Início » Colunas » Coluna do Verchai » Tudo sobre os jogos das oitavas da Libertadores 2021

Tudo sobre os jogos das oitavas da Libertadores 2021  

Partida entre Olimpia e Internacional encerra os jogos de ida das oitavas de final

Copa Libertadores da América
Final da Libertadores 2021 será decidida em jogo único, no Centenário, no Uruguai (Divulgação: Conmebol Libertadores)

Às 21:30 (horário de Brasília) desta quinta-feira (15) o Inter enfrenta o Olimpia no estádio Manuel Ferreira, na capital do Paraguai. O colorado já enfrentou a equipe paraguaia na fase de grupos desta Libertadores e venceu as duas (uma delas, no Beira-Rio, pelo placar de 6 a 1). Agora, porém, as circunstâncias são bem diferentes da fase de grupos. Naquela oportunidade, Miguel Ángel Ramírez estava no comando de um Inter que voava no Campeonato Gaúcho e contava com elenco praticamente completo a sua disposição. Agora, quem comanda o Internacional é o uruguaio Diego Aguirre, e a equipe gaúcha não vai poder contar com nomes importantes, como Taison, Saravia e Mauricio (lesionados). Além de tudo isso, o Internacional não vence há cinco partidas (depois de estrear com vitória, Aguirre não voltou a vencer no comando colorado). Do outro lado, o Olimpia passou por uma reformulação profunda desde a última derrota para o Inter. Sem entrar em campo por uma partida oficial há quase dois meses, a equipe paraguaia teve 12 saídas e 7 chegadas neste período, mas manteve o treinador Sérgio Orteman, que já conhece as forças e as fraquezas do time gaúcho. A equipe do Olimpia ainda tem uma motivação a mais para o confronto: nos primeiros jogos das oitavas de final, algumas polêmicas em jogos envolvendo times brasileiros deixaram os sul-americanos irados com os clubes do Brasil (até porque, dos 16 classificados para as oitavas, 6 são brasileiros). Sendo assim, até mesmo em razão de a primeira partida ser no Paraguai, no estádio Manuel Ferreira, em Assunção, a expectativa é de que o Internacional tenha muita dificuldade para conseguir um resultado positivo. Pode ser que o técnico Diego Aguirre considere um empate um bom resultado para que a definição fique em aberto para a partida de volta, que acontece na semana que vem, no Beira-Rio.

Os brasileiros mais temidos pelos argentinos começam com o pé direito no mata-mata da Libertadores

A ESPN.com.br fez entrevistas na capital da Argentina, perguntando aos torcedores de Boca e River quais eram os times brasileiros mais temidos pelos argentinos no mata-mata da Libertadores, e o Flamengo foi o mais mencionado. É claro que, orgulhosos, os torcedores quase sempre ressaltaram que não temem a nenhum time brasileiro, mas apenas respeitam. De qualquer forma, a resposta sobre qual time não gostariam de enfrentar na Libertadores foi quase unânime: Flamengo. O rubro-negro carioca decepcionou na última edição da competição e passa por momentos turbulentos, mas o farto elenco que tem a sua disposição pesa na hora da decisão. E foi exatamente isso o que aconteceu na última quarta-feira (14), quando o Flamengo enfrentou o Defensa y Justicia, na Argentina, pela partida de ida das oitavas de final. O confronto diante dos atuais campeões da Copa Sul-Americana certamente foi um dos mais difíceis entre os duelos dos times brasileiros, e marcou a estreia de Renato Portaluppi no comando do Flamengo. Tinha tudo para ser mais uma partida desastrosa para o Flamengo na Libertadores, mas a equipe mostrou força para vencer por 1 a 0 fora de casa e, assim, dar um passo importante rumo às quartas de final. Ainda no primeiro tempo, Michael contou com desvio no adversário em chute da entrada da área para vencer o goleiro Ezequiel e marcar o gol que deu a vitória ao rubro-negro carioca. Mesmo com menos posse de bola e tendo finalizado apenas cinco vezes a gol (o menor número de finalizações em uma partida desde 2019), o Flamengo foi forte defensivamente para manter o placar (uma coisa que Rogério Ceni não conseguiu durante quase um ano a frente da equipe).

Outro time citado pelos argentinos, à ESPN, foi o Palmeiras. O atual campeão da Libertadores também conta com um elenco farto a sua disposição e, mais do que isso, tem como comandante um treinador jovem, mas com muita bagagem. Abel Ferreira esteve a frente do Palmeiras na campanha do título e não há dúvidas de que foi fundamental para a conquista alviverde. Nesta temporada, agora com ainda mais experiência no comando do Verdão, o jovem português ainda não conseguiu conquistar títulos (perdeu os 3 que disputou neste início de temporada: Paulistão, Supercopa e Recopa), mas ostenta a liderança isolada do Campeonato Brasileiro e caminha a passos largos em busca do bi da Libertadores. Também na última quarta-feira (14), o Palmeiras enfrentou o Universidad Católica, no Chile, e conseguiu vencer por 1 a 0 com gol de pênalti de Raphael Veiga, apesar de ter encontrado bastante dificuldade para manter o resultado (tanto é que o goleiro Weverton foi eleito o melhor jogador da partida). 

Atlético Mineiro “escapa” de derrota com polêmica e leva decisão para Belo Horizonte

Os jogos das oitavas de final da Libertadores começaram na última terça-feira (13), com a partida entre Boca Juniors e Atlético Mineiro, disputada em La Bombonera. Além de Flamengo e Palmeiras, o Galo também foi mencionado (em menor proporção) pelos torcedores argentinos entre os times mais temidos do Brasil. E para fazer valer a opinião dos torcedores do Boca, o time de Cuca entrou em La Bombonera com marcação alta e pressionando pelo gol. Hulk foi, mais uma vez, a melhor e, em alguns momentos, a única opção ofensiva do Galo, mas o Boca logo conseguiu equilibrar as ações ofensivas. Ainda no primeiro tempo, Diego González ganhou na área e testou para o fundo da rede, mas o gol foi anulado, com auxílio do VAR, por um possível empurrão do jogador argentino em cima de Réver. O lance, no entanto, foi revisto pela CONMEBOL depois da partida e a instituição sul-americana considerou um erro claro da arbitragem, tendo afastado o juiz e seus auxiliares logo em seguida. O Boca Juniors pressionou bastante pela vitória depois do gol anulado, mas o Atlético conseguiu segurar o empate para definir a classificação em casa.

Assim como o Galo, o São Paulo também empatou a primeira partida das oitavas, diante do Racing Club, disputada no Morumbi. Já o Fluminense, que enfrentou o Cerro Porteño fora de casa na primeira partida, entrou para o grupo dos times brasileiros que venceram o primeiro confronto: o placar foi de 2 a 0, com show de Nenê no auge de seus 39 anos.

Deixe um comentário