Início » Colunas » Coluna do Verchai » Prévia da 11ª rodada do Campeonato Paulista

Prévia da 11ª rodada do Campeonato Paulista  

Palmeiras garante classificação antecipada com vitória no Choque-Rei e se prepara para mais um clássico no fim de semana de Paulistão.

abel ferreira com lateral marcos rocha na semifinal da libertadores 2021 contra galo no mineirão
Técnico português Abel Ferreira orientando lateral-direito do Palmeiras Marcos Rocha (Divulgação/Conmebol Libertadores)

Nesta quinta-feira (10), o Palmeiras visitou o São Paulo no Morumbi em jogo atrasado da 4ª rodada e garantiu sua classificação para as quartas de final do Campeonato Paulista. O São Paulo chegou para o clássico defendendo um tabu de 25 anos sem perder para o Palmeiras jogando no Morumbi, além da invencibilidade de Rogério Ceni em clássicos, desde que voltou a assumir o comando tricolor, em outubro do ano passado. E, em um contexto geral, o São Paulo poderia ter tido sorte melhor na partida desta quinta-feira (10), mas o Palmeiras mostrou todas as suas melhores qualidades para vencer o clássico e acabar com qualquer tabu.

Com pressão forte nos primeiros minutos, o Palmeiras acuou o São Paulo no campo de defesa e criou uma chance atrás da outra, até que, ainda aos 10 minutos do primeiro tempo, Marcos Rocha levantou na área e Rony cabeceou firme: a bola bateu na trave, mas voltou nas costas de Tiago Volpi e acabou no fundo da rede. A partir daí o Palmeiras apostou no seu ótimo sistema defensivo para controlar o clássico. A posse de bola, que aos 15 minutos do primeiro tempo chegou a 72% do tempo sob o domínio do Palmeiras, terminou com 63% do tempo sob o controle do São Paulo. Mesmo assim, de certa forma, o controle da partida esteve quase sempre sob o controle da equipe comandada por Abel Ferreira, que sabe muito bem como segurar a pressão no campo de defesa e explora de forma ainda melhor os contra-ataques com seus rápidos atacantes. A equipe de Rogério Ceni pressionou em muitos momentos e deixou claro o seu valor diante da torcida, tendo parado no travessão em sua melhor chance de marcar, com chute de Marquinhos da entrada da área. O fato, porém, é que o Palmeiras conseguiu a vitória por 1 a 0, acabou com qualquer tabu e confirmou sua vaga nas quartas de final do Campeonato Paulista, mesmo ainda tendo uma partida a menos (adiada da 6ª rodada, contra o Palmeiras).

Palmeiras e Santos fazem clássico dos opostos:

Com 23 pontos somados nas 9 rodadas disputadas, o Palmeiras tem 8 pontos de vantagem para o 3º colocado do Grupo C, Ituano, e está praticamente garantido na liderança por ter 6 pontos de vantagem para o vice-líder, Mirassol. Significa dizer que um simples empate com o Santos no clássico deste fim de semana, válido pela 11ª (de 12) rodada do Campeonato Paulista, é suficiente para que o Palmeiras se garanta na liderança do Grupo C, mas a equipe de Abel Ferreira espera terminar na liderança da classificação geral.

Os mais próximos de alcançar o Palmeiras são o Red Bull Bragantino, que soma 19 pontos em 10 rodadas, e o Corinthians, que tem 17 pontos em 9 rodadas disputadas. Significa dizer que uma vitória sobre o Santos na partida desta 11ª rodada praticamente garantiria a liderança da classificação geral do Campeonato Paulista ao Palmeiras, o que dá ao clube alviverde a vantagem de fazer as partidas de volta das fases finais ao lado da torcida. Talvez por isso, Abel Ferreira fez mistério sobre a possibilidade de poupar alguns jogadores, se limitando a afirmar que o calendário é muito apertado e que deve levar a campo aqueles que estiverem em melhores condições físicas. A expectativa, portanto, é que a maior parte do time considerado titular esteja em campo, com algumas modificações pontuais na equipe que enfrentou o São Paulo. Com isso, a dificuldade do Santos de conseguir um resultado positivo se torna ainda maior. Apesar de ter uma partida a menos (adiada da 10ª rodada, contra a Ferroviária), o Santos chega para este clássico fora da zona de classificação para as quartas de final do Campeonato Paulista, sendo apenas o 3º colocado do Grupo D (um ponto atrás do vice-líder, Santo André). Além disso, o Peixe ainda está em período de adaptação sob o comando do argentino Fabián Bustus, que fez sua estreia na última partida do Santos, na qual empatou por 1 a 1 com o Fluminense do Piauí e alcançou a classificação para a 3ª fase da Copa do Brasil nos pênaltis. Portanto, o clássico deste fim de semana do Campeonato Paulista envolve dois opostos: um Palmeiras que já está garantido nas quartas de final e se aproxima de confirmar a liderança da classificação geral da competição, contra um Santos instável, que busca se firmar sob o comando de um novo técnico. A partida do Palmeiras com o Santos é neste domingo (13), às 18:30 (no horário de Brasília), no Allianz Parque, com transmissão do Estádio TNT Sports em streaming.

Corinthians e São Paulo buscam confirmação antecipada da liderança de seus grupos:

O primeiro grande do estado a entrar em campo neste fim de semana de Campeonato Paulista é o Corinthians, que enfrenta a Ponte Preta na Neo Química Arena às 18:30 (no horário de Brasília) deste sábado (12), com transmissão do canal do Paulistão no Youtube. Na lanterna do grupo D e a dois pontos de distância do primeiro time fora da zona de rebaixamento para a Série A2 do Campeonato Paulista, a Ponte Preta dificilmente vai conseguir somar pontos diante do Corinthians jogando fora de casa. Assim, contando com o apoio da torcida, o Timão tem tudo para conseguir a vitória e já confirmar a liderança do Grupo A, mesmo tendo uma partida a menos em relação aos concorrentes.

No domingo (13), às 16 horas (de Brasília), com transmissão da Record na TV aberta, o São Paulo tem uma missão bem mais complicada para somar os três pontos e ter alguma chance de confirmar a liderança do Grupo B com uma rodada de antecedência. Isso porque o Tricolor Paulista enfrenta o Mirassol (vice-líder do Grupo C, com os mesmos 17 pontos do São Paulo – líder do Grupo B), fora de casa. E, para garantir a liderança do Grupo B sem depender de pontos na última rodada, além da vitória sobre o Mirassol, que não vai ser fácil, o São Paulo depende que o São Bernardo não vença a Inter de Limeira na rodada, em partida que acontece em Limeira no sábado (12), às 20:30 (no horário de Brasília).

Por fim, garantido na liderança do Grupo D, o Red Bull Bragantino enfrenta o Ituano (3º colocado do Grupo C) fora de casa em partida que encerra a 11ª rodada do Campeonato Paulista às 20:30 (no horário de Brasília) do próximo domingo (13).

Deixe um comentário