Início » Colunas » Coluna do Verchai » Tudo sobre as oitavas da Copa Sul-Americana 2021

Tudo sobre as oitavas da Copa Sul-Americana 2021  

Brasileiros que fizeram partida de ida fora de casa venceram e levam vantagem para o confronto de volta

LDU x Grêmio:

O primeiro confronto destas oitavas de final da Copa Sul-Americana aconteceu na terça-feira (13), com a partida entre a LDU de Quito e Grêmio, no estádio La Casa Blanca, na capital do Equador. Não é uma grande novidade a dificuldade que as equipes brasileiras, que estão acostumadas com o clima tropical do Brasil, encontram quando jogam na altitude de quase 3 mil metros da cidade de Quito. E foi por esta razão que, mais uma vez, o técnico Luiz Felipe Scolari teve de contar com uma atuação de gala de Gabriel Chapecó. O goleiro de apenas 21 anos já tinha sido determinante para evitar a derrota na estreia de Felipão, no último clássico contra o Internacional pelo Campeonato Brasileiro, e voltou a ser decisivo pela Copa Sul-Americana, ajudando o Grêmio a conquistar a vitória por 1 a 0. Gabriel Chapecó teve de intervir já nos primeiros minutos do confronto com a LDU, depois que a defesa gremista “bateu cabeça” e a bola ficou limpa na área para Luis Amarilla encher o pé. Logo depois veio a resposta do Grêmio, em contra-ataque, que terminou com Jean Pyerre correndo para evitar a saída pela linha lateral e pegando a defesa equatoriana de surpresa com um cruzamento caprichado para Léo Pereira testar pro fundo da rede. Os comandados de Felipão conseguiram segurar o placar no segundo tempo e levam a vantagem da vitória fora de casa para o confronto da volta, em Porto Alegre, onde o Grêmio vai poder empatar para avançar às quartas de final.

América de Cali x Athletico Paranaense:

Como já mencionado aqui no blog, o Athletico chega para a temporada 2021 muito bem estruturado e certamente em busca de títulos. O clube paranaense que se reformulou sob as ordens do presidente Mario Celso Petraglia na última década e colhe os frutos de todo esse planejamento e seriedade administrativa. O Furacão passou por dificuldades depois de conquistar a Copa Sul-Americana em 2019 e ver a debandada do elenco depois de levantar o título (incluindo o técnico Tiago Nunes, que acabou se transferindo ao Corinthians e recentemente foi demitido do Grêmio), o que tornou a missão de manter o bom rendimento em 2020 quase impossível (tendo em vista, ainda, os problemas causados pela pandemia). Mesmo assim, o Athletico conseguiu manter as contas equilibradas e, aos poucos, foi se reestruturando: manteve alguns medalhões fundamentais (caso do zagueiro Thiago Heleno e o atacante Nikão); atuou de forma inteligente no mercado (apostando em jogadores pouco valorizados mas com muito potencial, como foi o caso do uruguaio Miguel David Terans, que é um dos maiores destaques da equipe neste momento) e; além de tudo isso, aproveitou-se de um ótimo trabalho de preparação que começou a ser feito nas categorias de base (prova disso é o atacante Vitinho, de 22 anos, que já disputou 22 partidas e marcou 6 gols na atual temporada). Na última terça-feira (13), Vitinho até chegou a deixar o dele, mas o gol acabou sendo anulado pelo VAR por impedimento milimétrico do atacante no início da bela jogada. Os comandados do jovem técnico português, António Oliveira, tiveram dificuldade para jogar contra o América de Cali fora de casa, mas conseguiram a vitória com gol de pênalti de Nikão e não devem ter maiores problemas para garantirem a vaga nas quartas de final na semana que vem, jogando na Arena da Baixada.

Independiente del Valle x RB Bragantino:

Na última quarta-feira (14) foi a vez do estreante em competições internacionais, RB Bragantino, fazer sua primeira partida de mata-mata na Copa Sul-Americana. O adversário da equipe do interior paulista? Ninguém menos que o Independiente del Valle: campeão da competição em 2019. Acontece que, especificamente nesta temporada, o RB Bragantino faz campanha quase impecável no Campeonato Brasileiro, sendo o único ainda invicto na competição, em 11 rodadas disputadas. Além disso, a equipe de Bragança Paulista, comandada por Mauricio Barbieri, passou por um grupo complicado na Copa Sul-Americana e chegou embalada por uma sequência de 11 jogos sem perder (levando em consideração todas as competições). A última derrota da equipe que carrega a marca da Red Bull foi na Copa do Brasil, diante do Fluminense, que acabou custando sua eliminação da competição. E mesmo tendo de jogar na altitude de 2.500 metros da cidade de Sangolquí, no Equador, contra uma equipe qualificada e adaptada ao futebol continental, o Bragantino conseguiu controlar bem as ações ofensivas da partida. Fabrício Bruno, de cabeça, abriu a conta para o RB, completando cobrança de escanteio de Artur na segunda trave. No segundo tempo, Jonathan Bauman certamente deixou os equatorianos vermelhos de raiva depois de desperdiçar chance na cara do gol e, logo na sequência, ser expulso por cotovelada em Edimar. Com vantagem numérica dentro de campo, o Bragantino teve ainda mais tranquilidade para aumentar o marcador: Eric Ramires recebeu de Praxedes na área e bateu cruzado, no canto, para decretar a vitória de 2 a 0. Com o resultado, como sabido, a equipe do interior de São Paulo pode até perder a partida de volta, no estádio Nabi Abi Chedid, por 1 gol de diferença, que ainda avança para as quartas de final.

Santos é último brasileiro a entrar em campo e tem parada dura

O Peixe caiu de paraquedas nesta Copa Sul-Americana, pois terminou na 3ª posição de seu grupo da Libertadores (ficando atrás de Barcelona de Guayaquil e Boca Juniors). Agora, a equipe de Fernando Diniz vai ter de superar, simplesmente, o Independiente nas oitavas de final da Sul-Americana. Vale destacar que a equipe argentina, além de ostentar o peso da camisa que mais vezes levantou o título da Libertadores (7), se classificou para as oitavas de final desta Copa Sul-Americana invicto, em um grupo com Bahia (atual 6º colocado do Brasileirão) e Montevideo Torque (clube criado recentemente pelo City Group, ou seja, com pouca tradição, mas muito investimento). Além de Sandry e Jobson, que já estão há um bom tempo no departamento médico, o Santos não vai poder contar com Alison e John, mas, como faz a primeira partida na Vila Belmiro, espera conseguir um resultado importante para o confronto da volta, na Argentina.

Deixe um comentário