Início » Colunas » Coluna do Verchai » Barcelona se isola na liderança de La Liga

Barcelona se isola na liderança de La Liga  

O Barcelona terminou a 16ª rodada de LaLiga, a primeira de 2023, como líder isolado do Campeonato Espanhol. No fim de semana, o time do técnico Xavi derrotou o Atlético de Madrid, fora de casa, por 2 a 1.

em destaque xavi na primeira coletiva da champions sob comando do barcelona
No detalhe, o técnico do Barcelona, Xavi. Se na Champions League as coisas não correram bem e o time caiu na primeira fase, em LaLiga os catalães lideram o campeonato (Reprodução: site do FC Barcelona)

Antes do início da rodada, Real Madrid e Barcelona dividiam a liderança com o mesmo número de pontos e o Barça aparecia no topo da tabela de classificação por ter vantagem no saldo de gols.

No sábado (7), porém, o Real Madrid enfrentou o Villarreal fora de casa e acabou sendo derrotado por 2 a 1, de forma que deu a chance para o Barcelona se isolar na liderança do campeonato.

No entanto, o desafio do Barcelona não poderia ser mais difícil: vencer o Atlético de Madrid na casa colchonera, o Estádio Cívitas Metropolitano. Além disso, o Barcelona precisava superar a ausência do artilheiro de La Liga, seu centroavante Robert Lewandowski. No fim, deu tudo certo e os catalães somaram mais três pontos em Madri. 

Análise de Atlético de Madrid 0 x 1 Barcelona:

No último domingo (8) o Barcelona visitou o Atlético de Madrid na capital da Espanha e não tomou conhecimento da equipe comandada por Diego Simeone. O técnico Xavi Hernández apostou em uma formação que o fizesse assumir o controle da posse de bola, do jeito que o Barcelona gosta de fazer, colocando 4 jogadores de meio de campo que têm qualidade para controlar o jogo: Sergio Busquets, Frenkie de Jong, Pedri e Gavi. Mesmo jogando diante de sua torcida, o técnico Diego Simeone manteve suas características defensivas, o que não funcionou. Era tudo o que o Barcelona queria. Sem conseguir explorar os contra-ataques, o Atlético de Madrid se viu completamente acuado em seu campo de defesa nos primeiros minutos do confronto. Os meninos de La Macia (local onde funciona as categorias de base do Barcelona), Pedri e Gavi, circulavam o tempo todo por entre as linhas de marcação do Atlético e criavam uma chance atrás da outra. A defesa de Simeone até conseguiu segurar a pressão nas primeiras investidas, mas, como diz o ditado: água mole em pedra dura tanto bate até que fura. Aos 21 minutos do primeiro tempo, Pedri teve espaço no meio de campo e foi avançando até invadir a área e rolar para Gavi, que girou sobre a marcação de Reinildo e rolou para Dembélé, com espaço, bater firme, no canto, para abrir o placar. Abatido depois do gol, o Atlético de Madrid possibilitou que o Barcelona ampliasse a vantagem no placar, mas Pedri não aproveitou a melhor oportunidade que teve, quando Giménez recuou mal e o meia espanhol ficou cara a cara com Oblak: o camisa 8 do Barça demorou para concluir a jogada e acabou sendo travado por Nahuhel Molina. Foi só a partir dos 30 minutos do primeiro tempo que o Atlético de Madrid conseguiu mudar a postura, fez o que deveria ter feito desde o começo e passou a incomodar o Barcelona, mas não conseguiu aproveitar as oportunidades que criou. Ainda no primeiro tempo, Giménez cabeceou para fora em uma grande chance do Atleti e pouco antes do intervalo Griezmann parou em grande defesa de Ter Stegen.

No segundo tempo a partida ficou equilibrada. O Barcelona tinha dificuldade para controlar a posse de bola em razão da marcação pressão do Atletico de Madrid, mas, ao mesmo tempo, não permitia que o adversário chegasse com perigo à meta de Ter Stegen. Então Diego Simeone colocou Kondogbia no lugar do jovem Pablo Barrios, que não foi bem, para liberar Koke e dar mais sustentação ao ataque, que passou a ser formado por João Félix, Griezmann e Morata, que entrou no lugar de Carrasco. Só que a equipe ficou exposta demais com as mudanças, e o Barcelona passou a abusar dos contra-ataques para levar perigo e muito à meta de Oblak. Mesmo assim, insatisfeito, Simeone voltou a fazer mudanças ofensivas, tirando Koke e João Félix para as entradas de Lemar e Ángel Correa. No entanto, o Barcelona conseguiu se defender bem e, nos acréscimos da etapa final, contou com Ronald Araújo para evitar um gol de Griezmann e confirmar a vitória por 1 a 0: Llorente achou Ángel Correa nas costas da marcação e o argentino rolou para Griezmann, que conseguiu vencer Ter Stegen, mas não contava com Araújo embaixo das traves para fazer o corte em cima da linha.

Decepção do Real Madrid:

Antes do Barcelona entrar em campo, no último sábado (7), o Real Madrid visitou o Villarreal e decepcionou. Com o time titular completo em campo, incluindo Karim Benzema, Luka Modric e companhia (Vinícius Júnior, Alaba e por aí vai), os Merengues não conseguiram superar o Submarino Amarelo. Em uma partida de time gigante, o Villarreal fez frente ao Real Madrid e venceu por 2 a 1 com propriedade: Yéremy Pino abriu o placar no início do segundo tempo e Karim Benzema empatou pouco depois, em cobrança de pênalti, mas, também em cobrança de pênalti, Gerard Moreno deu números finais à partida. Com o resultado, o Villarreal assumiu um lugar na zona de classificação à UEFA Europa League, com os mesmos 27 pontos do Atlético de Madrid e apenas um ponto a menos que o Real Betis, 4º colocado e último na zona de classificação à UEFA Champions League. Já o Real Madrid acabou permitindo que o Barcelona se isolasse na liderança de La Liga, abrindo 3 pontos de vantagem. Na próxima rodada, o Real Madrid vai receber o Valência (11º) no Santiago Bernabéu, enquanto o Barcelona vai jogar fora de casa contra o Real Betis (4º). Já o Atlético de Madrid, que luta por uma vaga na zona de classificação à UEFA Champions League, vai jogar fora de casa contra o Almería (14º) na próxima rodada.

Deixe um comentário