamengo na fase de grupos da Libertadores considerando o saldo de gols (15 marcados e 6 sofridos: +9). 

Neste momento o desempenho garante ao Rubro-Negro Carioca a segunda melhor campanha desta fase de grupos, mas o River Plate ainda pode ultrapassar a equipe de Paulo Souza, desde que vença o Alianza Lima em casa na última rodada por dois ou mais gols (o que é bastante provável). Mas nem mesmo a melhor campanha da história foi suficiente para que a torcida do Flamengo não voltasse a vaiar o técnico Paulo Souza, que, ainda por cima, perdeu o volante João Gomes para a primeira partida das oitavas de final, pois optou por levar o jogador, considerado titular, para a partida da última rodada mesmo estando pendurado, e ele recebeu o terceiro cartão amarelo. Além disso, a atuação do time de Paulo Souza mais uma vez não agradou e, mesmo tendo vencido pela terceira vez consecutiva no Maracanã, acabou sendo vaiado pela torcida. Para tornar tudo ainda mais complicado, a próxima partida do Flamengo, pela 8ª rodada do Brasileirão, é contra o seu maior rival, o Fluminense, e qualquer resultado que não seja uma vitória convincente pode complicar o Rubro-Negro na tabela de classificação, o que pode ser a gota d’água para que a diretoria não suporte mais a pressão que vem dos torcedores já a algum tempo.

Na contramão dos gigantes, Bragantino perde confronto direto para o Nacional e termina na lanterna do Grupo C

Também nesta terça-feira (24) o Red Bull Bragantino entrou em campo contra o então lanterna do Grupo C, o Nacional (do Uruguai), fora de casa, para uma partida decisiva na luta por classificação para as oitavas da Libertadores e, também, da Copa Sul-Americana. No entanto, considerando a goleada de 4 a 0 que o Vélez Sarsfield aplicou sobre o Estudiantes, o Bragantino precisaria ter vencido o Nacional, fora de casa, por 3 a 0 para conseguir a vice-liderança do Grupo C e, assim, uma vaga nas oitavas de final da Libertadores. No entanto, quem venceu por 3 a 0 foi o Nacional. Com o resultado, o Bragantino acabou caindo para a lanterna do Grupo C, de forma que não conseguiu se classificar para nenhuma das competições continentais. Mesmo com a goleada sofrida, o Estudiantes terminou na liderança do grupo, seguido pelo Vélez Sarsfield, que com a vice-liderança também avançou na Libertadores. Com a vitória sobre o Bragantino, o Nacional assumiu a 3ª posição do Grupo C e, com isso, conseguiu a classificação para o mata-mata da Copa Sul-Americana.

Deixe um comentário