Início » Colunas » Coluna do Verchai » O Vasco está de volta na série A em 2023

O Vasco está de volta na série A em 2023  

Após entrar para a série B em 2020 pela quarta vez, o Vasco da Gama está de volta à série A em 2023, e segundo o treinador Jorginho. “O Vasco não cai mais”. O time garantiu seu retorno após a vitória em cima do Ituano de 1 x 0 na última rodada da série B.

Em entrevista, Jorginho elogiou o ótimo desempenho do goleiro Thiago Rodrigues, que mesmo sendo vaiado em jogos anteriores, fez defesas essenciais no jogo contra o Ituano, mostrando sua garra e foco. Disse ainda que alguns dos erros cometidos em campo durante essa campanha não foram só de um ou outro, mas sim de toda a equipe.

Com essa vitória, o time está agora com 62 pontos e de volta a série A. Está na quarta posição e junto com ele estão o Cruzeiro, o Grêmio e o Bahia.

O treinador disse que não foi um jogo fácil e que apostaram tudo numa mudança da formação que estavam fazendo ultimamente. Os adversários também estavam com “sede de bola”, dava pra sentir, disse ele. 

Com certeza o fato de terem marcado o primeiro gol fez muita diferença, pois aproveitaram a vantagem e foram pra cima, pressionando o time adversário mais e mais. Outro ponto importante citado, foi o trabalho mental e psicológico que vem sido feito após cada partida, com reuniões de análise de jogadas e que inclusive os jogadores, podiam e deveriam sentir a dor das derrotas. Pelo fato de o Jorginho ter sido um atleta, ele atribui isso como uma vantagem, já que disse saber o que se passa na cabeça de um jogador antes, durante e depois dos jogos e a importância de se “digerir” tudo isso.

Jorginho diz estar muito satisfeito com o resultado e que os últimos acessos do clube foram com ele. Ao ser questionado se vai ficar ou não no clube na próxima temporada, ele disse que agora quer curtir e relaxar e que não está preocupado com isso.

São Januário, estádio do Club de Regatas Vasco da Gama (Reprodução: Instagram)

Jorge de Amorim Campos, é carioca e está com seus com seus 58 anos. Jogou com grandes nomes quando era atleta futebolístico. Passou pelo Flamengo, Bayer de Munique, também atuou no Kashima Antlers do Japão onde se destacou bastante construindo uma carreira muito sólida. Após mais ou menos 10 anos fora do Brasil, voltou e foi para o São Paulo e ainda no mesmo ano para o Vasco da Gama. Finalmente encerrou sua carreira de jogador no Fluminense em 2002.

Como treinador, iniciou sua carreira no ano de 2005, quando voltou ao América, onde ficou até o ano de 2006. Em 2006 trabalhou no Fluminense com o Oswaldo Oliveira, como seu auxiliar. Nesse mesmo ano foi auxiliar o Dunga na Seleção Brasileira, onde ficou até o ano de 2010, quando o Brasil não foi nada bem e acabou eliminado durante as quartas de final da Copa do Mundo.    

No ano de 2010 entrou para o Goiás como seu novo treinador. Não ficou muito e foi demitido. Já em 2011 tornou-se técnico do Fluminense e apesar de ter feito uma boa campanha, disse que queria novos desafios para sua carreira. EM 2011 foi para o Kashima Antlers onde ficou até o final de 2012. Após esse período, em março de 2013 ele assumiu o Flamengo, onde ficaria por poucos meses e acabou sendo demitido por causa do mal desempenho do time no Campeonato Brasileiro. Em agosto do mesmo ano, foi para o Ponte Preta e parecia que sua “maré de azar” não tinha acabado, pois o clube acabou sendo rebaixado para a série B, e não permaneceu no time porque não entraram num acordo.

Já em 2015, foi anunciado como o novo treinador do Vasco da Gama com uma missão de evitar que o time caísse no rebaixamento, mas isso acabou não acontecendo e o time caiu. Jorginho continuou ali, não foi demitido e continuou com seu trabalho, levando o clube novamente à serie A. Em 2018 ficou um pouco mais de 1 mês no Bahia e foi para o Ceará onde foi onde ficou o menor período de sua carreira e acabou pedindo seu desligamento.

Sua volta ao Vasco da Gama foi em junho de 2018, mas após algumas derrotas do time acabou sendo dispensado.

No ano de 2019 passou alguns meses na Ponte Preta e após muita pressão foi demitido mais uma vez. Neste ano ainda, entrou para o Coritiba, mas ao final dessa temporada seu contrato não foi renovado por questões financeiras. Já em 2020 no mês de agosto, ele volta ao Coritiba onde foi incumbido de tirar o time da “lanterna” no brasileirão.  Em outubro, foi novamente demitido do cargo. Em 2021 entrou para o Atlético Goianense onde ficou por apenas 13 jogos onde acabou pedindo demissão por não concordar com a diretoria em alguns aspectos.

Em julho de 2021 assumiu o Cuiabá para dar continuidade na temporada que estava em andamento. Em 2022 voltou a trabalhar no Atlético Goianense, onde ficou por apenas três meses, pois após uma derrota para o Goiás, foi demitido. Já quase no final da temporada de 2022, Jorginho voltou para o Vasco para finalizar a temporada com os jogos que ainda faltavam e seu único objetivo era garantir o acesso do time à série A. Dessa vez seu objetivo foi alcançado com sucesso e o time está de volta.

O Vasco da Gama também foi um time fundado a partir de um clube de remo, no ano de 1898, por um grupo de rapazes portugueses no bairro da Saúde. Seus jogadores tinham a mais variada origem, pois naquela época o futebol não era como hoje, onde gera milhões e milhões e onde os atletas são ricos, bem ao contrário no time haviam negros, mulatos brancos e portugueses de várias classes, inclusive operários. Alguns dizem que o time representava os excluídos e discriminados, e isso foi um desafio, já que naquela época, alguns times não admitiam negros como jogadores.

O Vasco sempre lutou contra o racismo, inclusive na história do time, tem um marco muito importante que foi o envio de uma carta à AMEA, e essa ficou conhecida como a “resposta histórica”, onde recusavam-se de se submeter às condições para serem parte da AMEA, onde acabaram por desistir da filiação e essa carta ficou muito conhecida no meio por fazer história contra o racismo. 

Aliviados, os vascaínos agora “respiram” felizes o “ar” da série A em 2023.

Deixe um comentário