Início » Colunas » Coluna do Verchai » Cruzeiro sai da série B com o Mineirão lotado

Cruzeiro sai da série B com o Mineirão lotado  

O Cruzeiro venceu no domingo (6/11) o CSA por 3 x 2, levando a taça e saindo da série B e a torcida fez uma linda festa, lotando o estádio do Mineirão. Estiverem presentes aproximadamente 61.000 torcedores, que deram um show nas arquibancadas e depois fazendo a festa na comemoração da volta para a série A.

mineirão com torcedores cruzeirenses em jogo da série b
Mineirão lotado de torcedores cruzeirenses em duelo pela Série B (Divulgação: Mineirão)

O Clube acabou vencendo de virada. A torcida de 61.291 pessoas foi ao delírio, sacudindo o time do início ao fim. A Raposa ainda levou o troféu na rodada final, com a festa no Gigante da Pampulha. Nas arquibancadas, o público ainda cantava a música “Pablito e Salomé”, de Mc das Quebradas, que acabou se tornando uma espécie de hino do time. O estádio teve o maior número de torcedores desde a reabertura da Copa do Mundo em 2014. A receita está próxima de 2,8 milhões de reais. O time teve uma média de 41.037 pessoas por partida, só ficando atrás do Flamengo. Ao todo foram 19 jogos com um total de 779.715 torcedores, um número realmente importante, que acabou fazendo a diferença para os atletas, pois com certeza o incentivo da torcida incentivou o clube a seguir em frente até que chegou onde chegou.

Esse número de torcedores por jogo chegou a bater vários jogos inclusive da série A. Com o resultado, o Cruzeiro finalizou a temporada com 76 pontos enquanto o Grêmio ficou em segundo colocado com uma diferença de 11 pontos. O CSA acabou rebaixado com 43 pontos e continuará na segunda divisão.

Quem foi assistir ao jogo e levou inclusive o filho, foi o ex-jogador Walter Montillo que disse estar feliz com o resultado e que espera que o “time aprenda com isso e que não volte mais à série B”, disse também que foi uma festa muito bonita da torcida e que voltar à série A é o lugar certo do time. Quem também elogiou o time foi o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, que acompanhou o jogo e consequentemente a vitória, elogiando o excelente trabalho de Ronaldo que acabou assumindo o time no começo do ano.

O Cruzeiro é uma associação poliesportiva com sede em BH, Minas Gerais. considerado um dos maiores clubes do Brasil no futebol na América do Sul. Fundada em 1921 com o nome de Società Sportiva Palestra Itália, em 1942 foi renomeada para seu nome atual – em referência ao Cruzeiro do Sul – na época em que o governo federal impôs a proibição do uso de qualquer emblema no país Alemanha, Itália e Japão, inimigo do Brasil durante a Segunda Guerra Mundial. Sua popularidade é tamanha que está na 6ª posição entre as maiores torcidas dos clubes brasileiros, já em Minas Gerais é a maior do estado.

Seu rival é o Atlético Mineiro, com quem disputa os clássicos mineiros

O Cruzeiro Esporte Clube tem um belo currículo, pois já ganhou duas taças da Copa Libertadores da América, duas Supercopa Libertadores, quatro do Campeonato Brasileiro e é o recordista da Copa do Brasil com seis e o único Bicampeão consecutivo dessa competição. Tem vários outros títulos que conquistou no decorrer dos anos.

O time foi fundado em 1921 por atletas de uma colônia italiana de Belo Horizonte, por isso que o primeiro nome estava em italiano e por isso também que as cores do time remetiam à bandeira italiana: o verde, o vermelho e o branco.

A construção do seu estádio foi dois anos após a fundação, em setembro de 1923. Sua construção foi feita pelos colonos associados e os jogadores, já que a maioria deles era composta de trabalhadores da construção cível. Porém, haviam integrantes com profissões diversas dentro do time, tais como: pedreiros, policiais, marceneiros, médicos, pintores…havia uma mistura de culturas e classes socias.

Sua primeira conquista importante e oficial foi o tricampeonato mineiro nos anos de 1928, 1929 e 1930.

Em 1925 o nome do Clube passou a ser Sociedade Sportiva Palestra Italia, deixando o nome menos italiano. Em 1936, algumas pessoas que lideraram uma campanha para nacionalizar o Palestra, chamada Ala Renovadora. A intenção da organização era mudar o nome do clube, que não era mais a associação exclusiva das colônias italianas, então não fazia mais sentido usar o nome Itália. Em 30 de janeiro de 1942, durante a Segunda Guerra Mundial, o presidente Getúlio Vargas, que havia declarado guerra às potências do Eixo (Itália, Alemanha e Japão), promulgou um decreto proibindo o uso de termos e seitas referentes a países inimigos. A necessidade de transformar o clube em uma entidade totalmente brasileira foi cumprida em 2 de outubro de 1942, após outro decreto de 31 de agosto de 1942, quando, em reunião de diretoria, o clube teve novas alterações mudando o nome para Ipiranga.

Foi somente em 1942 que o time passou a se chamar Cruzeiro Esporte Clube, que foi uma homenagem à constelação do Cruzeiro do Sul. 

O estádio do Mineirão foi construído durante os anos de 1960 a 1965.

O primeiro rebaixamento do clube aconteceu em 2019 quando perdeu o jogo para o Palmeiras, onde ficou por três longos anos e agora finalmente está de volta à série A.

Quando o time caiu em 2019, acabou passando por muitos problemas financeiros e resultado disso a reformulação da equipe. Para “ajudar”, veio a pandemia do covid-19 e a perde de seis pontos por causa de uma dívida. Mas como nada dura para sempre e tudo passa, o time superou todos os obstáculos e agora colhe os resultados de sua perseverança.

O ano de 2022 iniciou muito diferente dos anteriores, o ex-atleta, Ronaldo Fenômeno compra o clube e após algumas especulações de irregularidades na compra, tudo dá certo e ele se torna oficialmente o dono do clube, remodelando tudo, do gramado às estruturas e impondo seu padrão de qualidade, desfazendo contratos e mudando o técnico do time, o que acabou por “surgir” o novo time do Cruzeiro.

Agora de volta oficialmente à série A, o time pode começar a planejar as estratégias para continuar nesse ritmo já em 2023.

O Cruzeiro venceu no domingo (6/11) o CSA por 3 x 2, levando a taça e saindo da série B e a torcida fez uma linda festa, lotando o estádio do Mineirão.

Deixe um comentário