Início » Colunas » Coluna do Verchai » Estão definidos os confrontos do mata-mata da Sul-Americana

Estão definidos os confrontos do mata-mata da Sul-Americana  

Estão definidos os confrontos do mata-mata da Copa Sul-Americana 2022. Cinco brasileiros se classificaram às oitavas de final.

Relembre como foi o fim da fase de grupos: 

Na última quinta-feira (26), aconteceram os últimos jogos da fase de grupos da Copa Sul-Americana, de forma com que foram definidos os últimos classificados para o sorteio das oitavas de final e definição de chaveamento dessa competição e também da Libertadores, ocorridos nesta sexta-feira (27).

em destaque arte da Conmebol com troféus da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana 2021
(Reprodução/site da Conmebol)

No grupo A, onde se encontravam Lanús, Barcelona SC, Montevideo Wanderers e Metropolitanos FC, 2 times ainda brigavam pela passagem de fase, de forma que a classificação só ficou definida na última rodada. Com a vitória do Lanús por 1×0 em cima do Metropolitanos FC, e o empate do Barcelona SC em 0x0 contra o Montevideo Wonderers, assim, ficou definido o time do grupo A que teve seu passaporte carimbado para a fase mata-mata do torneio, o Lanús, que terminou ao final com 11 pontos, dois acima do segundo colocado. Nas oitavas-de-final, o Lanús enfrenta o Independiente Del Vale.

No grupo B, os integrantes eram FBG Melgar, Racing Club, Cuiabá e CA River Plate. Apesar da bela campanha no campeonato brasileiro do ano passado, o Cuiabá não teve muitas chances nessa competição, ficando apenas em 3º lugar, com 6 pontos. Na última rodada, tivemos uma das disputas mais acirradas de todos os grupos, entre o primeiro colocado FC Melgar e o segundo Racing Club, enquanto o FC Melgar venceu seu jogo por 3×1 em cima do Cuiabá, o Racing surpreendeu negativamente e perdeu para o lanterna do grupo, o CA River Plate, em casa, por 0x1. Com isso, os dois times ficaram empatados em número de pontos (12), com o FBC Melgar tendo se classificado pelo saldo de de gols, com 2 gols de saldo a mais. Nas oitavas, o FBC Melgar enfrentará o Deportivo Cali.

Pelo grupo C, mais um brasileiro em disputa, o Santos, que tinha como concorrentes, U. La Calera, Universidad Católica e Banfield. Esse grupo, assim como o grupo B, teve uma das disputas mais emocionantes pela classificação. O Santos se classificou com o critério de gols marcados (7 contra 6), sendo que ficou empatado tanto em pontos, quanto em saldo com o U. La Calera (11 pontos cada, e 2 de saldo). Na última rodada o Santos empatou fora de casa em 1×1 contra o Banfield, e o U. La Calera venceu em casa por 3×1 o U. Católica. O Santos classificado, agora terá o Deportivo Tachira pela frente nas oitavas.

No grupo D, o time brasileiro em disputa era o São Paulo, o qual se classificou com certa tranquilidade, e terminou a fase de grupos com 16 pontos, cinco a mais que o segundo colocado Everton de Vina. Os outros dois times que faziam parte do grupo eram Ayacucho FC e Wilstermann. Com a classificação tranquila, o São Paulo terá pela frente a tradicional Universidad Católica do Chile.

Partindo para o grupo E, grupo em que outro brasileiro fazia parte, o Internacional. O Inter se classificou em primeiro lugar após a boa vitória pro 5×1 em cima do lanterna 9 de Octubre, terminando assim ao final com 12 pontos, dois a mais que o segundo colocado Guairena FC, o qual empatou fora de casa com o Independiente Medellin, em 1×1. Com a classificação, o Internacional enfrentará o Colo Colo nas oitavas-de-final.

No grupo F, mais um brasileiro classificado e fazendo história, o Atlético-GO, o qual nunca havia se classificado a uma competição internacional antes, teve uma campanha interessante, e conseguiu eliminar seus concorrentes LDU Quito, Antofagasta e Defensa Y Justicia. Apesar de ser um grupo com adversários tradicionais, o Atlético-GO foi guerreiro e conquistou a primeira colocação após empatar de forma heróica com a LDU em Quito, ficando assim com 13 pontos ao final da fase de grupos, dois a mais que a própria LDU. Com a classificação, o Atlético-GO irá enfrentar a tradicional equipe do Olimpia nas oitavas.

Pelo grupo G, outra campanha memorável de um clube brasileiro, o Ceará fez uma campanha irretocável, com 6 vitórias em 6 jogos, se classificando de forma surpreendentemente tranquila, com 18 pontos, seis a mais que o segundo colocado Independiente. As outras equipes do grupo eram General Caballero e Deportico La Guaira. Na próxima fase, o Ceará, com moral, enfrentará o também tradicional The Strongest.

O último grupo, o H, teve outro clube brasileiro que não conseguiu a classificação (assim como o Cuiabá), o Fluminense, que apesar da goleada monumental por 10×1 fora de casa contra o Oriente Petrolero (lanterna do grupo e que não conquistou nenhum ponto nesta fase), não conseguiu se classificar, pois fez uma campanha bem irregular, deixando de conquistar pontos importantes nas partidas anteriores, e frustrando seus torcedores, que estavam animados no início do semestre com a boa fase, mas que deixou ir por água abaixo suas ambições. Neste grupo que tinha além de Fluminense, Union de Santa Fé, Junior FC e o próprio Oriente Petrolero, o Flu ficou apenas em segundo lugar, com 11 pontos, um a menos que o líder Union Santa Fé. O Unión Santa Fé enfrentará o Nacional na próxima fase.

Confrontos definidos, teremos então:

Lanús x Independiente Del Valle (29/06 e 06/07)

Melgar x Deportivo Cali (29/06 e 06/07) 

Santos x Deportivo Tachira (29/06 e 06/07)

São Paulo x U. Católica (29/06 e 06/07)

Internacional x Colo Colo (29/06 e 06/07)

Atlético-GO x Olimpia (29/06 e 06/07)

Ceará x The Strongest (29/06 e 06/07)

Unión Santa Fé x Nacional (29/06 e 06/07)

Deixe um comentário