Início » Colunas » Coluna do Verchai » Campeonato Paulista chega às quartas de final

Campeonato Paulista chega às quartas de final  

paulistao 1
Divulgação

A última (12ª) rodada da primeira fase do Campeonato Paulista 2023, que aconteceu neste final de semana, definiu os últimos 3 classificados às quartas de final, os mandos de campo desta próxima fase e, também, os rebaixados à Série A2. Portuguesa, Ferroviária, Ituano, Inter de Limeira e São Bento chegaram à última rodada correndo risco de rebaixamento, e a Portuguesa, que estava na lanterna e mais corria risco de queda, conseguiu sua permanência após uma combinação perfeita de resultados. Na parte mais alta da tabela de classificação geral do Campeonato Paulista, o Palmeiras confirmou a melhor campanha da primeira fase. A segunda melhor campanha é do São Bernardo, que vai enfrentar o Palmeiras nas quartas de final, de forma que o São Paulo tem grandes chances de ir às semifinais com a segunda melhor campanha. Para isso, porém, precisa vencer o Água Santa em casa na partida única da semifinal, para não arriscar ser ultrapassado pelo Corinthians, que terminou a fase de grupos com apenas 1 ponto a menos que o São Paulo. Vale lembrar que quem for à semifinal com a segunda melhor campanha faz a partida única, que define o classificado à final, em casa.

Santos fica fora das quartas de final pelo terceiro ano consecutivo e pode não disputar a Copa do Brasil em 2024:

O Grupo A era o mais indefinido na última rodada. O Red Bull Bragantino estava em situação mais confortável, pois dependia de um simples empate fora de casa com o São Bento para confirmar a classificação e a liderança do Grupo A, mas venceu com facilidade, por 3 a 0, e deixou a bomba nas mãos do Santos. Com o empate diante do Corinthians na Vila Belmiro na penúltima rodada, o Santos chegou à última rodada com boas chances de conseguir a classificação às quartas de final. Na verdade, em razão da derrota do Botafogo-SP para o São Paulo, bastava um empate fora de casa com o Ituano para que Odair Hellmann conseguisse levar o Santos de volta às quartas de final do Campeonato Paulista. No entanto, o Santos não chegou nem perto de conseguir o empate. Lutando contra o rebaixamento, o Ituano conseguiu fazer uma partida segura em casa, venceu por 3 a 0 e confirmou sua manutenção na elite do futebol estadual. Com o resultado, o Botafogo conseguiu a classificação às quartas de final do Campeonato Paulista, onde enfrentará o Bragantino no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança.

Por ter conquistado apenas 3 vitórias, além de 4 derrotas e 5 empates em 12 rodadas, o Santos terminou a fase de grupos do Campeonato Paulista na 3ª posição, com os mesmos 14 pontos do Botafogo-SP, que (com 4 vitórias, 2 empates e 6 derrotas) ficou com a vice-liderança do Grupo A por ter vantagem no primeiro critério de desempate (número de vitórias). Agora, a pressão sobre Odair Hellmann e sua equipe se intensifica, uma vez que as vagas para a Copa do Brasil de 2024 estão sendo dadas em maior número às equipes que fazem boas campanhas nos estaduais deste ano. Portanto, não tendo conseguido terminar o Campeonato Paulista entre os 6 primeiros, o Santos vai precisar conquistar uma vaga na Copa Libertadores do ano que vem para conseguir, também, uma vaga na Copa do Brasil. Para tanto, Odair Hellmann vai precisar pegar um caminho diferente do que tomou até aqui e guiar o Santos para o título da Copa do Brasil, da Copa Sul-Americana, ou, pelo menos, ficar na zona de classificação à Libertadores no Campeonato Brasileiro.

São Paulo confirmar liderança do Grupo B e 3ª posição da classificação geral em partida com duas faces de uma mesma moeda:

Depois de ter alcançado uma sequência de 3 vitórias (a maior em 2023), o São Paulo foi derrotado pelo São Bernardo em pleno Morumbi na penúltima rodada e viu o Água Santa colar na liderança do Grupo B. Enfrentando o Botafogo-SP na última rodada, uma equipe competitiva, que disputa a Série B do Campeonato Brasileiro e estava lutando pela vice-liderança do Grupo A do Campeonato Paulista, a equipe de Rogério Ceni mostrou duas formas diferentes de praticar o futebol. No primeiro tempo, o São Paulo sofreu o único gol que o Botafogo-SP conseguiu fazer em toda a partida logo aos 3 minutos, em um lance que começou com a defesa parando e Osman sendo lançado para ficar cara a cara com Rafael: o goleiro tricolor saiu bem, cresceu para o atacante e conseguiu fazer a defesa, mas Nathan se atrapalhou no rebote na lateral e acabou entregando para Luiz Henrique, que cruzou na medida para Robinho marcar de cabeça. Um São Paulo lento e muitas vezes perdido, que não conseguiu reagir no primeiro tempo, se transformou em um São Paulo esmagador no segundo tempo, com transições rápidas e muita atenção na marcação. As entradas de Wellington, David e Juan Santos foram importantes para a mudança de postura da equipe de Rogério Ceni. Juan Santos, inclusive, atacante de apenas 20 anos formado nas categorias de base tricolor, marcou o gol que definiu a vitória do São Paulo por 3 a 0: Luan, em pancada da entrada da área, e Galoppo, de pênalti, marcaram os outros gols. O resultado confirmou a liderança do Grupo C ao São Paulo, que enfrenta a vice-líder, Água Santa, com o mando nas quartas de final, mas a partida deve acontecer no Allianz Parque.

Corinthians volta a vencer antes das quartas de final e ainda pode definir possível semifinal com o São Paulo em casa:

O Corinthians já estava garantido nas quartas de final do Campeonato Paulista bem antes da última rodada da fase de grupos. Mesmo assim, visando uma chance de ir às semifinais com a segunda melhor campanha, de forma a jogar em casa em um possível confronto com o São Paulo, que neste momento tem vantagem de 1 ponto para o Corinthians, o Timão voltou a vencer na última rodada, depois do empate com o Santos no último clássico. Apesar do susto, saindo atrás no placar, o Corinthians conseguiu buscar o empate ainda no primeiro tempo com Yuri Alberto, que também definiu a vitória por 3 a 1 no segundo tempo: o outro gol do Timão foi marcado por Paulinho, que entrou no fim do primeiro tempo no lugar de Renato Augusto, que saiu machucado. Agora, se confirmar o favoritismo esperado e vencer o Ituano em casa nas quartas de final, o Corinthians pode jogar em casa nas semifinais se o São Paulo empatar com o Água Santa (neste caso, o Timão joga em casa independentemente de quem avançar).

Palmeiras encara desafio nas quartas de final:

Mesmo com uma campanha invicta, quase impecável, com 8 vitórias e 4 empates em 12 rodadas, o Palmeiras só foi garantir a melhor campanha da fase de grupos do Campeonato Paulista na última rodada. Isso porque o São Bernardo, vice-líder do Grupo D e adversário do Palmeiras nas quartas de final, computou 8 vitórias, 2 empates e 2 derrotas e terminou a fase de grupos com apenas 2 pontos a menos que o atual campeão estadual. No entanto, vindo de duas derrotas consecutivas, sendo que uma delas causou a eliminação da equipe logo na 1ª fase da Copa do Brasil, o São Bernardo dificilmente vai conseguir surpreender o Palmeiras fora de casa nas quartas de final, apesar de estar invicto diante dos grandes do estado: venceu Corinthians e São Paulo e empatou com o Santos.

Siga o Betmotion nas redes sociais

betmotion - entre para ganhar - logo verde

Gostou deste texto? Deixe o seu comentário e acesse a área de apostas esportivas do Betmotion. Aproveite, também, para nos seguir nas redes sociais:

Twitter

Instagram

Facebook

Telegram

 

Deixe um comentário