Início » Colunas » Coluna do Verchai » Fortaleza inicia preparação para 2023 e pensa na Libertadores

Fortaleza inicia preparação para 2023 e pensa na Libertadores  

O Fortaleza vem se superando a cada ano que passa e o planejamento é o mesmo para 2023.

Foto: JL Rosa / SVM

Para tanto, segundo informação divulgada pelo jornal Diário do Nordeste, a ideia do Fortaleza é criar uma SAF (Sociedade Anônima de Futebol) já neste próximo ano. No entanto, diferentemente de clubes como Cruzeiro e Vasco, o Fortaleza pretende manter o clube sob o comando do seu presidente (cargo que é ocupado por Marcelo Paz neste momento). Desta forma, ao invés de vender a maior parte de suas ações para um único investidor, o Fortaleza deve colocar apenas uma pequena parcela à venda, algo em torno de 15% de acordo com informação do site UOL. Esta ideia, porém, ainda precisaria passar pelo crivo do Conselho Deliberativo do clube, que deve analisar qual a melhor alternativa para os planos de tornar o Fortaleza ainda mais forte nacional e internacionalmente. Vale lembrar que o Fortaleza está classificado para a fase qualificatória da Copa Libertadores da América 2023 e certamente tem a expectativa de, assim como no ano passado, disputar a fase de grupos e se classificar às fases finais. Como os clubes brasileiros classificados para a chamada “Pré-Libertadores” entram já na 2ª rodada, que está marcada para acontecer no fim do mês de fevereiro, o Fortaleza vai ter bastante tempo para se preparar. O primeiro compromisso da equipe em 2023 vai ser pela 1ª rodada do Campeonato Cearense, diante do Iguatu, em casa, no dia 14 de janeiro. Pouco depois, fará sua estreia na Copa do Nordeste, que tem seu início previsto para o dia 22 de janeiro de 2023. O Fortaleza é o atual campeão da Copa do Nordeste e, no Campeonato Cearense, vai buscar o quinto título consecutivo. Por isso, apesar de que a apresentação para a pré-temporada se dará apenas no dia 26 de dezembro, a equipe já deu início aos trabalhos de preparação para a próxima temporada.

Permanências, saídas e chegadas para 2023:

O primeiro passo do Fortaleza na preparação para a próxima temporada foi a renovação com o cobiçado técnico Juan Pablo Vojvoda. Depois de conseguir um ótimo desempenho sob o comando do Leão do Pici, o argentino era do interesse de gigantes do futebol brasileiro, como o Atlético Mineiro, mas optou por sua permanência no Tricolor Cearense, assinando um contrato de renovação com o clube até o fim de 2024. Em entrevista concedida após o acordo de renovação, ocorrido logo depois o término do Campeonato Brasileiro 2022, o presidente Marcelo Paz falou sobre a decisão: “a gente fez um bom reajuste salarial. Ele vai ser muito bem remunerado, mesmo que seja menor do que outras propostas. Mas isso mostra que ele escolheu o Fortaleza por projeto, por convicção, por ideias, e isso faz com que a gente fique muito feliz”. Vojvoda está no Fortaleza desde 2021 e já conquistou 2 Campeonatos Cearenses, além da Copa do Nordeste de 2022 e ótimas campanhas por Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e até pela Libertadores.

Além do comandante, o Fortaleza renovou, também, até agora, com 3 jogadores: o goleiro Fernando Miguel (3º lugar no ranking de goleiros que ficaram mais minutos sem tomar gol no Brasileirão 2022) e os atacantes Silvio Romero (autor de 14 gols e 5 assistências em 57 partidas disputadas pelo Fortaleza em 2022) e Thiago Galhardo (autor de 7 gols e 1 assistência em 21 partidas disputadas pelo Fortaleza em 2022).

Além deles, outros jogadores importantes como Marcelo Benevenuto, Tinga, Lucas Crispim, Pedro Rocha e David, entre outros, devem permanecer para a próxima temporada.

Até agora, saíram: o goleiro Marcelo Boeck, o lateral-esquerdo Juninho Capixaba, o lateral-direito/zagueiro equatoriano Anthony Landazuri, o volante Felipe e o meia Matheus Vargas. Além deles, também devem sair: Caio Alexandre, Lucas Lima, Otero e Robson.

Em contrapartida, o Fortaleza já anunciou a chegada de 3 jogadores: o meia-atacante Yago Pikachu (que foi vendido ao Shimizu, do Japão, e retorna ao clube cearense por empréstimo até o fim da temporada), o lateral-esquerdo Bruno Pacheco (contratado por 2 milhões de reais junto ao Ceará, onde disputou 38 partidas em 2022, marcando 1 gol e dando 4 assistências) e o goleiro João Ricardo (que não renovou com o Ceará para 2023 e estava livre no mercado). Além destes, o Fortaleza prepara outras contratações. Neste momento, o Leão negocia com o lateral-direito Dudu, do Atlético Goianiense, e está monitorando a situação de outros jogadores em que tem interesse, como o artilheiro da Série B em 2022, Gabriel Poveda, que estava emprestado ao Sampaio Corrêa, mas tem contrato com o Alverca, de Portugal. Mesmo com um orçamento apertado para 2023, o Fortaleza quer fazer contratações pontuais para reforçar o elenco comandado por Vojvoda, e pode alavancar o seu poderio financeiro caso consiga colocar em prática a SAF.

A subida do Fortaleza com Vojvoda:

É verdade que toda a ascensão do Fortaleza começou pelo trabalho feito fora de campo, pelos seus diretores ou, mais especificamente, pelo presidente Marcelo Paz, mas toda essa virada, que se deu dentro de campo, foi sob o comando de Rogério Ceni. Por isso, nas duas vezes em que o comandante deixou o Leão do Pici para assumir outros gigantes brasileiros, a equipe ficou em situação complicada. Em 2020, por exemplo, quando Rogério Ceni deixou Fortaleza no meio do Campeonato Brasileiro para ir ao Rio de Janeiro, assumir o comando do Flamengo, o Fortaleza só escapou do rebaixamento à Série B pelo saldo de gols, pois terminou aquele Brasileirão com os mesmos 41 pontos do Vasco, que acabou sendo rebaixado. Muitos técnicos passaram pelo Fortaleza durante estes períodos, mas não vingaram. Isso até Juan Pablo Vojvoda assumir o Fortaleza no início de maio de 2021, quando estava começando o Campeonato Cearense, pouco depois da queda para o Bahia nas semifinais da Copa do Nordeste, ocorrida sob o comando de Enderson Moreira. Vojvoda fez sua estreia no Fortaleza na 5ª rodada do Campeonato Cearense de 2021, com uma goleada de 6 a 1 sobre o Crato. Pouco tempo depois, se sagrou campeão estadual diante do Ceará na final e sustentou uma invencibilidade de 12 rodadas, até perder para o Flamengo na 6ª rodada do Brasileirão. Naquele mesmo ano, porém, Vojvoda levou o Fortaleza à semifinal da Copa do Brasil, na qual perdeu para o Atlético Mineiro (campeão daquela edição), e ficou na 4ª colocação do Campeonato Brasileiro (atrás apenas do trio formado por Atlético Mineiro, Flamengo e Palmeiras), de forma a garantir uma vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores da América 2022. Neste ano, o Fortaleza foi campeão da Copa do Nordeste sobre o Sport na final, conquistou o quarto título estadual consecutivo, chegou às oitavas de final da Libertadores pela primeira vez em sua história (perdendo para o River Plate), foi às quartas de final da Copa do Brasil (perdendo para o Fluminense) e terminou o Brasileirão na zona de classificação para a chamada “Pré-Libertadores”.

Deixe um comentário