Início » Colunas » Coluna do Verchai » Sem Corinthians e São Paulo, Paulistão chega às semifinais

Sem Corinthians e São Paulo, Paulistão chega às semifinais  

paulistao 1
Divulgação

No último fim de semana aconteceram os primeiros 3 confrontos únicos das quartas de final do Campeonato Paulista, que teve as semifinais definidas após o duelo do São Paulo com o Água Santa disputado nesta segunda-feira (13) no Allianz Parque em razão da realização de uma série de shows da banda britânica Coldplay marcado para acontecer no Morumbi entre os dias 10 e 18 deste mês. O primeiro a entrar em campo foi o Palmeiras, que teve um grande desafio diante do atual campeão da Série C do Campeonato Brasileiro, o São Bernardo, que protagonizou a segunda melhor campanha (atrás exatamente do Palmeiras) da primeira fase do Campeonato Paulista. Apesar das dificuldades, o Palmeiras, atual campeão estadual (e também nacional), conseguiu confirmar o favoritismo, diferentemente do que fez o Corinthians no dia seguinte, no último domingo (12). Recebendo em casa o Ituano, que se livrou do rebaixamento após uma vitória surpreendente sobre o Santos na última rodada (deixando, assim, o primeiro gigante para trás) e ainda conseguiu a classificação às quartas de final, o Corinthians acabou sendo mais uma vítima do gigante de Itu, sendo derrotado nos pênaltis após empate por 1 a 1 no tempo normal. No mesmo dia, o Red Bull Bragantino não decepcionou a torcida enfrentando o Botafogo-SP e venceu em casa por 2 a 0, garantindo sua classificação à semifinal. No dia seguinte, porém, jogando em um estádio diferente, mas com o apoio da torcida por ser o mandante, o São Paulo não conseguiu sair do zero com o Água Santa, que não disputa nenhuma competição nacional, e acabou sendo eliminado após disputa por pênaltis. Logo na primeira vez que a equipe de Diadema conseguiu passar da fase de grupos do Campeonato Paulista, em sua quarta participação na Série A1, conseguiu, de quebra, eliminar um gigante nas quartas de final.

Água Santa dá aula ao São Paulo com classificação fora de casa.

Em 2021, ano em que o São Paulo acabou com uma seca de quase 10 anos e voltou a levantar um troféu ao vencer o Palmeiras na final do Campeonato Paulista, o Água Santa estava retornando à Série A1 do estadual depois de conquistar o vice-campeonato da Série A2. No ano passado, o Água Santa não só conseguiu escapar do rebaixamento ao ficar com 2 pontos a mais que a Ponte Preta (penúltima na classificação geral e primeira na zona de rebaixamento), como chegou nas semifinais do troféu interior, só tendo sido eliminado porque o Ituano tinha a vantagem do empate pela campanha na primeira fase do Campeonato Paulista. Neste ano, porém, a equipe teve um pouco mais de condições e bancou um técnico com boa experiência no Campeonato Paulista, Thiago Carpini (com passagem por Guarani), além de jogadores do porte de Bruno Mezenga (formado nas categorias de base do Flamengo, tendo passado a maior parte da carreira no futebol turco), autor de 5 gols em 10 partidas da fase de grupos. Como resultado, o Água Santa fez, ao lado do São Paulo, com 23 pontos somados em 12 rodadas, a 3ª melhor campanha da primeira fase deste Campeonato Paulista, só tendo ficado atrás do Tricolor no saldo de gols. Diante de um gigante em reconstrução, a equipe de Thiago Carpini fez o que precisava para entrar na história do clube e do Campeonato Paulista com a classificação inédita do Água Santa às semifinais. Se o Água Santa conseguiu tudo isso com um pouquinho de investimento e muita aposta na visibilidade que os jogadores têm ao disputar um Campeonato Paulista, o que falta para o São Paulo conseguir reencontrar o caminho dos títulos?

Análise: sem poder de decisão, São Paulo dá vexame no Allianz Parque e é eliminado por equipe que não disputa sequer a Série D do Campeonato Brasileiro.

2022 não foi um ano terrível do São Paulo, mas os vices do Campeonato Paulista e da Copa Sul-Americana, combinada com a queda na semifinal da Copa do Brasil e a 9ª posição do Campeonato Brasileiro (a primeira fora da zona de classificação à Libertadores), foram extremamente frustrantes para os torcedores. Em 2023, a expectativa era de que o São Paulo estivesse em um patamar melhor, tendo em vista a manutenção de Rogério Ceni e de jogadores importantes como Jonathan Calleri, Luciano, Pablo Maia e Arboleda, combinada com o investimento pesado em novas contratações, como as do goleiro Rafael, do zagueiro argentino Alan Franco, do meia equatoriano Jhegson Méndez e dos atacantes Wellington Rato e David, entre outros. No entanto, depois um desempenho abaixo da expectativa na fase de grupos, o São Paulo carimbou o vexame no Campeonato Paulista com a queda para o Água Santa, uma equipe que aposta na contratação de jogadores que estão livres no mercado, exclusivamente para a disputa do estadual, tendo em vista não disputar nenhuma outra competição oficial durante o ano. É verdade que o São Paulo demonstrou superioridade diante do Água Santa mesmo sem contar com jogadores importantes que estão lesionados, como são os casos de Calleri e Diego Costa, mas nada justifica uma eliminação em casa para uma equipe com investimento minúsculo diante do gigante de 3 títulos mundiais.

Como ficam as semifinais com as quedas de Corinthians e São Paulo?

Dono da melhor campanha disparada deste Campeonato Paulista, o Palmeiras enfrenta nas semifinais o Ituano, dono da pior campanha até aqui (entre os classificados para esta fase). Já o Bragantino, mesmo com a vitória sobre o Botafogo nas quartas de final, não conseguiu alcançar o mesmo número de pontos do Água Santa, que chegou a 24 com o empate diante do São Paulo. Portanto, assim como o Palmeiras, o Água Santa vai ter a vantagem de fazer a partida única da semifinal em casa, o que não é tão assustador para o Bragantino, que poderia enfrentar o Palmeiras caso o Corinthians e o São Paulo tivessem confirmado o favoritismo e avançado às semifinais. As partidas acontecem neste final de semana: o Palmeiras recebe o Ituano no Allianz Parque e o Água Santa enfrenta o Bragantino em Diadema, na Arena Inamar.

Siga o Betmotion nas redes sociais

betmotion - entre para ganhar - logo verde

Gostou deste texto? Deixe o seu comentário e acesse a área de apostas esportivas do Betmotion. Aproveite, também, para nos seguir nas redes sociais:

Twitter

Instagram

Facebook

Telegram

Deixe um comentário