Início » Colunas » Coluna do Verchai » Tudo sobre a reta final do Campeonato Paulista

Tudo sobre a reta final do Campeonato Paulista  

Atual campeão, Palmeiras faz campanha ruim e precisa de três partidas perfeitas para ter chance de passar pela fase de grupos.

(Imagem: reprodução Palmeiras)

Se o Palmeiras começou a fase de grupos da Libertadores com 100% de aproveitamento e já abriu larga vantagem para os adversários, o mesmo não acontece no Campeonato Paulista. Diferentemente de outras equipes, como Flamengo e São Paulo, o Palmeiras está tendo grande dificuldade para combinar as competições. É verdade, destaque-se, que os seus adversários do grupo C, Red Bul Bragantino e Grêmio Novorizontino, fazem duas das melhores campanhas do campeonato e dificultam ainda mais para o Verdão. Além disso, é preciso levar em consideração o fato de o alviverde, assim como o Santos (que também encontra dificuldade para somar pontos), ter chegado a fazer quase quatro partidas em uma semana. No entanto, a expectativa dos torcedores era um pouco maior sobre aquilo que Abel Ferreira poderia extrair da equipe reserva. Na última quinta-feira (29), apenas dois dias após ter goleado o Independiente del Valle (por 5 a 0) pela Libertadores, o Palmeiras fez uma de suas partidas atrasadas do Campeonato Paulista, contra a Inter de Limeira, com uma equipe completamente diferente da anterior (exceto o goleiro, Weverton). A equipe que Abel Ferreira levou a campo, com Gabriel Menino se aproximando de William e Wesley no campo de ataque, teve dificuldade para furar as linhas de marcação da Inter, que não afrouxou a forte marcação e explorou muito bem os contra-ataques. Por conta disso, o técnico português deve ter agradecido a manutenção de Weverton, que fez grandes defesas para salvar o Palmeiras no primeiro tempo. No segundo tempo foi a trave que salvou o Palmeiras quando o experiente Roger (que jogou no Corinthians em 2018 e teve passagens importantes pela Ponte Preta) apareceu livre de marcação na área e cabeceou sem chances de defesa para Weverton. Com a falta de criatividade palmeirense persistindo nos primeiros minutos da etapa final, Abel Ferreira apelou: primeiro com Patrick de Paula e Raphael Veiga e, um pouco depois, com as entradas de Luiz Adriano e Rony. As mudanças fizeram com que algumas chances fossem criadas, mas não foi o suficiente para vencer o goleiro Jefferson Paulino, que certamente foi um dos nomes da partida. Seu principal concorrente ao título de “nome do jogo” é Bruno
Xavier: meia de 24 anos que entrou no segundo tempo e foi responsável por se aproveitar de um vacilo da defesa palmeirense no último minuto da partida para marcar o gol que deu a vitória à Inter de Limeira, em um belo chute cruzado da entrada da área. Com o resultado, o Palmeiras se manteve estacionado na 3ª posição do grupo C deste Campeonato Paulista, quatro pontos atrás do 2º colocado, Grêmio Novorizontino, agora restando apenas três rodadas (nove pontos) para serem disputadas. Já neste domingo (02/05), às 20 horas (de Brasília), o Palmeiras enfrenta o Santo André (3º colocado do grupo A) fora de casa, pela 10ª rodada. Mais uma vez, se pensar no confronto complicado que vai fazer com o Defensa y Justicia pela Libertadores, Abel Ferreira pode optar por ir a campo com uma equipe alternativa.

Majestoso é destaque do fim de semana:

O clássico deste domingo (02/05), entre Corinthians e São Paulo, que acontece na Arena Neo Química e é válido pela 11ª rodada da fase de grupos do Campeonato Paulista, ainda não tem um horário definido para acontecer. Isso porque, de acordo com o tão mencionado protocolo de retorno do Campeonato Paulista, acertado entre Ministério Público, governo estadual e a Federação Paulista de Futebol (FPF), as partidas não podem acontecer antes das 20 horas (de Brasília). No entanto, a Rede Globo pediu para que a partida acontecesse às 16 horas (de Brasília), ou seja, no horário em que tradicionalmente transmite as partidas que acontecem aos domingos. A FPF entrou em contato com o governo estadual e aguarda, com otimismo, uma resposta do governo estadual, que vem flexibilizando as medidas de isolamento e pode ser favorável à mudança no protocolo. Seja como for, Corinthians e São Paulo chegam para o clássico em situação confortável no Campeonato Paulista, pois, restando apenas duas rodadas para o fim da fase de grupos, já estão confirmados no mata-mata. No entanto, o Timão chega pressionado por uma derrota amarga pela Copa Sul-Americana, jogando contra o Peñarol na mesma Arena em que vai enfrentar o São Paulo neste domingo. Com a derrota, o Corinthians ficou em situação bastante desfavorável na competição continental, pois ocupa a 3ª posição do grupo E, estando cinco pontos atrás do próprio Peñarol (líder) e três pontos atrás do 2º
colocado. Já o São Paulo chega para o Majestoso em uma situação completamente diferente, pois venceu as duas partidas que fez pela fase de grupos da Libertadores. Além disso, o tricolor é líder isolado da classificação geral do Campeonato Paulista, somando um total de 25 pontos nas dez rodadas disputadas até aqui (quatro pontos a mais que o segundo que mais somou pontos até aqui, que é o próprio Corinthians). A equipe comandada por Hernán Crespo vem embalada por uma sequência de oito vitórias consecutivas e certamente espera se aproveitar da instabilidade corintiana para somar mais três pontos e, assim, dar motivo de sobra para os torcedores  comemorarem. O Corinthians, por sua vez, chega pressionado para fazer uma partida competitiva depois da derrota na Copa Sul-Americana, pois um resultado negativo pode fazer tudo descer ladeira abaixo.

Também no domingo, às 20 horas, acontece a partida entre Guarani (2º do grupo D) e Grêmio Novorizontino (2º do grupo C), que muito interessa a Santos e Palmeiras. A equipe alviverde está quatro pontos atrás do Grêmio Novorizontino, e o Santos tem dois pontos a menos que o Guarani. O Peixe, inclusive, entra em campo no sábado (01), às 20 horas, para enfrentar o RB Bragantino (líder do grupo C). Somando 21 pontos em 10 rodadas, a equipe de Bragança Paulista precisa de um simples empate com o Santos para confirmar vaga nas quartas de final do Campeonato Paulista.

Fernando Verchai

Deixe um comentário