Início » Colunas » Coluna do Verchai » Corinthians vira líder do grupo após vitória sobre o Boca

Corinthians vira líder do grupo após vitória sobre o Boca  

Corinthians vira líder do grupo E da Libertadores após a vitória sobre o Boca Juniors, por 1 a 0, na Neo Química Arena, noite desta terça-feira.

“Fator Itaquera” é decisivo para triunfo sobre um dos maiores campeões do continente

jogadores do corinthians foto antes do jogo contra o boca na neo quimica arena libertadores 2022
Neo Química Arena lotada para jogo do Corinthians contra o Boca Juniors pela fase de grupos da Libertadores 2022 (Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians)

Nesta terça-feira (26) o Corinthians recebeu o Boca Juniors na Neo Química Arena em partida válida pela 3ª rodada da fase de grupos da Copa Libertadores da América. Até então o Grupo E estava completamente indefinido, pois todas as quatro equipes somavam os mesmos três pontos, tendo em vista que o Corinthians perdeu para o modesto Always Ready e venceu o Deportivo Cali nas duas primeiras rodadas, enquanto o Boca Juniors perdeu para o Deportivo Cali e venceu o Always Ready, os quais se enfrentam nesta quinta-feira (28) pela 3ª rodada. Por conta disso, a partida entre Corinthians e Boca Juniors valia a liderança do Grupo E, e pelo fato de ser em São Paulo, colocava uma grande responsabilidade sobre o Timão, que não pôde contar com o técnico Vítor Pereira (afastado por ter testado positivo para a Covid). A preocupação do técnico Vítor Pereira foi tanta com a partida desta terça-feira contra o Boca que ele optou por poupar seus principais jogadores no último sábado (23), em clássico com o Palmeiras que valia a liderança do Brasileirão para o Corinthians, que acabou sendo derrotado por 3 a 0 pelo rival. O revés diante do Palmeiras colocou ainda mais pressão sobre a equipe corintiana, que tinha apenas empatado com a Portuguesa-RJ na partida anterior, pela ida da 3ª fase da Copa do Brasil. No entanto, com um time descansado e muito próximo daquele que o técnico Vítor Pereira deve considerar o ideal para esta temporada, o Corinthians se redimiu com uma bela vitória sobre o Boca Juniors ao lado da torcida. Maycon abriu o placar logo aos 5 minutos do primeiro tempo, aproveitando cruzamento de Fagner para cabecear no cantinho, sem chances de defesa para o goleiro Javier García (que substituiu o titular, Rossi). Cheio do espírito da Libertadores, o Corinthians fez uma partida que deu orgulho ao seu torcedor, apesar de que, em alguns momentos, ficou muito próximo de ter algum jogador expulso pelas entradas mais fortes nos argentinos. Mas os jogadores foram inteligentes e não se exaltaram. As entradas de Roger Guedes e Gustavo Mantuan no segundo tempo deixaram a defesa do Boca ainda mais perdida e, em uma bela jogada de William, Roger Guedes recebeu livre de marcação na área e tentou tocar na saída do goleiro, que fez a defesa no primeiro momento, mas não conseguiu evitar que Maycon aproveitasse o rebote para fazer 2 a 0 para o Corinthians. “Festa do Corinthians e loucura extrema da sua torcida” foram as palavras de Gabriel Anello, locutor da Rádio Mitre (a mais ouvida da Argentina). A comemoração da torcida que presenciou a grande vitória corintiana se justifica na tabela de classificação: agora o Corinthians é o líder do Grupo E da Libertadores, com 3 pontos de vantagem para o seu principal concorrente, o Boca Juniors.

Os jogos de terça não foram muito favoráveis para outros dois times brasileiros

Também nesta terça-feira (26) aconteceram outros três jogos da 3ª rodada da fase de grupos da Libertadores que envolveram clubes brasileiros. Na altitude de mais de 2,5 mil metros de Quito, no Equador, o Atlético Mineiro não conseguiu demonstrar sua superioridade diante do Independiente del Valle e chegou à sua segunda partida consecutiva sem vitória. Depois do empate inesperado com o Coritiba por 2 a 2 pelo Brasileirão, que impediu que o Galo terminasse a 3ª rodada isolado na liderança, a equipe não conseguiu mais do que um empate com o Independiente del valle no Equador e terminou a 3ª rodada da fase de grupos da Libertadores na vice-liderança do Grupo D (atrás do time equatoriano no saldo de gols, mas com os mesmos 5 pontos somados). E olha que o artilheiro Hulk colocou o Galo na frente do Independiente del Valle logo nos primeiros minutos da partida, aproveitando cruzamento rasteiro de Guilherme Arana. Só que o atual campeão brasileiro perdeu um gol atrás do outro e acabou sofrendo o empate do Independiente del Valle no início do segundo tempo: Junior Sornoza abriu a jogada para Pedro Perlaza e recebeu de volta na área, livre de marcação para tocar no canto e marcar. Sem força para impor uma pressão mais forte na altitude, o Atlético Mineiro acabou apenas empatando com o time equatoriano, resultado que manteve as duas equipes com o mesmo número de pontos (5), na liderança do Grupo D. E nesta quarta-feira (27), às 19 horas (de Brasília), com transmissão da ESPN na TV fechada, o América recebe o Tolima no estádio Independência, em Minas Gerais, em um confronto direto para deixar a lanterna do Grupo D e colar nos líderes Atlético e Independiente. Neste momento, América e Tolima somam apenas um ponto e lutam para alcançar, pelo menos, a 3ª posição do grupo (que dá vaga nas oitavas de final da Copa Sul-Americana.

E se o resultado do Atlético Mineiro não foi dos melhores, pior ainda foi para o Red Bull Bragantino e para o Athletico Paranaense, que também jogaram fora de casa nesta terça-feira (26), pela 3ª rodada da fase de grupos da Libertadores, e perderam. O Bragantino visitou o Estudiantes na Argentina e sentiu o peso de enfrentar uma das equipes mais tradicionais do continente em um confronto direto na luta pela liderança do Grupo C. Agustín Rogel e Mauro Boselli (ex-Corinthians) foram os autores dos gols que deram a vitória por 2 a 0 ao Estudiantes, que se isolou na liderança do Grupo C com 7 pontos (3 a frente do agora vice-líder, Bragantino, e do 3º colocado, Nacional, que venceu o lanterna Vélez Sarsfield nesta 3ª rodada). E pelo Grupo B o Athletico Paranaense viveu praticamente a mesma situação: perdeu por 1 a 0 para o Libertad, jogando no Paraguai, e permitiu que a equipe paraguaia se isolasse na liderança do grupo, com 7 pontos (3 a mais que o Furacão, agora vice-líder).

E nesta quarta-feira (27), além do América Mineiro, também jogam o Fortaleza (enfrenta o Alianza Lima na Arena Castelão às 19 horas de Brasília, com transmissão exclusiva da Conmebol TV, em pay-per-view) e o Palmeiras (visita o Emelec no Equador às 21 horas de Brasília, com transmissão da ESPN na TV fechada).

E na quinta-feira (14), às 19 horas (de Brasília), o Flamengo encerra a participação dos clubes brasileiros nesta terceira rodada da fase de grupos da Libertadores. A ESPN transmite o duelo do Flamengo contra a Universidad Católica, que acontece no Chile.

Deixe um comentário