Início » Colunas » Coluna do Verchai » Europa League: West Ham inicia semi contra algoz do Barça

Europa League: West Ham inicia semi contra algoz do Barça

Fernando Verchai

Semifinais da Uefa Europa League começam nesta quinta (28). West Ham inicia em casa confronto algoz do Barcelona, Eintracht Frankfurt. Já o forte RB Leipzig recebe o surpreende time escocês do Rangers.

Dono de um dos melhores elencos destas semifinais, West Ham enfrenta carrasco do Barça

torcida do eintracht frankfurt na europa league

Eintracht Frankfurt, carrasco do Barcelona, inicia na Inglaterra o confronto semifinal contra o West Ham (Divulgação/Uefa Europa League)

Desde a queda na fase de grupos da Uefa Champions League e a classificação para disputar a Uefa Europa League, o Barcelona era visto como grande favorito para levantar o troféu da segunda competição de clubes mais importante do Velho Continente. No entanto, a equipe da Catalunha não contava com a astúcia do Eintracht Frankfurt, um modesto time da Alemanha que está fazendo uma campanha surpreendente nesta Europa League e já sonha com a conquista do deu segundo título na competição.

O Eintracht Frankfurt liderou o Grupo D desta Europa League com tranquilidade, mantendo sua invencibilidade nas seis rodadas: foram 3 vitórias e 3 empates, com 12 pontos somados (3 a mais que o vice-líder, o Olympiacos). A campanha lhe garantiu vaga direta nas oitavas de final, onde enfrentou o Real Betis (vice-líder do grupo G, que passou pelo Zenit no play-off) e passou o maior sufoco. Depois da vitória por 2 a 1 na partida de ida, na Espanha, o Frankfurt perdeu por 1 a 0 na volta, no tempo normal, e a decisão da classificação foi para a prorrogação, onde a equipe alemã conseguiu o gol da vitória nos acréscimos do segundo tempo (mais especificamente aos 121 minutos, quando, tentando cortar cruzamento, o volante argentino Guido Rodríguez acabou marcando contra).

A classificação suada acabou dando mais força para o Frankfurt nas quartas de final, quando foi sorteado para enfrentar o Barcelona. Depois de um empate por 1 a 1 na Alemanha, a expectativa era de que o Barça conseguisse a vitória e a classificação na partida de volta, na Espanha, mas o Frankfurt mostrou superioridade em pleno Camp Nou e abriu logo 3 a 0. O Barcelona descontou com dois gols nos acréscimos do segundo tempo, mas não chegou a ameaçar a classificação dos alemães.

Vale destacar que, na Bundesliga (o Campeonato Alemão), o Eintracht Frankfurt é apenas o 9º colocado e, faltando apenas 3 rodadas para o fim do campeonato, já não tem mais chances de conseguir uma vaga em qualquer uma das três competições europeias. Ainda assim, não se pode menosprezar o trabalho que toda a equipe vem fazendo nesta Uefa Europa League, na qual o Frankfurt busca o segundo título de sua história.

Para tanto, a equipe alemã precisa ir até a final e, para isso, precisa superar a ótima equipe do West Ham nas semifinais. Assim como o Frankfurt, o West Ham faz uma campanha sólida nesta Europa League e, em comparação com o time alemão, possui um elenco teoricamente mais forte. Na Premier League, por exemplo, o West Ham ocupa a 7ª posição (a primeira depois dos times do chamado “Big Six”) e ainda tem chances (apesar de remotas) de conseguir se classificar para a próxima Uefa Champions League.

E se o Frankfurt se orgulha por ter eliminado o grande favorito da atual edição da Uefa Europa League, o West Ham se orgulha por ter eliminado o maior campeão da competição, o Sevilla, nas oitavas de final. Nas quartas, o West Ham passou pelo Lyon vencendo por 3 a 0 na Inglaterra, no Estádio Olímpico de Londres, onde, nesta quinta-feira (28), às 16 horas (de Brasília), recebe o Eintracht Frankfurt pela partida de ida das semifinais da Europa League, que vai ser transmitida pela ESPN na TV fechada.

Alemão RB Leipzig enfrenta a grande surpresa Rangers, da Escócia

Também às 16 horas (de Brasília) desta quinta-feira (28) acontece a outra partida da semifinal desta Uefa Europa League, entre Leipzig e Rangers, que também vai ser transmitida pela ESPN (2) na TV fechada. Forte candidato ao título, pelo elenco do qual dispõe, a equipe alemã, que é gerida pela empresa Red Bull, vai enfrentar exatamente a equipe que mais surpreendeu ao chegar nesta altura da competição: o Rangers.

Atual campeão escocês com uma campanha histórica (32 vitórias e 6 empates em 38 rodadas e 102 pontos somados), o Rangers é o vice-líder da atual edição da Scottish Premiership (a Primeira Divisão da Escócia), estando 6 pontos atrás do líder, Celtic, faltando apenas 4 rodadas para o fim do campeonato. A queda de rendimento na competição nacional poderia ser justificada pelo fato de o Rangers ter perdido jogadores importantes como Jermain Defoe e, também, o técnico Steven Gerrard (contratado pelo Aston Villa). No entanto, mais do que isso, o Rangers teve de dividir o foco da competição escocesa com a Uefa Europa League, onde não poupou esforços para chegar até esta semifinal.

O grande momento do Rangers nesta Europa League foi no play-off, quando enfrentou o Borussia Dortmund, que vinha da Champions League como um dos favoritos a vencer a Europa League, e se classificou com vitória por 6 a 4 no placar agregado (4 a 2 na ida, na Alemanha, e 2 a 2 na volta, na Escócia).

Nas quartas de final, o Rangers conseguiu reverter a derrota de 1 a 0 sofrida diante do Braga na partida de ida, em Portugal, e venceu por 3 a 1 na volta, na Escócia. Agora, o time escocês se depara com, talvez, o seu maior desafio desta Europa League.

O Leipzig chegou na competição depois de ter sido eliminado na fase de grupos da Uefa Champions League e desde o play-off veio confirmando o seu favoritismo na luta pelo título da Europa League. Primeiro o Leipzig deixou para trás a Real Sociedad, da Espanha (vencendo por 5 a 3 no placar agregado), depois passou pelo Spartak Moscou nas oitavas de final sem entrar em campo (em razão da exclusão das equipes russas das competições da Uefa) e, nas quartas de final, superou a forte Atalanta vencendo por 2 a 0 na Itália, na partida de volta, depois de empatar por 1 a 1 na Alemanha.

Vale destacar que o Leipzig está na final da Copa da Alemanha e, também, está muito próximo de confirmar sua classificação para a próxima Uefa Champions League pela Bundesliga (na qual ocupa a 4ª posição). A equipe da Red Bull possui um elenco muito qualificado e dificilmente não vai passar pelo Rangers nesta semifinal.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.