Início » Colunas » Coluna do Verchai » Tudo sobre os jogos nacionais do fim de semana

Tudo sobre os jogos nacionais do fim de semana  

Federação Paulista de Futebol (FPF) confirma retorno do Campeonato Paulista já neste sábado (10)

Paralisado há quase um mês (desde o dia quinze de março) por conta da crescente disseminação da pandemia no estado de São Paulo, o Campeonato Paulista finalmente deve voltar a acontecer. A FPF confirmou que vai retomar a competição estadual já no próximo sábado (10) e, portanto, deve confirmar ainda nesta sexta-feira os primeiros confrontos deste retorno. Já durante a semana a FPF comunicou os clubes paulistas, extraoficialmente, que o campeonato poderia ser retomado em breve e, sendo assim, pediu para que já se preparassem para esta possibilidade. Portanto, as equipes já confirmaram que estão prontas para a retomada e, possivelmente, as primeiras a entrar em campo são o RB Bragantino, o Corinthians e o São Paulo, os quais não vão ter compromissos em datas muito próximas, como o Palmeiras, e precisam adiantar os jogos do estadual o mais rápido possível para se preparar para as competições internacionais. O mesmo pode acontecer com o Santos, que pode fazer um jogo neste sábado, ou no domingo (11), apesar de que vai enfrentar o San Lorenzo já na próxima terça (13), pela partida de volta da última fase eliminatória da Libertadores. Quando o Campeonato Paulista foi paralisado, na 4ª rodada, o Santos ocupava (e ainda ocupa) a 3ª posição do grupo D, somando os mesmos cinco pontos do Guarani (2º colocado) e três pontos atrás do líder, Mirassol. Acontece, porém, que o Mirassol fez a partida da 5ª rodada, contra o Corinthians, no estado do Rio de Janeiro (um plano da FPF, que não deu certo, de prosseguir com a competição em outro estado), e acabou sendo derrotado. Portanto, pode ser alcançado por Santos e Guarani no grupo D. Já no grupo A é liderado de forma isolada pelo Corinthians, que alcançou onze pontos em cinco rodadas e aparece com o melhor desempenho desta fase de grupos do Campeonato Paulista. A única equipe que pode alcançar o mesmo número de pontos em cinco rodadas são o Palmeiras e o RB Bragantino, que dividem a liderança do grupo C com os mesmos oito pontos somados, em quatro rodadas. Por fim, no grupo B, o São Paulo divide a liderança com a Ferroviária, somando sete pontos em quatro rodadas. É possível, ainda não se sabe, que aconteça o clássico entre Corinthians e São Paulo, que já estava previamente marcado para acontecer neste dia 10, válida pela 10ª rodada do Campeonato Paulista.

Campeonato Carioca segue intenso e inicia a nona rodada neste sábado

O Campeonato Carioca (chamado de Taça Guanabara nesta primeira disputa por pontos corridos) tem um líder, chamado Flamengo, que não é novidade para ninguém, mas tem um vice, chamado Volta Redonda, que está surpreendendo todos que acompanham a principal competição do Rio de Janeiro. E se o Volta Redonda está sendo destacado, quem não pode deixar de ser mencionado é o atacante Alef Mangueira, mais conhecido como Alef Manga, ou Manga. O alto (190 cm) e veloz atacante de 26 anos vem encantando o Rio de Janeiro com a capacidade de furar as linhas adversárias e marcar gols. Alef Manga é o artilheiro isolado da Taça Guanabara, com sete gols marcados nas oito rodadas disputadas até aqui. Levando em consideração todas as competições, o atacante nascido em Santos computa dez gols nas dez partidas que disputou. Seis deles foram marcados nas últimas três rodadas e deram as vitórias que o Volta Redonda precisava para, faltando apenas três rodadas para o fim da Taça Guanabara, estar a um empata de garantir vaga nas semifinais do Campeonato Carioca. Computando seis vitórias, um empate e apenas uma derrota em oito rodadas, o Voltaço soma os mesmos 19 pontos do Flamengo neste momento, mas chega para a nona rodada da Taça Guanabara desmotivado pela derrota (e consequente eliminação), nos pênaltis, sofrida diante do Juazeirense (líder do Campeonato Baiano) na última quarta-feira (07), pela segunda fase da Copa do Brasil. Além disso, o Volta Redonda vai ter um grande desafio diante do Botafogo neste sábado (10), às 21:05 (horário de Brasília). Atualmente na 5ª posição da tabela, o Botafogo precisa de um bom resultado para seguir acreditando em alcançar uma vaga nas semifinais do estadual, mas o Volta Redonda, ao menos no que apresentou até aqui, chega mais preparado para somar os três pontos.

Nove times buscam as últimas cinco vagas para o mata-mata da Copa do Nordeste

Neste sábado também acontecem os jogos da última rodada da Copa do Nordeste, que já tem Ceará, CRB (líder e vice, respectivamente, do grupo A) e Fortaleza (líder do grupo B) garantidos nas quartas de final. Dessa forma, restam vivas duas vagas no grupo A, que neste momento são ocupadas por Bahia (3º colocado) e Sampaio Corrêa (4º colocado), e outras três vagas no grupo B, que neste momento tem o Vitória (vice-líder) a um empate da classificação, e Altos (3º), CSA (4º) e ABC (5º) somando os mesmos dez pontos e totalmente vivos na disputa. Correndo por trás nesta briga do grupo B, o Salgueiro precisa não só da vitória como, também, do tropeço de outros dois concorrentes. Pelo grupo A, Treze (5º) e Confiança (6º), se encontram na mesma situação: estão dois pontos atrás da zona de classificação e, além da vitória na rodada, precisam torcer pro tropeço dos concorrentes.

Todas as partidas vão acontecer no mesmo horário (às 16h), com exceção do duelo entre Santa Cruz e Botafogo-PB (os lanternas dos grupos), que se enfrentam um pouco mais tarde, às 18:15.

Lista de jogos: Sampaio Corrêa (4º do grupo A) x CSA (4º do grupo B); Treze (5º do grupo A) x Sport (7º do grupo B); Confiança (6º do grupo A) x Fortaleza (líder do grupo B); CRB (2º do grupo A) x Altos (3º do grupo B); Bahia (3º do grupo A) x ABC (5º do grupo B); 4 de julho (7º do grupo A) x Vitória (2º do grupo B); Ceará (líder do grupo A) x Salgueiro (6º do grupo B); e Santa Cruz (último do grupo A) x Botafogo (último do grupo B).

Deixe um comentário