Início » Colunas » Coluna do Verchai » Roberto Dinamite é mais um ídolo do futebol vítima de câncer

Roberto Dinamite é mais um ídolo do futebol vítima de câncer  

Carlos Roberto de Oliveira ou como é mais conhecido, Roberto Dinamite é mais um ídolo do futebol a nos deixar, vítima de câncer. Ídolo do Vasco, ele disputou 21 partidas em 22 anos de carreira. Foi o maior artilheiro da história do clube com 708 gols e o jogador que mais disputou partidas (1.110 no total), e artilheiro do Estádio São Januário com 184 gols.

roberto dinamite video para o vasco
Ídolo do Vasco Roberto Dinamite morre, vítima de câncer (Reprodução: Twitter do Vasco)

Em enquete com 240 personalidades do Vasco realizada pela Revista Placar, ele foi considerado o maior jogador da história do Vasco. Junto com Pelé e Rogério Ceni, ele é o único jogador do futebol brasileiro a ter jogado mais de 1.000 partidas por um time. O Dinamite também se destaca como o maior artilheiro da história do Campeonato Brasileiro (190 gols) e do Campeonato Carioca (279 gols). A IFFHS o considera o quinto no Campeonato Nacional da Divisão I, com 470 gols em 758 partidas.

Sua primeira partida de futebol profissional foi no ano de 1971, mas começou a jogar pelo São Bento EC (que é um time de bairro local), onde se destacou desde cedo e segundo sua família, ele amava tanto a bola que chegava a dormir abraçado com ela na cama. Quando participou do Campeonato Carioca de Juvenis em 1970 (já no Vasco) ele foi artilheiro e no ano seguinte nesse mesmo torneio, conseguiu mais uma vez ser o artilheiro da competição marcando 13 gols. Isso acabou chamando a atenção do técnico da equipe principal do Vasco, sendo assim, no ano de 1971 ele já participava do Brasileirão e todos já diziam que ele era a esperança do time.

Até os seus dezessete anos, seu apelido era Calu. Um jornal local chamado Jornal dos Sports fez uma reportagem onde já destacava o adolescente por jogar muito e o colocando a seguinte frase na reportagem: “Vasco escala o garoto-dinamite”. Esse apelido foi dado pelos jornalistas Eliomário Valente e Aparício Pires, que trabalhavam no jornal dos Sports e que eram vascaínos. Porém as expectativas foram frustradas para o jogo de Vasco e Atlético Mineiro, onde Roberto não foi tão bem e foi inclusive substituído, mas no jogo seguinte ele fez uma jogada espetacular, driblando quatro jogadores e marcando o seu primeiro gol como profissional e aí o apelido pegou força pois no dia seguinte a esse jogo, o mesmo jornal fez uma manchete onde dizia “Garoto dinamite explodiu”. Depois desse dia, nunca mais o chamaram de Calú e sim de Roberto Dinamite.

Sua carreira no Vasco foi bem longa, pois ficou no clube de 1971 a 1980, depois foi vendido para o Barcelona numa negociação bem alta, principalmente para a época. Já no Barcelona ele chegou bem, onde marcou gols nas três partidas que participou, mas após acontecer uma mudança de técnico, o “angú desandou”. A torcida começou uma imensa pressão para que o Vasco o recontratasse e assim aconteceu apenas três meses após a sua partida. 

O jogo que marcou o seu retorno ao Vasco foi contra o Corinthians, e como antes desse jogo tinha acontecido um outro do Flamengo, a torcida acabou ficando para a partida do Vasco e Corinthians, somando um público de 110.000 torcedores que assistiram ao “show” de Roberto Dinamite que marcou 5 gols e assim estabelecendo para sempre o apelido.

Ele permaneceu no Vasco praticamente até o fim da carreira que foi quando o Portuguesa o convidou para jogar com eles e ele foi e ainda conseguiu se tornar a estrela do time e foi lá que chegou ao “título” de maior artilheiro do Campeonato Brasileiro com 190 gols marcados nessa competição nacional. Mas antes de finalizar de vez a carreira, jogou no Campo Grande onde outros colegas também estavam em fim de carreira.

Já sua atuação na Seleção Brasileira não foi tão marcante assim. Teve sua primeira participação em 1975, depois 1978 e 1982 e pela última vez na Copa do Mundo de 1984, porém Telê Santana pela segunda vez em uma Copa do Mundo o deixava no banco. Seu grande feito jogando na Seleção, foi num jogo contra a Áustria em 1982 onde foi muito aclamado pela torcida.

Em 1992 ele decide tentar a carreira política e entra como vereador no Rio de Janeiro e em 1994 consegue se eleger como Deputado Estadual, cargo no qual foi reeleito até 2010 consecutivamente.

Também foi eleito presidente do Vasco após muita confusão e “diz que me disse” numa polêmica contra o então presidente do clube Eurico Miranda, que após um tempo decidiu desistir dessa competição e a essa altura, a torcida vascaína apoiava totalmente Roberto. Durante sua jornada como presidente do clube, não foi tão bem quanto como jogador e logo no primeiro ano o Vasco acabou caindo para a zona de rebaixamento, lugar onde não ficava há 108 rodadas.

Em 2013 veio a “gota d’água” após o time ser rebaixado mais uma vez e com o clube em uma nova crise financeira, Roberto dinamite não conseguiu a reeleição para seu terceiro mandato.

Em janeiro de 2022 ele passou por um problema de obstrução intestinal, onde teve que passar por uma cirurgia. Após essa cirurgia, veio o diagnóstico de que ele estava com câncer no intestino e que logo iniciaria seu tratamento com quimioterapia.

Exatamente 1 anos após anunciar que estava com câncer, é anunciado o seu falecimento em decorrência da doença.

Seu velório aconteceu no campo, bem próximo de sua estátua em São Januário e segundo divulgação do Vasco, será aberta ao público. Após o carro de bombeiros levou o corpo para o cemitério que fica em Duque de Caxias. O Vasco decretou luto oficial por sete dias.

Sua carreira por aqui se encerrou com Roberto Dinamite aos seus 68 anos de idade.

Muitos famosos, desde de jogadores de futebol atuais e da mesma época de Roberto até apresentadores de TV se manifestaram nas redes socias com despedidas em forma de textos, fotos e outros, deixando o seu adeus ao ídolo.

A torcida vascaína lamenta demais a perda de um atleta que foi referência, mas sabemos que ele lutou o bom combate e descansou.

Deixe um comentário