Início » Colunas » Coluna do Verchai » Grandes do Rio tentam se estabelecer no Campeonato Carioca

Grandes do Rio tentam se estabelecer no Campeonato Carioca  

fred durante jogo com volta redonda pelo carioca 2021
Fred marcou na derrota do Fluminense para o Volta Redonda (Foto: Lucas Merçon/Fluminene FC)

Neste fim de semana, aconteceram os jogos da sexta rodada do Campeonato Carioca e os resultados foram decepcionantes para a maioria dos grandes.

Já na última temporada, chamou a atenção o fato de o Vasco da Gama não ter conseguido ir para as fases finais, tanto da Taça Guanabara, como da Taça Rio. Agora, em um novo formato, o Campeonato Carioca é disputado apenas em um turno (chamado Taça Guanabara), e os quatro mais bem posicionados se classificam para disputar as fases finais do Campeonato Carioca, divididas em semifinal e final.

Fluminense, Botafogo e Vasco estao fora da zona de classificação para o mata-mata

Neste momento, Fluminense, Botafogo e Vasco disputariam a Taça Rio, que, diferentemente dos outros anos, não vai ser uma espécie de segundo turno do Campeonato Carioca, mas uma competição à parte, quase como um “prêmio de consolação”.

O caso do Fluminense e do Botafogo é um pouco mais tranquilo, uma vez que estão apenas um ponto atrás de Madureira (4º colocado) e Portuguesa (3ª colocada).

Já o Vasco, que fez as duas primeiras rodadas com a equipe Sub-23 e não somou pontos, não conseguiu uma grande recuperação com os jogadores do time profissional e é apenas o oitavo colocado neste momento, quatro pontos atrás do Madureira, com quem empatou por 2 a 2 no último sábado.

banner betmotion segunda fase copa do brasil 2021

Fluminense é mais time

Assim como o Vasco, o Fluminense foi à campo com a equipe Sub-23 (e alguns reservas) nas duas primeiras rodadas e acabou não pontuando. No entanto, logo na estreia do técnico Roger Machado no comando tricolor, na terceira rodada, a equipe, já mais reforçada, venceu o Flamengo, que até então estava 100% no Campeonato Carioca.

Então, o Fluminense embalou uma sequência de três vitórias e decolou na tabela de classificação, mas voltou a sair do G-4 (que garante vaga nas fases finais do estadual) na última rodada, depois de perder um confronto direto com o Volta Redonda pela liderança temporária do campeonato.

Depois de sair perdendo por 2 a 0 em um início de jogo apagado, o Fluminense conseguiu empatar no segundo tempo, com dois gols de Fred, mas se expôs demais em busca da vitória nos minutos finais e acabou sofrendo o gol da derrota em um belo contra-ataque, que terminou em um golaço da estrela do Voltaço, Alef Manga (atacante de 26 anos).

É um claro sinal de que o Fluminense ainda tem muito para evoluir, mas a equipe tricolor já demonstra largar na frente dos outros grandes.

O Botafogo, que venceu ontem o Nova Iguaçu, de virada, por 2 a 1, está três pontos à frente do Vasco da Gama, mas está jogando com o time titular desde a primeira rodada e não mostrou superioridade suficiente para vencer o cruz-maltino na terceira rodada, quando as equipes empataram em 1 a 1. Ambos estão longe do ideal e vão ter de remar muito se quiserem alcançar um lugar no G-4 deste Campeonato Carioca.

Flamengo segue na liderança

O único que segue soberano no Rio de Janeiro é o Flamengo. Mesmo com o técnico Rogério Ceni assistindo da arquibancada, ao lado do presidente, Rodolfo Landim, o seu substituto temporário, Maurício Souza, comandar uma equipe sem os seus principais jogadores nestas seis primeiras rodadas, o Flamengo aparece no topo da tabela de classificação. O técnico interino contou com apenas alguns reforços do elenco principal, como Michael, que estava desde as primeiras rodadas, e mais recentemente também levou à campo o zagueiro Léo Pereira, o lateral-esquerdo Renê e os atacantes Vitinho e Pedro, que se machucou logo na quinta rodada, em sua segunda partida na temporada. Por conta disso, o atacante Gabriel Barbosa pediu para ser relacionado para a última partida, contra o Boavista, e foi o primeiro titular a fazer sua estreia no Campeonato Carioca. No entanto, o Flamengo acabou tropeçando diante do Boavista: empatou por 1 a 1 depois de perder muitas chances de balançar as redes, mas vale destacar a partida segura do goleiro Klever, que impediu gol de Gabriel e evitou que o artilheiro do estadual, Rodrigo Muniz, fosse às redes. De qualquer forma, o resultado serviu para levar o rubro-negro de volta à liderança do campeonato, mas, agora, com os mesmos 13 pontos do Volta Redonda. O Flamengo só ocupa a primeira posição da tabela por conta do saldo de gols, uma vez que ostenta o melhor ataque e a segunda melhor defesa deste Campeonato Carioca. Na próxima rodada, porém, Rogério Ceni faz sua estreia no comando e deve ir à campo com a equipe principal do rubro-negro, que, de acordo com os treinamentos do comandante, deve ser formada com: Diego Alves (ainda é dúvida – Hugo pode ser mantido); Mauricio Isla, William Arão (mantido na zaga pela ausência de Rodrigo Caio, que segue se recuperando de lesão), Gustavo Henrique e Filipe Luís; Diego, Gerson e Éverton Ribeiro; De Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabriel Barbosa. A vítima vai ser o Bangu (penúltimo colocado), na quarta-feira (31), às 21 horas (de Brasília).

Leia também:

City pode pagar R$ 163 milhões por jovem do Fluminense

Fluminense bate Boavista e segue 100% com Roger Machado

Roger Machado estreia pelo Fluminense com vitória no Fla-Flu

banner bônus de boas vindas com a embaixadora do Betmotion, a atacante Cristiane

Deixe um comentário