Início » Colunas » Coluna do Verchai » Com Mbappé, França busca segundo Mundial consecutivo

Com Mbappé, França busca segundo Mundial consecutivo  

Com apenas 23 anos, Kylian Mbappé está à frente de uma França que busca, junto com ele, o segundo título consecutivo de Copa do mundo, que seria o terceiro da história da Seleção Francesa. No entanto, mais do que o jovem craque Kylian Mbappé, podemos destacar o atual técnico Didier Deschamps.

camisa 1 e 2 frança copa do mundo catar 2022
(Reprodução: site ge.globo.com)

Foi com ele em campo, capitão de um seleção fortíssima, que contava com nomes como Marcel Desailly, Emmanuel Petit e Zinédine Zidane, que a França conquistou o primeiro título mundial, em 1998, vencendo o Brasil por 3 a 0 na final. Desde então a França sempre esteve entre as seleções candidatas ao título dos mundiais que foram disputados, mas foi acumulando decepções até o retorno de Didier Deschamps, dessa vez no comando técnico da seleção. Em 2002 foi uma surpresa a França não passar da fase de grupos e, em 2006, apesar de ter chegado na final, não conseguiu superar a Itália: teve Zidane envolvido em um lance bizarro e inesquecível com Materazzi, que culminou na expulsão do camisa 10 na prorrogação daquela partida, que a Seleção Italiana venceu nos pênaltis. Em 2010, depois de mais um vexame da Seleção Francesa, que ficou na lanterna de um grupo com Uruguai, México e África do Sul, deu-se início uma reestruturação na equipe.

Didier Deschamps assumiu o comando da Seleção Francesa em 2012 para a disputa das Eliminatórias da UEFA para a Copa do Mundo de 2014, disputada no Brasil. Ainda sem contar com Kylian Mbappé, Deschamps teve dificuldade para encontrar o melhor equilíbrio de sua equipe e só conseguiu uma vaga na Copa no sufoco: vice-líder de um grupo que foi liderado pela Espanha (campeã em 2010), a França conseguiu a classificação na repescagem, vencendo a Ucrânia por 3 a 0 em casa depois de ter perdido por 2 a 0 na primeira partida, fora de casa. Na Copa do Mundo de 2014, porém, a França fez uma ótima campanha, já contando com nomes importantes da atual seleção, como Hugo Lloris, Raphael Varane e Antoine Griezmann, mas acabou eliminada nas quartas de final ao perder por 1 a 0 para a Alemanha, que acabou ficando com o título daquela edição. Desde então a França só se reforçou e evoluiu com o comandante experiente, atingindo o seu ápice na Copa do Mundo da Rússia de 2018, quando fez uma campanha impecável, vencendo 6 das 7 partidas que disputou, incluindo as 4 das fases finais (Argentina nas oitavas, Uruguai nas quartas, Bélgica nas semifinais e Croácia na final), e conquistando o seu segundo título mundial.

E a França não ficou menos favorita por ter decepcionado na última edição da Eurocopa, disputada no ano passado na Inglaterra, quando caiu logo nas oitavas de final para a Suíça. Na verdade, a expectativa era de que, em razão dos desfalques de peso que teve para esta Copa do Mundo, com destaque para N’Golo Kanté, Paul Pogba e Karim Benzema, a França se tornasse um pouco menos favorita, mas isso não aconteceu. Nesta Copa do Mundo do Catar, Didier Deschamps apostou em um esquema ousado que deu certo: com o jovem Aurélien Tchouaméni (contratado nesta temporada pelo Real Madrid para substituir Casemiro) substituindo Kanté como primeiro volante e Antoine Griezmann fazendo uma função parecida com a que era feita por Paul Pogba, jogando como um articulador das jogadas para os pontas velozes Ousmane Dembélé e Kylian Mbappé, com Olivier Giroud como a referência no ataque. Apesar da árdua missão de substituir o atual melhor jogador do mundo eleito pela FIFA (Benzema), Giroud vem dando conta do recado, sendo, atrás de Mbappé, o artilheiro da Seleção Francesa, com 3 gols marcados em 3 partidas disputadas. Resta evidente, portanto, toda a capacidade e a razão do favoritismo da França nesta Copa do Mundo, talvez ao lado apenas do Brasil.

As qualidades e as conquistas do craque da Seleção Francesa, Kylian Mbappé

Kylian Sanmi Mbappé Lottin é um atacante de 23 anos que atualmente defende o Paris Saint Germain, mas que iniciou sua carreira profissional no Monaco na temporada 2015/16. Na primeira vez que entrou em campo, em uma partida da 16ª rodada do Campeonato Francês (Ligue 1), Mbappé ainda tinha 16 anos. Em sua segunda partida, pela fase de grupos da UEFA Europa League, ocorrida 2 dias antes dele completar 17 anos, o atacante francês deu sua primeira assistência para um dos gols da vitória do Monaco por 4 a 1 sobre o Tottenham. Aos poucos, Mbappé foi conquistando seu lugar no time titular, e seu primeiro aconteceu na 27ª rodada da Ligue 1 2015/16, em partida que o Monaco venceu o Troyes por 3 a 1. Em sua segunda temporada na equipe francesa Mbappé já era titular absoluto e logo se tornou um dos principais artilheiros, terminando a temporada 2016/17 com o título da Ligue 1, além de ter chegado às semifinais da Uefa Champions League. Individualmente, Mbappé encerrou a temporada 2016/17 com 26 gols marcados e 11 assistências em 44 partidas disputadas, tendo apenas 18 anos. Depois desta temporada incrível, o Monaco não conseguiu evitar que o jovem craque francês se transferisse para o Paris Saint-Germain na temporada seguinte (2017/18).

Já em sua primeira temporada no PSG, Mbappé marcou 21 gols e deu 15 assistências em 46 partidas disputadas, ajudando a equipe da capital da França a voltar a conquistar o título da Ligue 1. Após o fim desta temporada europeia (2017/18), ajudou a França a conquistar o título da Copa do Mundo de 2018, sendo fundamental na classificação sobre a Argentina nas oitavas de final, marcando duas vezes na vitória por 4 a 3, e marcando um dos gols da vitória por 4 a 2 sobre a Croácia na grande final.

Desde então, Mbappé se tornou o principal artilheiro do PSG, tendo sido artilheiro das últimas 4 edições da Ligue 1, das quais o PSG venceu 3 (em 2018/19, 2019/20 e 2021/22), além de ter conquistado 2 Supercopas da França ou “Trophée des Champions” (2019 e 2020), 2 Copas da França (2019/20 e 2020/21) e 1 Taça da Liga Francesa (2019/20). Em meio a tudo isso, Mbappé também ajudou a Seleção Francesa a vencer a UEFA Nations League 2020/21, marcando o gol da virada sobre a Espanha na final, na vitória por 2 a 1.

Nesta Copa do Catar, Mbappé é o artilheiro isolado, com 5 gols marcados em 4 partidas, sendo que os seus principais concorrentes à artilharia tem apenas 3 gols neste momento (entre eles, Messi e Richarlison).

Deixe um comentário