Início » Colunas » Coluna do Verchai » Clássico abre a sétima rodada do Campeonato Carioca

Clássico abre a sétima rodada do Campeonato Carioca  

Precisando da vitória para subir na tabela, Fluminense e Vasco se enfrentam em campo neutro

Roger Machado treinando Flu no CT, antes do jogo com Boavista
Estreia do técnico Roger Machado foi na vitória do Fluminense no Fla-Flu. Hoje o clássico é contra o Vasco (Foto: Lucas Merçon / Fluminense F.C.)

Nesta terça-feira (30), às 21:35 (horário de Brasília), o clássico entre Fluminense e Vasco da Gama abre a sétima rodada da Taça Guanabara (competição de pontos corridos disputada entre doze equipes, em um único turno, que define os quatro classificados para as semifinais do Campeonato Carioca). Neste momento, tanto o Fluminense como o Vasco estão fora da lista seleta dos quatro mais bem colocados na Taça Guanabara, que é liderada por Flamengo e Volta Redonda (ambos com 13 pontos). Em relação aos outros grandes do Rio de Janeiro (com exceção do Flamengo), o Fluminense está em uma situação um pouco mais tranquila, pois aparece na 5ª posição da tabela, estando apenas um ponto atrás de Madureira (4º) e Portuguesa (3ª). O Vasco da Gama, por sua vez, é apenas o oitavo colocado neste momento, somando um total de seis pontos nas seis rodadas que foram disputadas até aqui. A distância da equipe cruz-maltina em relação à zona de classificação para as semifinais do estadual (quatro pontos) é praticamente a mesma da zona de rebaixamento (cinco pontos). É interessante notar que o Vasco ainda não foi derrotado sob o comando do técnico Marcelo Cabo, que assumiu a equipe carioca na terceira rodada desta Taça Guanabara. O comandante chegou ao Rio de Janeiro depois de fazer um bom trabalho pelo Atlético Goianiense na temporada passada (cumprindo o objetivo de permanência na Série A e, de quebra, conquistando classificação para a Copa Sul-Americana com sobra). Evidentemente, o principal objetivo para esta temporada, pelo Vasco, é retornar para a Série A do Campeonato Brasileiro. No entanto, os adeptos esperam que a equipe ainda possa se recuperar no Campeonato Carioca, para pelo menos aparecer entre os outros grandes que devem estar nas fases finais do estadual, como Flamengo e o próprio Fluminense. Esta certamente é a expectativa do técnico Marcelo Cabo, que espera conseguir manter a invencibilidade neste clássico, complicadíssimo, contra o Fluminense. A maior dificuldade da equipe deve ser para encontrar um melhor equilíbrio defensivo, que é o setor onde o Vasco mais sofre no momento. Além disso, Marcelo Cabo vai ter a missão de manter o sistema ofensiva funcionando diante de um time bastante qualificado, e sem uma de suas principais armas ofensivas, o atacante Talles Magno.

Como chega o Fluminense?

O Fluminense chega pressionado para esta sétima rodada do Campeonato Carioca, por conta da derrota sofrida na última rodada (a primeira sob o comando do técnico Roger Machado, que estreou no comando tricolor na terceira rodada do campeonato estadual). Recentemente contratado junto ao Bahia, onde permaneceu por duas temporadas e conquistou o bicampeonato baiano, o técnico Roger Machado chega ao Fluminense com grande expectativa de sucesso na temporada. O Tricolor das Laranjeiras manteve a base da temporada passada, que iniciou 2020 com o vice no Campeonato Carioca (perdendo para o Flamengo) e terminou com a 5ª posição do Campeonato Brasileiro, que lhe garantiu uma vaga direta para a fase de grupos da Copa Libertadores da América 2021. Portanto, um dos principais objetivos do Fluminense na temporada certamente é voltar a participar de um mata-mata de Libertadores, o que não acontece desde 2013, quando um time, que contava com o mesmo Fred que hoje defende a equipe tricolor, só foi parar nas quartas de final. Antes de qualquer coisa, porém, os clubes brasileiros em geral se preocupam em fazer uma campanha nos campeonatos estaduais para começarem a temporada com confiança. Neste momento, o Fluminense é apenas o 5º colocado no Campeonato Carioca, com três vitórias e três derrotas nas seis rodadas que disputou até aqui. Apenas uma destas derrotas, porém, foi sob o comando de Roger Machado: na última rodada, em confronto direto com o Volta Redonda. O Voltaço conseguiu explorar bem as jogadas em velocidade no primeiro tempo e fez logo 2 a 0 pra cima do Fluminense, que conseguiu buscar o empate no segundo tempo, mas acabou se expondo e sofrendo o gol da derrota em um contra-ataque do Volta Redonda já nos acréscimos, praticamente no último minuto de jogo. Agora, enquanto o Voltaço divide a liderança da Taça Guanabara com o Flamengo, o Fluminense sequer ocupa uma vaga no G-4. Sendo assim, o Tricolor das Laranjeiras precisa dos três pontos diante do Vasco para ter chances de subir na tabela, ou de pelo menos um empate para seguir próximo da zona de classificação para as semifinais do estadual.

Como chega o Vasco?

Faltando cinco rodadas para o fim da Taça Guanabara (igual a quinze pontos em disputa), o Vasco da Gama está quatro pontos atrás do primeiro time dentro da zona de classificação para as semifinais do Campeonato Carioca (e sete de distância do líder Flamengo). O problema da equipe cruz-maltina começou no ano passado, quando, em meio à “eterna” crise financeira vivida pelo clube, Ramon Menezes fazia um trabalho muito bom com o elenco limitado que tinha à sua disposição, mas acabou sendo demitido por uma série de resultados ruins que tiraram o Vasco da luta pela liderança do Campeonato Brasileiro. No entanto, os outros quatro comandantes que passaram pelo cruz-maltino não conseguiram evitar mais uma queda do clube (a quarta da história) para a segunda divisão nacional. Por conta dos problemas da pandemia, o Campeonato Carioca de 2021 começou apenas uma semana após o término do Campeonato Brasileiro de 2020 e, por conta disso, muitas equipes optaram por dar uma folga prolongada (de pelo menos duas semanas) ao elenco principal e escalar a base do Sub-23 nas primeiras rodadas do estadual. Foi o que o Vasco fez nas duas primeiras rodadas da Taça Guanabara, mas acabou perdendo em ambas, como boa parte das equipes que escalaram os jogadores das categorias de base. Agora, apesar de invicto, o técnico Marcelo Cabo vai ter muita dificuldade para levar o Vasco às semifinais do Campeonato Carioca. Com quatro empates e uma derrota nas cinco partidas em que dirigiu a equipe carioca, Marcelo Cabo não somou pontos suficientes para recuperar a equipe na tabela de classificação. Sendo assim, um resultado positivo diante do Fluminense nesta sétima rodada seria fundamental, mas é um grande risco apostar nisso, principalmente em razão da fragilidade defensiva do Vasco.

Deixe um comentário