Início » Colunas » Coluna do Verchai » Em alta, Corinthians começa a sonhar com título estadual

Em alta, Corinthians começa a sonhar com título estadual  

Divulgação

“É motivo de orgulho acreditar no Fernando e dar essa chance a ele. A Argentina foi à final da Copa do Mundo com um ex-auxiliar no comando” falou o Duílio Monteiro Alves, presidente do Corinthians, em entrevista coletiva concedida na data de reapresentação da equipe profissional para a temporada 2023, no dia 14 de dezembro do ano passado (4 dias antes de a Argentina se sagrar Tricampeã Mundial com Lionel Scaloni). Antes de assumir o comando da Seleção Argentina em 2018, após a Copa do Mundo da Rússia, Lionel Scaloni havia trabalhado uma temporada como auxiliar do Sevilla e outra, também como auxiliar, na própria Seleção Argentina. Antes disso, Lionel Scaloni foi jogador profissional, atuando como lateral-direito. No caso de Fernando Lázaro, ele chegou ao Corinthians por sua qualificação para atuar como analista de desempenho. Logo o atual treinador corintiano foi para a Seleção Brasileira, ajudar Tite realizando a mesma função que desempenhou no Timão até 2014, e chegou a trabalhar no Lyon, da França.

Problema com elenco?

Em 2021, Fernando Lázaro retornou ao Corinthians, mas desta vez para cumprir a função de auxiliar-técnico, trabalhando ao lado de Sylvinho e Vagner Mancini, além do português Vítor Pereira. Em 2022, inclusive, Lázaro chegou a comandar o Corinthians em algumas partidas que Vítor Pereira não pôde estar presente na área técnica. Agora, a partir da decisão de Duílio no fim do ano passado, assim como Lionel Scaloni, Fernando Lázaro assume o seu primeiro trabalho como técnico. Muito se falou a respeito de um treinador jovem, sem histórico como treinador ou jogador, ter de lidar com um elenco recheado de jogadores experientes, no sentido de que ele poderia não ser muito respeitado pelos atletas. No entanto, Duílio disse ter falado com os jogadores a respeito disso: “falei isso para os jogadores: todos tivemos uma chance para chegar aonde chegamos. Alguém acreditou em nós, e nós estamos acreditando nele”. E é exatamente isso que nós estamos observando nestas primeiras rodadas do Campeonato Paulista. Os jogadores demonstram dentro e fora de campo que respeitam Fernando Lázaro e entendem o que ele deseja de cada um. Na verdade, o que poderia ter sido um problema, foi uma solução: ao invés de rejeitarem o treinador, os medalhões (Cássio, Fábio Santos, Fagner, Gil, Renato Augusto) e as estrelas (Roger Guedes, Yuri Alberto e podemos colocar o Giuliano, que voltou a fazer boas atuações) do clube o abraçaram, de forma que o grupo se tornou ainda mais forte do que antes.

Fernando Lázaro pode conquistar títulos com o Corinthians?

Ainda é cedo para afirmar qualquer coisa, mas não é cedo demais para dizer que a equipe corintiana está caminhando na direção certa neste início de temporada, assim como Lionel Scaloni fez na Argentina em 2018, quando assumiu o comando da seleção. A equipe argentina tinha uma base, mas que precisava ser moldada, exatamente como o jovem técnico argentino conseguiu fazer. No entanto, nada aconteceu de uma hora para outra. A Argentina perdeu para o Brasil na semifinal da Copa América de 2019 e ficou na vice-liderança das Eliminatórias da CONMEBOL à Copa do Mundo de 2022, mas venceu a Copa América de 2021 superando o Brasil na final, em pleno Maracanã, e se consagrou definitivamente com a conquista da Copa do Mundo do Catar. Portanto, é preciso de calma antes de afirmar que o Corinthians tem chances de conquistar títulos nesta temporada. É possível, sim, colocar o Corinthians como um candidato aos títulos que vai disputar, até mesmo pelo elenco que possui, mas há outras equipes com trabalhos mais consolidados, como o Palmeiras, que estão na frente. No entanto, não vai ser nenhuma grande surpresa se o Corinthians voltar a ser campeão estadual neste ano, por exemplo. Pelo que a equipe vem apresentando nestas primeiras rodadas do campeonato, é evidente que pode lutar pelo título. Nos últimos anos o São Paulo foi quem bateu de frente com o Palmeiras na luta pelo título paulista, mas o Corinthians deve voltar a se colocar nesta frente na atual temporada.

Triunfo em clássico e sequência de vitórias colocam o Corinthians na luta pela liderança da primeira fase do Campeonato Paulista.

Depois de uma estreia ingrata contra o Red Bull Bragantino fora de casa, na qual o Corinthians acabou sendo derrotado por 1 a 0, as coisas começaram a melhorar para Fernando Lázaro e seus comandados. Logo na segunda rodada veio a redenção da equipe junto à torcida, com vitória por 3 a 0 sobre o Água Santa na Arena Corinthians, com direito a dois gols do agora camisa 10, Roger Guedes, e um de Yuri Alberto, que foi contratado em definitivo nesta temporada. A equipe voltou a oscilar na terceira rodada, empatando sem gols com a Inter de Limeira fora de casa, mas então vieram as 3 vitórias consecutivas para acabar com qualquer brecha para uma crise. Primeiro, pela 4ª rodada, uma vitória de virada sobre o Guarani na Arena Corinthians para afastar a desconfiança e, na sequência, a primeira vitória no Morumbi sobre o São Paulo em mais de 5 anos (a última vitória do Corinthians nestas circunstâncias tinha sido na semifinal do Campeonato Paulista de 2017: desde então foram 7 vitórias do São Paulo e 4 empates em 11 Majestosos disputados no Morumbi). Como se não bastasse a ótima fase dos principais jogadores, brilharam duas estrelas formadas pelo clube: o volante Roni e o ponta direita Adson, autor dos gols da vitória por 2 a 1. Na última partida, mesmo mudando algumas peças em relação ao time que disputou o Majestoso, Fernando Lázaro conseguiu manter a intensidade do Corinthians, que venceu em casa, por 2 a 0, a boa equipe do Botafogo-SP, que vai disputar a Série B do Campeonato brasileiro neste ano. Na próxima rodada Lázaro deve voltar a utilizar seus principais jogadores para enfrentar o São Bernardo (vice-líder do Grupo D) fora de casa, de forma a poupar a equipe titular na partida seguinte, contra a Portuguesa, visando o clássico com o Palmeiras na 9ª rodada. O Derby Paulista pode definir a liderança da classificação geral do Campeonato Paulista, que garante vantagens nas fases finais. Neste momento, o Palmeiras lidera a classificação geral da fase regular com 14 pontos somados em 6 rodadas disputadas. O Corinthians está na vice-liderança com 13 pontos conquistados nas mesmas 6 rodadas.

Siga o Betmotion nas redes sociais

betmotion - entre para ganhar - logo verde

Gostou deste texto? Deixe o seu comentário e acesse a área de apostas esportivas do Betmotion. Aproveite, também, para nos seguir nas redes sociais:

Twitter

Instagram

Facebook

Deixe um comentário